
Software 04 Abr
09 de abril de 2025 0
Investigações feitas no código da atualização do Android 16 em que a Xiaomi está trabalhando indicam que a companhia pode liberar uma função de "overclock de CPU" para celulares da marca. Ao que parece, a novidade permitiria ajustes precisos de frequência e de consumo dos processadores, mas trazendo alguns limites para evitar que problemas sejam causados aos aparelhos.
A descoberta foi feita pelo tradutor e testador da MIUI e HyperOS, Kacper Skrzypek, conhecido por ter encontrado diversos dispositivos e recursos do software da Xiaomi antecipadamente, e revela uma implementação bastante robusta de controle de diferentes características do processador dos smartphones.
Trazendo ajustes de frequência da CPU e GPU, e até mesmo da tensão de ambas — aspecto que afeta diretamente o consumo e o aquecimento —, o recurso estaria localizado em uma nova seção das configurações, com nome "painel de performance do chip".
Looks like @Xiaomi is working on a CPU tuning feature that lets you adjust CPU/GPU frequency and voltage on the fly. Discovered it in #Android16 translation. Doesn't seem to be implemented for now, so I don't know which phones will support it. pic.twitter.com/RAawr6vLar
— Kacper Skrzypek 🇵🇱 (@kacskrz) April 9, 2025
As mudanças contariam com um limite, para impedir que problemas críticos fossem causados ao telefone, e seriam aplicadas após a reinicialização do aparelho. Após essa etapa, o sistema realizaria uma verificação para confirmar que o dispositivo é capaz de manter os novos valores definidos pelo usuário, retornando-os para o padrão caso erros sejam encontrados.
Com a novidade, seria possível não apenas extrair mais desempenho através de um overclock, mas também abrir margem para uma extensão da autonomia de bateria e redução do aquecimento através do undervolting, processo pelo qual a tensão é reduzida — prática comum nos PCs, que lida com margens de segurança de consumo impostas pela fabricante dos processadores.
Esses ajustes finos não são exatamente inéditos no mundo dos smartphones, já estando presentes no software modificado de telefones que tiveram o acesso root habilitado, mas esta seria uma das raras ocasiões em que uma empresa de celulares dá acesso oficial a ferramentas do tipo.
Xiaomi’s first self-designed AP is said to use TSMC’s N4P process.
— Jukanlosreve (@Jukanlosreve) April 4, 2025
…Didn’t the U.S. ban that? pic.twitter.com/ZBqjE5V1nj
Ainda assim, há boas chances da solução não ser disponibilizada, considerando que não foi totalmente implementada no momento, e não está claro quais modelos adotariam a funcionalidade. Além disso, fornecedoras como a Qualcomm poderiam ficar insatisfeitas com configurações tão profundas.
Outra possibilidade é que o recurso pode estar sendo preparado para o XRING, suposto chip proprietário da Xiaomi cotado para estrear neste ano como uma alternativa para chips Snapdragon e MediaTek. Vai ser preciso esperar por novas atualizações para compreendermos melhor o que a gigante está preparando. Mais detalhes devem surgir em breve.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários