LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NVIDIA GeForce RTX 50 deve ter litografia de 3nm da TSMC, DisplayPort 2.1 e VRAM GDDR7

20 de novembro de 2023 0

Atualização (20/11/2023) - EB

Alguns detalhes das GPUs GeForce RTX 50 da NVIDIA já foram revelados pelo leaker Kopite7kimi no final de setembro, quando ele relatou que as placas-gráficas serão baseadas na GPU GB202 Blackwell com barramento de 512 bits. Agora o mesmo informante está dizendo que a linha terá litografia de 3 nanômetros com memória GDDR7 e DisplayPort 2.1.

Começando pela litografia, é esperado que todas as placas-gráficas RTX 50 tenham a nova litografia de 3nm que dará mais poder de processamento e eficiência energética as GPUs. O uso de memórias GDDR7 também deve ser essencial para tirar proveito de todo o seu potencial, que oferecerá suporte a imagens em 8K graças ao DisplayPort 2.1.

Placas GeForce RTX 50 devem ser lançadas em 2025. Imagem: NVIDIA

Não é a primeira vez que uma fonte associa das futuras GPUs da NVIDIA a estas tecnologias. Em abril, o canal do YouTube RedGamingTech já indicou elas seriam baseadas em 3nm com GDDR7, elevando a credibilidade dos rumores apresentados hoje e anteriormente.

A fornecedora deve continuar sendo a TSMC, uma das mais eficientes e disputadas do mundo. A tecnologia de 3nm deve reduzir o uso de energia em até 30% enquanto eleva o desempenho em até 15% graças a densidade 1,7 vezes maior em comparação com as GPUs GeForce RTX 40 de 5nm.

Esperamos apenas que a NVIDIA não limite os novos modelos com versões anteriores do DisplayPort, o que ocorreu com a RTX 4090 limitada a 8K a 60 fps pelo DisplayPort 1.4 e decepcionou alguns usuários.

Matéria original (29/09/2023)

NVIDIA GeForce RTX 50 top de linha terá GPU GB202 e barramento de 512 bits, diz leaker

Novos detalhes não oficiais sobre a próxima geração de placas de vídeo da NVIDIA surgiram na internet nesta semana. O leaker Kopite7kimi, muito conhecido por adiantar as novidades da empresa, trouxe informações sobre a GeForce RTX 50 top de linha.

De acordo com o vazador, a NVIDIA deve usar no modelo mais avançado da geração a GPU GB202 Blackwell, configurada para utilizar 10 TPCs (Clusters de Processamento de Textura) dentro de cada um de seus 8 GPCs (Clusters de Processamento Gráfico).

Conforme destacou o site VideoCardz, essa configuração sugere um aumento na contagem total de núcleos em relação ao GH100 (8x9), a menos que a NVIDIA decida alterar o layout CUDA dentro desses TPCs, o que atualmente parece improvável.

Isso deve resultar em um total de 192 SMs (dois por TPC). Para esclarecer, embora a família de GPUs GB1XX seja projetada para data centers, a série GB2XX é explicitamente destinada a jogos e, potencialmente, a aplicativos de estação de trabalho.


Esta configuração de 192 SMs equivale a 24.576 núcleos CUDA, a menos que haja alterações no futuro, o que representa um aumento notável de 1/3 em comparação com a GPU AD102 Ada Lovelace, que atualmente é usada no modelo mais caro da série RTX 40.

O leaker Kopite ainda reafirmou rumores anteriores sobre a inclusão de um barramento de memória de 512 bits na GPU GB202. Se levarmos em consideração que a série RTX 50 deve adotar a tecnologia de memória GDDR7, a largura de banda também deve aumentar.

De todo modo, o roteiro da NVIDIA sugeriu que a geração sucessora da Ada Lovelace vai ser lançada em 2025. No entanto, alguns rumores apontam que o lançamento pode ser mais cedo. Até lá, a configuração exata da RTX 5090 pode sofrer muitas alterações.

Veja também


0

Comentários

NVIDIA GeForce RTX 50 deve ter litografia de 3nm da TSMC, DisplayPort 2.1 e VRAM GDDR7
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2