LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S22 Ultra vs S21 Ultra: Samsung acertou ao trocar Exynos por Snapdragon? | Comparativo

02 de abril de 2022 36

Do Galaxy S21 Ultra para o Galaxy S22 Ultra, a Samsung realizou uma série de mudanças no visual e nas especificações. Uma delas é a troca da plataforma Exynos por Snapdragon, no modelo vendido no Brasil.

Será que a coreana acertou na hora de atender os pedidos dos fãs da marca com as modificações para esta geração? É o que vamos descobrir agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design

Samsung Galaxy S22 Ultra

A variante Ultra mais recente deixou de ter o mesmo design da família S e se tornou parecida com a saudosa série Galaxy Note. O mais novo tem linhas retas no seu design e um espaço físico para guardar a S Pen. Bem diferente do antecessor, que possui contornos mais arredondados e dependia de uma capa especial para guardar a canetinha.

E olha que a Samsung fez as alterações praticamente sem alterar o tamanho nem o peso do seu celular top. O modelo recente ficou menor em altura, mas ganhou tamanho em largura. O leitor biométrico também segue com o sensor ultrassônico, posicionado sob a tela.

Samsung Galaxy S21 Ultra

Pelo menos, o material evoluiu e agora o corpo do S22 Ultra tem o mesmo Armor Aluminium presente nos dobráveis, considerado o mais resistente já usado pela marca. A traseira continua em vidro, mas o Gorilla Glass Victus do S21 Ultra passou para a versão Plus no sucessor. A certificação IP68 foi mantida, para resistir a poeira e líquidos.

O notch permaneceu no formato de furo na tela, porém o bloco de câmeras que desliza para a lateral deu espaço aos sensores colocados diretamente na tampa. As duas gerações não entregam slot para cartão microSD. Mesmo assim, eles já possuem Bluetooth 5.2, Wi-Fi de sexta geração e suporte a NFC, para facilitar os pagamentos por aproximação.

Apesar de algumas semelhanças, tivemos bons avanços de uma geração para a outra. Por isso, o S22 Ultra abre o placar.

Melhor construção

Galaxy S22 Ultra

Visual mais moderno

Galaxy S22 Ultra

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor certificação de resistência

Ambos

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Ambos

Qual é mais leve e mais fino?

Nenhum

77.9 x 163.3 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3080x1440 px
75.6 x 165.1 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


No papel, as telas parecem ser praticamente a mesma de um ano para o outro. Isso porque os aparelhos fornecem painel Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, com resolução Quad HD+ e taxa de resolução de 120 Hz, para deixar as animações e os jogos com boa fluidez.

Mas encontramos avanços importantes. Um deles está na frequência variável com maior redução de Hz. Só que não chegamos a notar uma baixa até 1 Hz, como a fabricante diz ser capaz.

Outra melhoria está no brilho maior, que pode ser considerado o melhor já visto na linha Galaxy. E agora há o recurso Vision Booster, para regular o contraste e aprimorar a visibilidade sob o Sol.

O aproveitamento frontal aumentou, graças à redução no tamanho das bordas. Para completar, a proteção na frente do Gorilla Glass Victus também ganhou um Plus na sua versão, assim como a tampa traseira.

É mais um ponto para o S22 Ultra.

Tela maior

Nenhum

Maior brilho

Galaxy S22 Ultra

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S22 Ultra

Tela de Hz elevada?

Ambos

Suporte a HDR10+

Ambos

Painel tem proteção?

Galaxy S22 Ultra

Qualidade geral da tela

Galaxy S22 Ultra

Som


Como dispositivos tops de linha que são, temos sistema sonoro estéreo dos dois lados. Isso significa que o alto-falante de chamadas é usado como canal secundário, para aumentar a imersão do usuário.

A dupla oferece um bom equilíbrio entre graves, médios e agudos, fora o suporte à equalização do áudio com a tecnologia Dolby Atmos. Pena que a potência do S22 Ultra regrediu e fica abaixo do S21 Ultra.

Assim como já era no modelo antigo, o mais recente também não possui conector físico para fones de ouvido nem vem com o acessório na caixa.

