
Economia e mercado 29 Abr
04 de maio de 2024 9
Atualização (04/05/2024) - FM
O Spotify deve passar a oferecer áudio lossless para seus usuários em breve, permitindo que as músicas sejam reproduzidas com taxa de bits elevada e, com isso, garantindo maior fidelidade de som em dispositivos suportados. Após surgirem as primeiras pistas de que o recurso chegaria à plataforma, um novo vazamento parece revelar mais detalhes sobre a novidade.
Conforme descoberto pelo usuário OhItsTom do Reddit, há novas menções sobre o áudio lossless nos códigos da versão 1.2.36 do Spotify, sugerindo que a qualidade de streaming sem perdas pode superar a taxa de bits de 1.411 kbps. Uma das seções encontradas sugerem que o aplicativo permitirá streaming em até 2.117 kbps.
Para comparar, atualmente, a plataforma oferece taxas de bits com limite de 320 kbps. Claro que, com mais dados de áudio sendo transmitidos por segundo, haverá um maior consumo de dados móveis ao reproduzir músicas que suportam áudio lossless. Estima-se que esse formato de áudio pode consumir quase 16 MB em 1 minuto.
As capturas de tela indicam também que haverá uma função para verificar se o dispositivo do usuário — seja um celular, tablet ou desktop — e a largura de banda da rede suportam áudio lossless. Essas informações serão apresentadas junto a alguns avisos que sugerem o download de músicas em qualidade lossless para a melhor experiência off-line.
A plataforma ainda deve alertar que a maioria dos dispositivos sem fio que se conectam por meio de Bluetooth “não suportam totalmente o áudio lossless”, portanto, seria necessário investir em modelos de fones de ouvido, alto-falantes e outros aparelhos que se conectam por meio de cabos compatíveis com boa taxa de transmissão de dados.
As descobertas sugerem que o áudio lossless pode chegar em breve ao Spotify. Cabe lembrar que outras plataformas de streaming de música já oferecem a modalidade de som em alta fidelidade, como o Apple Music e Tidal.
Os detalhes quanto ao custo do áudio lossless ainda são escassos. Rumores sugerem que o Spotify está preparando o lançamento de um plano “Supremium” que seria mais caro que o “Premium” e permitiria ultrapassar a barreira de 1.411 kbps para chegar a 2.117 kbps.
Texto original (15/04/2024)
Já faz um bom tempo que ouvimos rumores sobre o lançamento de um novo plano do Spotify que trará acesso à qualidade de áudio lossless, mas até hoje, nenhuma dessas promessas se concretizou. Entretanto, novas linhas de código descobertas na plataforma indicam que o recurso finalmente está prestes a ser lançado.
Um tempo atrás, linhas de códigos indicaram que o Spotify poderia introduzir um novo plano de assinaturas mais caro chamado "Supremium". Esse plano iria trazer recursos como ferramentas de mizagem, playlists criadas por inteligência artificial e áudio lossless de 24-bits.
De acordo com o usuário Hypixely no Reddit, no entanto, o Spotify removeu qualquer menção ao Supremium no app e o substituiu por "Music Pro".
No código descoberto pelo usuário, o Music Pro é descrito como um adicional opcional, ao invés de um plano diferente. Com ele, você poderá acessar os recursos do Music Pro em sua assinatura atual por um acréscimo não revelado.
O código também expõe os planos do Spotify’s Hi-Fi. Ele menciona coisas como “o lossless chegou,” “Controle sua audição Lossless,” e “Suas músicas favoritas em som de alta fidelidade 16-bit e 24-bit.”
Uma descoberta adicional interessante é a possibilidade de um recurso de otimização para fones de ouvido. Essa ferramenta exige que você "selecione uma combinação exata para que a Otimização funcione corretamente". Então se você tiver uma marca suportada pelo recurso, pode tirar vantagens dela. Ao que parece, os Apple AirPods seriam um dos modelos mencionados explicitamente no código.
Quanto às playlists criadas por IA, o Spotify anunciou o recurso para todos os assinantes do plano Premium no início de abril, o que explica o Music Pro ser mais um adicional do que um novo plano.
Você pretende pagar este adicional do Spotify?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários