LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A30s vs Galaxy A31: e agora, as mudanças são para valer? | Comparativo

13 de junho de 2020 31

Depois de aposentar a linha Galaxy J, a Samsung está mostrando que pretende inundar o mercado com a sua linha Galaxy A. Depois de lançar aparelhos como o Galaxy A30, ela trouxe também o Galaxy A30s e o novo Galaxy A31.

É uma bagunça de nomes, você fica confuso também? Não sabe qual é o mais novo, qual é melhor que o outro? Esses dois mais novos, o A30s e o A31 devem ser os que mais chamam a sua atenção.

Então se você está pensando em comprar um deles, siga a gente neste comparativo, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A30s

Se podemos dizer que o visual não mudou muito, também podemos dizer que ele foi atualizado. Os dois podem ser confundidos com uma centena de modelos, mas pegando de um para outro, o A31 e mais parecido com os Galaxy A51 e A71 do que com o A30s, dando um ar renovado aqui.

No corpo, o A31 ficou mais quadrado, e na traseira o módulo de câmeras em retângulo é a novidade. O A30s tem menos câmeras, e elas ficam em um módulo vertical mais discreto, embora tão alto quanto o outro. O efeito visual holográfico saiu de um xadrez no A30s para uma faixa inclinada no mais novo, e os dois são bem chamativos.

Samsung Galaxy A31

Temos plastico em toda a carcaça, não há qualquer proteção contra água e os dois são dual SIM com slot dedicado para o microSD. O notch é centralizado em ambos, mas em gota para o A30s e em U para o A31.

Os dois contam com biometria na tela e eles funcionam bem, embora não sejam muito rápidos. Em tamanho, o Galaxy A31 ficou mais alto, mais grosso e mais pesado, já que tem bateria maior.

Não houveram mudanças significativas ou pioras, então abrimos o placar com um empate.

Melhor construção Nenhum
Slot é híbrido ou não? Nenhum
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Galaxy A30s
Melhor tipo de conexão Nenhum
74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 1560x720 px
73.1 x 159.3 x 8.6 mm
6.4 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A modernização chegou também no display, que embora seja AMOLED em ambos, passou de HD+ no A30s para FullHD+ no A31 e encompridou, saindo do aspecto 19.5:9 para 20:9. O aproveitamento de tela é idêntico, e vemos bordas mais finas nas laterais e parte superior, com o queixo avantajado nos dois celulares.

Com tamanho de 6.4 polegadas, bom brilho e cores brilhantes estão presentes em todos aqui, mas o aumento de definição certamente favorece o Galaxy A31, que não tem o mesmo problema de nitidez do A30s.

O A30 era FullHD e a qualidade tinha baixado no A30s. O A31 leva o ponto por trazer de volta essa qualidade.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Galaxy A31
Melhor proporção tela/corpo Nenhum
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Galaxy A31

Som


Não espere muita coisa do sistema de áudio desses smartphones. Desde o Galaxy A30 nossas análises mostram que esse é um dos pontos mais negligenciados nessa linha pela Samsung.

Os fones de ouvido são os mesmos há anos, sendo muito simples e com qualidade muito básica. O áudio externo também não teve evoluções. É mono, e embora alto sacrifica muito os detalhes do áudio com agudos exagerados. Ao menos, a conexão P2 foi mantida neles.

Um empate em negligência é o que temos aqui, infelizmente.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


A vantagem aqui chega no A31, que já sai da caixa com o Android 10. Seu rival Galaxy A30s já recebeu a atualização para essa versão mais atual, mas fica na incerteza de chegar ao Android 11, um fato para o A31.

Sendo assim, os dois estão na OneUI 2.0, a interface que a Samsung coloca sobre o Android, e trazem praticamente os mesmos recursos. A OneUI tem suporte a tema escuro e reconhecimento facial para desbloqueio, embora não seja muito seguro. São muitas as funções e recursos disponíveis para ajuste.
Na conectividade eles são idênticos e trazem WiFi ac de duas bandas, Bluetooth 5.0, rádio FM e GPS, sem a presença de NFC. A perda fica para a TV Digital, que ficou apenas no aparelho antigo, o A30s.

Aqui temos um empate junto com uma escolha: você prefere uma nova versão do Android ou a TV digital?

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Galaxy A31
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Galaxy A30s

Desempenho

O hardware conta com uma mudança importante. No A31 a Samsung não trouxe um de seus processadores Exynos, e sim uma parceria com a MediaTek. No que deu isso? Temos um Exynos 7904 com 4 GB de RAM no A30s e um Helio P65 com os mesmos 4 GB de RAM no A31.