Pela potência maior, o ponto vai para o Galaxy mais antigo.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Nenhum

Potência sonora

Galaxy S21 Ultra

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Anos diferentes, versões do sistema diferentes. Enquanto o S21 Ultra vem com o Android 11 sob a One UI 3.1 pré-instalado, o software nativo do S22 Ultra já é o Android 12, com a interface One UI 4.1.

A Samsung mudou sua política de atualizações, então ambos terão quatro mudanças do robozinho e cinco anos de pacote de segurança. Por já vir com um Android mais novo, o Galaxy recente terá maior longevidade. Os dois não decepcionam em fluidez, pelo suporte às altas taxas fps, e ainda entregam conectividade 5G, para uma internet móvel mais veloz.

Em termos de recursos, os principais do sistema da coreana estão presentes em ambos, como os atalhos do Tela Edge; as informações na tela de bloqueio, com o Always-on Display; e o modo DeX sem fio, para transformar o celular em um PC portátil.

Eles também são compatíveis com a S Pen. A diferença é que o top da linha S22 aprimorou a latência e garantiu um tempo de resposta menor, o que torna a experiência mais natural. As ferramentas com a caneta também evoluíram, seja para fazer notas rápidas ou ainda salvar uma página web.

Maior longevidade e avanços nas funções. É outro ponto para o Galaxy recente.

Sistema bem atualizado?

Galaxy S22 Ultra

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy S22 Ultra

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy S22 Ultra

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Nenhum

Desempenho


Um dos grandes pedidos dos brasileiros para a Samsung era trazer os seus tops de linha com chip da Qualcomm, e não Exynos. A fabricante atendeu para esta geração e trouxe o S22 Ultra com o Snapdragon 8 Gen 1. Será que ele consegue superar o Exynos 2100 do S21 Ultra? Não foi o que vimos nos nossos testes. O aparelho novo foi quase dois segundos mais lento que o antecessor.

Nos benchmarks, tivemos um equilíbrio. O Galaxy mais recente levou a melhor com tranquilidade no AnTuTu, enquanto o modelo antigo venceu o sucessor nos indicadores do Geekbench. Já nos jogos, estes smartphones não vão decepcionar na hora de rodar com qualidade máxima e altas taxas fps, quando compatíveis.

Mesmo pequena, a vantagem na rapidez do S21 Ultra dá o ponto a ele em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy S21 Ultra

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Nenhum

Quem tem os melhores números de benchmark?

Ambos

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy S22 Ultra

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


A Samsung não quis mudar a bateria e manteve a capacidade de 5.000 mAh do mais antigo no smartphone novo. Mas como o top da família S22 vem com Snapdragon, a autonomia é maior que o antecessor com Exynos, certo?

Pode até esperar que sim, mas os nossos testes padronizados mostraram um cenário diferente. O S21 Ultra conseguiu levar uma vantagem de praticamente quatro horas e venceu o sucessor na duração total.

Em carregamento, o cenário vira e a vantagem fica para o S22 Ultra. Usando o mesmo adaptador de 25 W neles, o mais recente ficou apenas um pouco acima de uma hora, com 20 minutos a menos. Até então, o tempo a menos não compensa a autonomia inferior, só que o Ultra desta geração suporta até 45 W de potência, o que pode compensar mais. O problema é ter que desembolsar caro por isso.

O Galaxy de 2021 pontua pela duração maior; enquanto o de 2022 marca pelo carregamento mais rápido e avançado.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy S22 Ultra

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy S21 Ultra

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Câmera é outro quesito que os dois parecem iguais no papel. Mas na prática, só o sensor principal de 108 MP é o mesmo de um ano para o outro. No celular mais novo, as fotos acertam em cores, contraste e no HDR, com uma boa performance em todas as condições de luz, algo que não acontecia com o anterior, que falhava no início com seu modo noturno automático.

Outro problema que o S21 Ultra tinha e o sucessor também apresenta é o pós-processamento mais exagerado. Contudo, se o S22 Ultra seguir a mesma linha, atualizações posteriores devem corrigir o problema.

Partindo para a ultrawide, encontramos aqui uma lente melhor do que a geração anterior, apesar de a resolução ser a mesma. Agora, as imagens aqui saem mais nítidas e com poucos ruídos. Pena que ainda falta evolução para as noturnas. O foco automático foi mantido, para funcionar no modo macro.

