Economia e mercado 19 Dez
A Huawei pode lançar uma nova CPU Kunpeng para servidores. Segundo a Phoronix, este pode ser um lançamento significativo para a HiSilicon (subsidiária de chips da Huawei) em anos, pois a CPU pode ter tecnologia HBM (High Bandwidth Memory), um recurso raro neste mercado.
Atualmente, apenas os chips Xeon Max da Intel e EPYC personalizadas da AMD para a Microsoft tem HBM, o que significa que a Huawei pode ser uma grande rival delas na China.
Pistas sobre o desenvolvimento do chip foram encontradas em e-mails de engenheiros da Huawei, que mencionam o desenvolvimento do kernel Linux com suporte ao novo chip.
Além disso, uma série de atualizações lançadas pela Huawei adicionou suporte para um chip Kunpeng desconhecido com HBM no Kernel Linux, o que reforça o rumor de hoje. Os novos drivers permitem que o usuário ligue ou desligue o HBM do chip dependendo da carga de trabalho.
Um trecho diz:
Adicionado suporte de controle de energia para memória de alta largura de banda (HBM) para plataforma Kunpeng. Os dispositivos Kunpeng com HMB podem fornecer maior largura de banda ao custo de maior consumo de energia. Fornecer métodos de controle de energia pode ajudar a reduzir o consumo de energia quando a carga de trabalho não precisa usar a HBM.
Especula-se que a HiSilicon possa atualizar o antigo design Taishan ou usar núcleos Cortex da ArmV8 ISA ou ArmV9 no novo chip com litografia de 7nm, pois chips de 5nm exigem máquinas especiais para produção que a Huawei não tem acesso devido às sanções impostas pelos EUA.
Comentários