No armazenamento, os dois aceitam microSD e contam com 64 GB de espaço total no A30s e generosos 128 GB no A31. Quando o assunto é benchmark, o Galaxy A31 sai na frente por ter um processamento mais poderoso no geral, mas em nosso teste de abertura temos uma inversão.

Em relação ao A30s o A31 se saiu bem pior. Se o A30s já tinha tido números ruins em relação ao A30, o A31 conseguiu trazer mais lentidão, chegando a ser um minuto mais vagaroso que esse da primeira geração.

A provável causa é uma falta maior de otimização da Samsung em relação ao MediaTek, mesmo que com seus próprio Exynos ela já tropeçasse. Nos jogos, porém, a GPU mais atualizada faz com que o A31 rode jogos muito melhor que seu concorrente, o que fica ainda melhor em uma tela com maior definição.

Mesmo indo pior no teste de abertura, o Galaxy A31 leva em todos os outros quesitos, ficando com o ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy A30s
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Galaxy A31
Quem tem melhores números de benchmark? Galaxy A31
Qual o processador mais atualizado? Galaxy A31
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Galaxy A31
Qual tem mais armazenamento? Galaxy A31

Bateria

A bateria é uma questão de evolução aqui, e o A31 não ficou mais espesso à toa. D0s 4.000 mAh do Galaxy A30s passamos para 5.000 mAh no A31, bem melhor. E se o rival mais antigo já estava na lista de melhor duração em sua faixa de preço, as notícias são boas para o mais novo.

O tempo de uso de pouco mais de 19 horas do A30s saltou para quase 25 horas, mais do que um dia inteiro, no A31. O tempo de tela também melhorou em mais de três horas, e isso nos traz um mínimo de dois dias longe da tomada para ambos, com mais folga para o A31.

Na recarga, os dois vêm com um carregador de 15W na caixa, e embora o A31 leve mais tempo para recarregar, são apenas alguns minutos a mais para 1.000 mAh a mais de bateria, o que é bem aceitável. Ainda assim, são mais de duas horas na tomada, e nada de carregamento sem fio.

Um ponto esperado para o Galaxy A31.

Qual tem mais bateria? Galaxy A31
Qual recarrega mais rápido? Galaxy A30
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy A31
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

A moda do enorme número de câmeras chegou com tudo nos intermediários, e se três câmeras já eram algo no A30s, quatro câmeras impressionam ainda mais no A31. O conjunto delas:

  • Galaxy A30s: uma wide principal de 25 megapixels e abertura f/1.7 e PDAF, uma ultrawide de 8 megapixels e sensor de profundidade de 5 megapixels;
  • Galaxy A31: uma wide principal de 48 megapixels e abertura f/2.0 e PDAF, uma ultrawide de 8 megapixels, uma macro de 5 megapixels e sensor de profundidade de 5 megapixels.

A câmera principal perdeu em abertura, mas praticamente dobrou em megapixels, e ainda tivemos a adição de um sensor para macro. Isso resultou em fotos inferiores, muito mais pelo processador que não soube lidar com os sensores no A31 do que pelas câmeras em si.

O Galaxy A30s sofre um pouco com cores excessivamente saturadas graças a IA da Samsung, mas ela se sai melhor do que seu concorrente. Não há modo noturno em nenhum deles, mas o A31 lida pior com baixa luz.

Na grande angular, o sensor do A30s não se dá muito bem com a noite, mas ainda consegue produzir fotos com menos ruídos que o celular mais novo. O A31 ganha credibilidade com a macro, que em situações de melhor luz faz capturas bem legais. O sensor de profundidade faz bons recortes nos dois.

De forma impressionante, o ponto fica com o Galaxy A30s aqui.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy A31
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Galaxy A31
Melhores fotos noturnas Galaxy A30s
Melhores fotos externas Galaxy A30s
Melhores fotos internas Galaxy A30s

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A30s

Não foi dessa vez que a Samsung trouxe a gravação em 4K para a linha 30, e continuamos com o FullHD a 30fps nos dois. Na gravação que fazem, entretanto, têm qualidade decente e suficiente para a categoria, sem nenhum destaque e estabilização pior em linhas superiores como no A51.

Um empate chega entre os vídeos dos dois.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Nenhum
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Nenhum

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A31

Na frontal, o sensor passou de 16 megapixels para 20 megapixels, com uma piora na abertura igual ao sensor principal traseiro. Isso nos leva a fotos bem parecidas em qualidade, profundidade de campo, contraste e cores. O recorte é um pouco pior no A31, e no geral nenhum deles sofre com perda de nitidez em locais fechados e à noite não apresentam tantos ruídos.

Nossas fotos terminam com mais um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal Nenhum
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Nenhum

Preço

Para o nosso último ponto, o do preço, precisamos respirar. O Galaxy A30s chegou no começo do ano passado por já salgados R$ 1.900, mas seu sucessor, sem TV digital, chegou há alguns meses por R$ 2.300, mais de 10% a mais.

Atualmente, o valor de ambos já caiu, mas continua com uma diferença média de 400 reais nas melhores promoções. Os dois ainda devem cair um pouco até o final do ano, embora o A30s tenha aumentado com a alta do dólar.

Com essa queda, o Galaxy A31 leva o ponto por ir melhor no custo benefício.

Qual teve melhor preço de lançamento? Galaxy A30s
Qual tem melhor custo benefício? Galaxy A31

Conclusão

Se no nosso comparativo entre o Galaxy A30 e o A30s tivemos empate e poucas mudanças reais, aqui finalmente temos diferenças. Uma bateria muito superior, tela de mais definição e mais fluidez em jogos são os destaques do A31.

Mas o A30s não perde em tudo, e ainda conseguiu o ponto de melhor câmera traseira, traz TV digital e ficou na mesma com vídeos, selfies e construção. Atualmente, se você quer um aparelho melhor de forma geral, a escolha é o Galaxy A31.

Se não pode gastar tanto e quer muito a TV digital, o A30s é uma opção interessante, e se você ficar de olho em promoções usando o gráfico de ofertas acima, poderá conseguir preços mais baixos que compensem sua compra.

RESULTADO

Samsung Galaxy A30s: 6 PONTOS

  • Boa construção
  • Áudio razoável
  • Menos atualizações, mas TV Digital
  • Melhor câmera traseira
  • Vídeos razoáveis
  • Boas selfies

Samsung Galaxy A31: 9 PONTOS

  • Boa construção
  • Melhor tela
  • Áudio razoável
  • Mais atualizações
  • Melhor desempenho
  • Ótima duração de bateria
  • Vídeos razoáveis
  • Boas selfies
  • Bom custo benefício

Curtiu o Galaxy A31? Considera que ele seja mesmo superior ao A30s? Queremos saber nos comentários aí embaixo. Eu fico por aqui e até a próxima!

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 12:50)

31

Comentários

Galaxy A30s vs Galaxy A31: e agora, as mudanças são para valer? | Comparativo
  • Tenho o A30s mas peca no FM que é Mono, qualidade muito ruim, mas tem TV que o Áudio é Estéreo. Não entendi essa da Samsung

      • Poxa, eu vim pelos celulares, mas foram as fotos de gatinhos que me fizeram ficar. Ai ai que dono de gato não aguenta uma oportunidade de mostrar o filho . Bom, tenho o a30, mas fiquei interessada no a31, agora os valores não tão lá essas coisas não. Deixa eu com meu a30 msm.

          • Em vez da Samsung colocar esses fones que ninguém fica por mais de uma semana ela devia colocar uma boa capinha e película

              • Aqui o site encheu de fan boys.. Colocam um fone simples de merda e não podemos nem reclamar...
                Tudo que se reclama aqui negativam comentarios....
                Compraram a JBL pra colocar fones bosta em aparelhos com esse preço salgado?

                  • Já fui Fan da Samsung. Agora o melhor a fazer seria fortalecer outra marca pra fortalecer a concorrencia! Não da pra colocar um fone safado desse, saida mono e cobrar aquilo que convem... A sony ta vendendo bem e seria otimo voltar com a concorrencia.. A LG tbm ta com preços mais realistas..

                      • Porém a Samsung entrega suporte técnico 24h,o melhor sistema de segurança de todo o Android, além de um pós-procesamento bem maduro comparado a Sony e a LG.
                        Outro ponto bem importante é a leveza e a praticidade da OneUi, coisas que nem a Sony nem a LG entrega, nessa parte de software quero destacar o sistema operacional da Xaiomi e da Apple, são muito bonitos e simples.

                        Eu não vejo motivo para se rebaixar para a LG ou Sony sendo que tu pode fazer um simples upgrade para a Xaiomi.

                        • Cala a boca chupa pau !!!
                          Kkkkkkkkkk

                            • são celulares intermediários, qual o sentido colocar acessórios top de linha em um aparelho intermediário? Ta parecendo o cara do Canaltech, que começa o vídeo falando que o aparelho foi lançado com a intenção de cortar custo mas durante todo o vídeo critica o mesmo por não ter configurações top de linha.

                                • Amigo top de linha seriam fones bluettoth de alta qualidade certo? Um fone com melhor audio não é pedir muito sendo que já cansei de pegar aparelho intermediario com qualidade na propria samsung..
                                  Mas se vc ta satisfeito com esse fone de R$10 conto safado que dói o ouvido seja feliz!

                                  • Valem no máximo uns 1,1k taokeys e 1,3k taokeys, respectivamente.
                                    Valor cobrado atualmente inflacionado e absurdo.
                                    Pagar quase 2k taokeys num mediatek de plástico holográfico??? kkkk Feliz 2015!

                                    • To achando o A31 bem interessante, futuramente quando abaixar de preço acho que vou pegar ele, ainda mais que sinto falta de uma boa tela amoled

                                        • Sonho de ter uma

                                            • Isso é pra vender o A 31 que é mais caro kkkk

                                                • Que site te tendencioso quase nunca tem um comparativo justo quando se envolve samy e aple, o A 30s deveria ter levado o ponto em desempenho assim como levou em cima do moto G8 power, só foi mas rápido no teste, mas foi pior em benchmarck, e na execução de jogos.
                                                  Assim como é mais fino e leve outro ponto que levou em cima do g8 power.
                                                  Não sou Fan de moto's, mas via muita gente criticando os comparativos e com razão.

                                                    • O quê que a Samsung fez para o Hélio P65 ficar tão lento? Está perdendo para vários aparelhos com processadores teoricamente mais fracos, tipo o Hélio P22 ou P70M.

                                                        • Como o blog insiste em forçar a questão de dúvida da atualização??? A Samsung garante, há anos, pelo menos duas atualizações para cada aparelho.

                                                          Outra coisa: pra que forçar é dizer que entre A30, A30s e A31 fica difícil saber qual é o mais novo?? Olhando a nomenclatura alguém tem dúvidas?

                                                          • A30, A30s ou A31?

                                                              • Companheiro Owilkerjrgomes, na minha opinião, esse é o resultado da comparação da linha Galaxy A3X:
                                                                1° lugar: A31
                                                                2° lugar: A30
                                                                3° lugar: A30s
                                                                (Lembrando que devemos levar em consideração o preço de cada modelo, pois só analisei o que eles oferecem de hardware e recursos)

                                                                • Sem sentido... vitória do a30s óbvio ne kkk (ironia -_-)

                                                                    • só pelo fato do a30s ser mais rápido que a31 na multitarefa, já coloca o a31 em cheque, quem compra um celular desses pra jogar ? nesse segmento a multitarefas são o central..

                                                                        • Na disputa proposta na matéria, ficou evidente a vitória do Samsung Galaxy A31. Claro que devemos levar em consideração a diferença de preço entre os aparelhos.

                                                                          Outra coisa, o A31 está sendo vendido pelo mesmo preço do A51. Ou seja, Samsung bagunçando ainda mais o mercado de smartphone. %uD83E%uDD2D

                                                                            • A31 ou G8 Power?

                                                                                • Eu pessoalmente iria de G8 Power...na verdade, tenho um G8 Power, e sua câmera é melhor, seu som é muito, mas muito melhor (assisto muitas aulas e vídeos informativos no YouTube, e o som estéreo potente faz diferença).
                                                                                  A tela não é AMOLED, mas isso pode ou não ser importante para você. A tela do G8 Power tem uma excelente qualidade, e não sinto falta da AMOLED (detalhe: tenho alguns outros da Samsung que são AMOLED, e mesmo assim a tela do G8 não fica feia lado a lado).
                                                                                  Quanto ao uso diário, é bem liso e fluido, sendo rápido para realizar tarefas ou abrir apps.
                                                                                  Contudo, convém lembrar que o A31 tem 128GB de memória interna, e o G8 Power apenas 64GB.
                                                                                  Aí é pesar o que é mais importante para você.

                                                                                  • pelo preço dos dois hoje, nenhum, melhor esperar black friday

                                                                                      • Companheiro Maurilei_Teodoro, entre o A31 e o G8 Power, acho que ficaria com o G8 Power, só por conta do preço mais baixo (R$ 1.108,00 faz 2 semanas). Apesar de o A31 ser superior em vários quesitos. Mas é uma disputa bem interessante que você está propondo. Vamos ver o que os outros pensam a respeito e tal...

                                                                                        P.S.: Mas se pudesse escolher outro aparelho, eu escolheria outro.

                                                                                          • Acabei ganhando o G8 Power. Vlw.

                                                                                              • G8 Power esses tempos tava bem barato mas acabei deixando pra depois e hoje tá bem mais caro do que umas semanas atrás... mas se fosse pegar um aparelho hoje iria de A51... A Samsung tá muito estranha nos seus lançamentos atuais lançam aparelhos mais simples e mais caros que aparelhos melhores da mesma linha, até agora não trouxe os novos aparelhos da linha M para o Brasil...

                                                                                              Android

                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                              Android

                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                              Windows

                                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                              Economia e mercado

                                                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista