Asus 04 Set
A Intel acaba de lançar sua nova geração de chips para notebooks com a linha Core Ultra 200V “Lunar Lake”, mas já existem rumores acerca dos projetos da fabricante para o ano de 2025. Na quinta-feira (05), o vazador Jaykihn do X (Twitter) revelou o que poderiam ser os novos processadores móveis que serão parte da linha “Panther Lake”.
Cinco modelos foram listados pelo vazador. Os nomes oficiais ainda são um mistério, mas possivelmente seguirão o padrão “Core Ultra Série 3” ou “Core Ultra 300”. Segundo o vazador, a fabricante está preparando testes com diferentes variantes, incluindo opções com CPU de até 18 núcleos e GPU Xe3 integrada com até 12 núcleos.
A linha deve contar com novas arquiteturas de CPU: “Cougar Cove” para núcleos de alto desempenho e “Skymont” para núcleos de alta eficiência. A última já é utilizada pelos processadores Core Ultra de 2ª geração, mas é possível que tenha um salto de eficiência de energia graças à adoção da litografia 18A da Intel.
Os supostos modelos mais potentes da lista são equipados com 6 núcleos de alto desempenho, 8 núcleos de alta eficiência e 4 núcleos de baixo consumo. Eles se diferenciam pela GPU integrada com 4 ou 12 núcleos. Confira os processadores:
- CPU: 4 + 8 + 4 / GPU: 4 núcleos Xe3 / TDP: 25 W
- CPU: 4 + 8 + 4 / GPU: 12 núcleos Xe3 / TDP: 25 W
- CPU: 4 + 0 + 4 / GPU: 4 núcleos Xe3 / TDP: 25 W
- CPU: 6 + 8 + 4 / GPU: 4 núcleos Xe3 / TDP: 45 W
- CPU: 6 + 8 + 4 / GPU: 12 núcleos Xe3 / TDP: 28 W
Os perfis de energia variam entre 25 W e 45 W, sugerindo que estamos falando de processadores que atenderão a alguns dos notebooks mais potentes do mercado.
O vazador reforça que as especificações vazadas se referem à "especificação de design externo", que são especificações gerais que a fabricante libera para que seus parceiros desenvolvam estratégias de produtos antecipadamente.
A linha “Panther Lake” deve ser apresentada como sucessora da “Lunar Lake”. Ela está prevista para ser lançada apenas no segundo semestre de 2025. Ainda há muito espaço para otimizações, portanto, as especificações vazadas podem sofrer grandes mudanças até que os processadores cheguem ao mercado de forma oficial.