
Tech 25 Set
01 de outubro de 2024 0
A Intel deve anunciar sua nova geração de processadores para desktops ainda este mês, trazendo importantes avanços no desempenho e eficiência energética. Na segunda-feira (30), um teste de benchmark revelou o que poderiam ser as especificações técnicas do Intel Core Ultra 9 285, que será um dos chips mais velozes da linha.
De acordo com um teste de benchmark realizado no Geekbench 6, o processador é equipado com uma CPU de 24 núcleos — 8 de alto desempenho e 16 de alta eficiência — que funcionam com clock máximo de 5,58 GHz. A ficha destaca que o hardware é compatível com o novo soquete LGA 1851. Confira:
O teste foi conduzido em uma placa-mãe PRIME Z890-P da ASUS, sugerindo que a fabricante taiwanesa está realizando testes com diferentes perfis de energia para a BIOS de sua nova geração de placas-mãe com chipsets de série 800, que devem ser lançadas com otimizações para a família de processadores “Arrow Lake” da Intel.
É possível observar que o modelo obteve 3.081 pontos em testagem com único núcleo (single-core) e 14.150 pontos com todos os núcleos (multi-core) no Geekbench 6.3.0.
Embora a pontuação de single-core esteja alinhada com as expectativas para o Core Ultra 9 285, o desempenho preliminar em multi-core decepciona, uma vez que está abaixo de processadores rivais e até mesmo de seu próprio antecessor, o Core i9-14900, que costuma superar a marca de 17 mil pontos em multi-core.
Cabe lembrar que os processadores ainda estão na etapa final de testes com fabricantes de hardware, portanto, a pontuação do benchmark não deve refletir seu desempenho real.
De qualquer modo, Intel Core Ultra 9 285 é esperado como uma versão sem suporte para overclock do Core Ultra 9 285K, que também deu as caras em testes de benchmark superando a pontuação do AMD Ryzen 9 9950X, o processador top de linha da marca rival.
A Intel ainda não confirmou a data de apresentação de sua nova geração de chips para desktops, mas é possível que os lançamentos comecem pelos modelos mais velozes e com suporte para overclock — isto é, aqueles com sufixo “K” e “KF”. Eles rivalizarão com os recém-lançados processadores da série Ryzen 9000, da AMD.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários