LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NVIDIA GeForce RTX 5090 pode ter GPU com clock de até 2,9 GHz, memória GDDR7 e mais

18 de setembro de 2023 13

Atualização (18/09/2023) - FM

Fontes da indústria afirmam que a GeForce RTX 5090 representará o maior salto de desempenho da história da NVIDIA, e essa informação é reforçada por vários vazamentos de especificações da placa de vídeo. Nesta segunda-feira (18), os vazadores Kopite7kimi e Panzerlied divulgaram novos detalhes da futura GPU.

Segundo publicações de Kopite7kimi no X (Twitter), a GeForce RTX 5090 será baseada em uma nova arquitetura chamada de “Blackwell”, e essa tecnologia deverá ser utilizada tanto em placas de vídeo para jogos quanto em modelos para data centers com as nomenclaturas GB2XX e GB1XX, respectivamente, sucedendo às GPUs AD1XX da família “Ada Lovelace”.

(Imagem: VideoCardz/Chiphell)

Panzerlied fornece detalhes específicos quanto à GPU mais poderosa da família “Blackwell”, que supostamente será chamada de “GB202”. Segundo ele, a GeForce RTX 5090 entregará 1,7x mais desempenho que a GeForce RTX 4090. Para isso, é possível que a nova placa de vídeo tenha as seguintes melhorias em relação à antecessora:

  • Escala aumentada em 50% (possivelmente se referindo à quantidade de núcleos);
  • Largura de banda de memória aumentada em 52%;
  • Cache aumentado em 78% (possivelmente L2);
  • Frequência de clock aumentada em 15%;
  • GPU produzida em 3 nanômetros pela TSMC.

Rumores anteriores apontaram que a GeForce RTX 5090 contará com memória GDDR7, que deverá ser capaz de alcançar velocidades de 32 Gbps. Esse detalhe está alinhado com a especulação de que a largura de banda de memória da nova placa de vídeo será 52% maior que a incrível taxa de 1 TB/s alcançada pela GeForce RTX 4090.

Além disso, tendo em vista que a GeForce RTX 4090 conta com a GPU AD102 capaz de atingir clock máximo de 2,52 GHz, é possível que a GeForce RTX 5090 alcance frequências de até 2,9 GHz em modo de impulso. Para mais, a GPU GB202 poderia trazer 128 MB em cache L2, considerando que a atual geração possui 72 MB.

A NVIDIA GeForce RTX 5090 deve ser lançada em meados de 2025. É possível que essa placa de vídeo não tenha concorrência em seu segmento de altíssimo desempenho, uma vez que a AMD tem deixado claro que não planeja lançar produtos dessa categoria.

Texto original (27/07/2023)

NVIDIA GeForce RTX 5090 pode ter memória GDDR7, interface de 512 bits e GPU em 3 nanômetros

A NVIDIA, fabricante da atual placa de vídeo para jogos mais poderosa do mundo, parece já estar preparando o lançamento de uma nova geração para suceder à GeForce RTX 4090. Nesta quinta-feira (27), o usuário @kopite7kimi do Twitter, que possui um histórico de acertos em seus vazamentos, revelou uma possível especificação da suposta GeForce RTX 5090.

O informante afirma, sem citar o nome da placa de vídeo, que a próxima geração do modelo top de linha para jogos terá uma interface de memória de 512 bits, o que é significativamente maior que o barramento de 384 bits da RTX 4090. Isso deve permitir um bom aumento na largura de banda da memória, que poderia adotar o padrão GDDR7.

As grandes fabricantes de memória, como a Samsung e Micron, estão desenvolvendo módulos de DRAM GDDR7 capazes de atingir velocidades de até 32 Gbps. Para comparar, o GDDR6X utilizado na GeForce RTX 4090 alcança 21 Gbps.

Caso a GeForce RTX 5090 utilize a memória GDDR7 de 32 Gbps da Samsung com barramento de 512 bits, a largura de banda da placa de vídeo alcançaria 2.048 GB/s, isto é, mais que o dobro da RTX 4090. Esse detalhe se alinha aos rumores de que a próxima geração de placas de vídeo terá o maior salto de desempenho da história da NVIDIA.

Ainda sem um nome definido oficialmente pela marca, os vazadores acreditam que a próxima geração tem codinome “Blackwell”, o que poderia ser uma homenagem a Elizabeth Blackwell, primeira mulher a se formar e exercer a medicina nos Estados Unidos, seguindo a mesma filosofia de Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história.

(Imagem: Reprodução)

Outra expectativa para a GeForce RTX 5090 é a possibilidade de contar com uma GPU produzida com litografia de 3 nanômetros da TSMC. A atual geração é alimentada por chips gráficos fabricados com processo N4, elaborado em uma parceria da taiwanesa com a NVIDIA. A nova tecnologia ofereceria ganhos de desempenho e eficiência.

Ainda não há uma data de lançamento prevista para a GeForce RTX 5090 ou qualquer outra placa de vídeo com arquitetura Blackwell, mas considerando o ritmo de lançamentos da NVIDIA, é possível que os novos produtos sejam introduzidos a partir de 2025.

Ofertas em placas de vídeo da NVIDIA

13

Comentários

NVIDIA GeForce RTX 5090 pode ter GPU com clock de até 2,9 GHz, memória GDDR7 e mais
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços