LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD Zen 5: vazamento revela novos detalhes sobre chips para notebooks que chegarão em 2024

08 de abril de 2024 5

A AMD deve lançar seus novos processadores Ryzen para notebooks com arquitetura Zen 5 no segundo semestre de 2024, e embora a fabricante mantenha seus planos sob sigilo, várias informações sobre as linhas de codinome “Strix Point”, “Kraken Point” e “Sonoma Valley” foram reveladas em um novo vazamento ocorrido no domingo (07).

O usuário @Olrak29_ do X (Twitter) afirma que os processadores para dispositivos móveis da próxima geração da AMD serão divididos em, pelo menos, cinco famílias: Strix Point 1, Strix Point 2, Kraken Point, Sonoma Valley e Fire Range. Cada uma delas terá configurações diferentes para notebooks de alto desempenho, ultrafinos, consoles portáteis e mais.

O vazador deixa implícito em sua publicação na rede social que as linhas “Strix Point”, “Kraken Point” e “Sonoma Valley” terão as seguintes configurações de núcleos na CPU:

  • Strix Point: 4 núcleos Zen 5 + 8 núcleos Zen 5c (24 threads)
  • Kraken Point: 4 núcleos Zen 5 + 4 núcleos Zen 5c (16 threads)
  • Sonoma Valley: 0 núcleos Zen 5 + 4 núcleos Zen 5c (8 threads)

Cabe lembrar que “Zen 5c” é uma versão mais compacta dos núcleos baseados em Zen 5, trazendo uma capacidade de memória cache reduzida e frequências de clock ligeiramente inferiores, contudo, ambas as arquiteturas suportam hyperthreading.

Esse design híbrido é uma resposta à arquitetura semelhante adotada de forma ampla pela Intel em 2021, contudo, seus núcleos “pequenos” não suportam hyperthreading. O propósito de misturar duas arquiteturas diferentes é garantir maior economia de energia nos cenários em que o dispositivo está ocioso e não precisa realizar funções com muita agilidade.

(Imagem: AMD)

Os processadores da linha “Strix Point” devem ser disponibilizados em versões com arquitetura monolítica padrão e um design avançado de chiplets. A primeira opção deve trazer matrizes com até 12 núcleos — trazendo quatro núcleos a mais que seus antecessores baseados em Zen 4 —, enquanto a segunda teria opções com até 16 núcleos.

Ainda, essa família deve incluir até 64 MB de cache L3, GPU RDNA 3+ (Plus), CPU com litografia de 4 nanômetros da TSMC até 25% mais rápida e uma nova arquitetura XDNA 2 para a NPU, prometendo até 50 TOPS de poder de computação para Inteligência Artificial. Os modelos dessa série devem ser dedicados aos notebooks robustos de alto desempenho.

Já a família “Kraken Point” deve ser destinada aos notebooks ultrafinos de alto desempenho, trazendo modelos com CPU de até 8 núcleos e GPU RDNA 3+. Também é esperado que essa linha seja produzida com a tecnologia de 4 nanômetros da TSMC.

Finalmente, “Sonoma Valley” atenderá ao segmento de dispositivos básicos e de baixo consumo. Especula-se que os processadores dessa linha serão fabricados pela Samsung, também com processo de 4 nanômetros.

(Imagem: AMD)

A AMD ainda não confirmou as especificações de sua futura geração de processadores para notebooks, portanto, é necessário tratar as informações vazadas como rumores até que a apresentação oficial dos novos produtos, que poderia ocorrer na Computex 2024, um evento previsto para acontecer entre 3 e 7 de junho em Taiwan.

Veja mais!


5

Comentários

AMD Zen 5: vazamento revela novos detalhes sobre chips para notebooks que chegarão em 2024
  • Interessante

      • Fazendo a ressalva de que o nome "Hyper-Threading" é proprietário da Intel, e que na AMD a tecnologia análoga é chamada de "Simultaneous Multithreading (SMT)".

        Seria bom ver uma oferta maior de portáteis usando esses processadores, aqui no Brasil praticamente só se acha os baseados no Zen 2, e mesmo assim precisa procurar muito, o marketing share da Intel nesse mercado ainda é muito maior, mesmo com a AMD oferecendo features interessantes como melhor eficiência energética, melhor gráfico e set de instruções dos núcleos "c" 100% compatíveis com os de referência

          • AMD está novamente aos poucos voltando ser submissa a intel

            • Não vai ser dessa vez que veremos o Ryzen 3 com 8 núcleos e 16 threads, Ryzen 5 com 12 núcleos e 24 threads, Ryzen 7 com 16 núcleos e 32 threads e Ryzen 9 com 20 núcleos e 40 threads, enquanto não acabar com os Threadripper ficaremos com poucos núcleos e threads.

                Android

                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                Android

                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                Especiais

                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                Software

                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2