A coreana também continuou com duas câmeras teleobjetivas, porém com evolução nos sensores. Principalmente o que entrega zoom óptico de três vezes, que faz um trabalho quase perfeito. Assim como o antecessor, o Ultra de 2022 é capaz de chegar a 100 vezes de aproximação, só que sem tanta qualidade.

Encontramos algumas boas evoluções de uma geração para a outra, mesmo com um conjunto que parece ser igual na teoria. Isso dá o ponto ao S22 Ultra.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S22 Ultra

Melhores fotos noturnas

Galaxy S22 Ultra

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Galaxy S22 Ultra

Melhor teleobjetiva

Galaxy S22 Ultra

Melhor macro

Ambos (via ultrawide)

Melhor modo retrato

Ambos

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S22 Ultra

Tanto o top da linha S21 quanto o seu sucessor são compatíveis com vídeos em 8K, porém vale mais a pena gravar em 4K, para ter a maior suavidade dos 60 fps. As duas gerações não decepcionam na estabilização óptica na hora de lidar com os tremidos, nem na agilidade do foco. A captura de áudio é outra característica que funciona bem independente da sua escolha.

As principais mudanças estão em alguns aprimoramentos de um ano para o outro em recursos de filmagem. É o caso do desfoque em vídeo, por exemplo.

De novo, o Galaxy de 2022 anota o ponto.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Melhor estabilização

Nenhum

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em 8K?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor em vídeo

Galaxy S22 Ultra

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S21 Ultra

Aos poucos, a Samsung também tem avançado em selfies. Este é mais um caso de manutenção do sensor usado, porém com melhorias práticas. São evoluções sutis, como nas cores sem exagero e nas selfies noturnas com maiores detalhes, mas que fazem a diferença na hora de se obter imagens melhores. Lembrando que estes aparelhos ainda são capazes de filmar em 4K a 60 fps na frente.

Outro ponto para o S22 Ultra.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor selfie

Galaxy S22 Ultra

Preço

Tanto o Ultra do passado como o mais recente foram lançados no Brasil pelo preço sugerido a partir de R$ 9.500. Só que é de se imaginar que o mais antigo esteja mais barato, já que figura no mercado nacional há mais tempo. A diferença entre eles no momento fica na casa de R$ 4.000, o que torna o S21 Ultra mais vantajoso no custo-benefício.

Por isso, o Galaxy de 2021 leva o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Nenhum

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy S21 Ultra

Conclusão

Se você achava que a principal evolução do S21 Ultra para o S22 Ultra seria a troca do chip Exynos pelo Snapdragon, estava totalmente equivocado. Os quesitos mais esperados para que houvesse uma vantagem nisso, que são o desempenho e a autonomia da bateria, acabaram com vitória do Galaxy mais antigo. Vamos esperar se alguma atualização de software futura possa virar esse jogo.

Mas isso não significa dizer que não temos avanços no modelo de 2022. Muito pelo contrário. O design agora está inspirado na linha Note, a tela ganhou mais brilho e o sistema possui melhores recursos para a S Pen. Fora o sistema de câmeras, que agora tira fotos e grava vídeos com melhor qualidade.

Porém, se você quiser uma experiência premium da Samsung, mas não tem condições de pagar o preço cobrado pelo Ultra da geração mais nova, o seu antecessor ainda é uma opção que não vai te decepcionar.

RESULTADO

Samsung Galaxy S22 Ultra: 7 PONTOS

  • Design com melhor construção e mais moderno
  • Tela com mais brilho
  • Software com maior longevidade e recursos avançados da S Pen
  • Bateria com menor tempo de carregamento e suporte a 45W
  • Câmeras traseiras de maior qualidade e melhores fotos noturnas
  • Vídeos com recursos aprimorados
  • Selfies com cores melhores e mais nítidas à noite

Samsung Galaxy S21 Ultra: 4 PONTOS

  • Som mais potente
  • Desempenho mais rápido
  • Bateria com maior autonomia
  • Preço menor no mercado brasileiro

E aí, você prefere o S22 Ultra, ou ainda acha o S21 Ultra mais negócio no momento? Diga aí para a gente no espaço para comentários.

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 20:42)

36

Comentários

Galaxy S22 Ultra vs S21 Ultra: Samsung acertou ao trocar Exynos por Snapdragon? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista