LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

realme GT 2 Pro vs Galaxy S22 Plus: é a hora da chinesa contra a coreana? | Comparativo

22 de maio de 2022 27

O realme GT 2 Pro chegou ao Brasil como um top de linha equilibrado, sem cobrar tão caro quanto rivais para isso. Do outro lado, temos o Galaxy S22 Plus como um potencial melhor custo-benefício entre os tops de linha da Samsung.

Colocando lado a lado os flagships da chinesa e da coreana, será que chegou a hora de a realme bater na marca rival? Vamos te contar os detalhes agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design

realme GT 2 Pro

Iniciamos com dois designs bem distintos aqui. O GT 2 Pro tem o bloco de câmeras mais quadrado, com duas câmeras mais destacadas que a terceira. Já o S22 Plus segue a aparência do antecessor com o bloco vertical, mas agora sem deslizar pela lateral. Na frente, a opção das fabricantes foi pelo notch em forma de furo, só que o da chinesa fica à esquerda, enquanto a coreana preferiu deixar centralizado.

Os dois celulares contam com corpo de metal, um pouco mais compacto no lado do Galaxy. A depender da cor, o material da traseira do realme muda. Ele pode ser vidro, como o do rival, ou em um polímero biodegradável, como o que testamos. Esta solução diferente reduz a emissão de carbono e é desenvolvida pelo designer japonês Naoto Fukasawa. O acabamento dele ajuda a não acumular marcas de dedos e a ficar menos escorregadio.

Samsung Galaxy S22 Plus

Na parte de segurança, a dupla vem com leitor biométrico sob a tela, porém a tecnologia ultrassônica da Samsung é mais avançada que a óptica da concorrente. O Galaxy S ainda tem o diferencial da certificação IP68, para garantir a proteção contra água e poeira.

Nenhum deles entrega expansão de memória por cartão microSD. Em conectividade, eles fornecem Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2 e suporte a pagamentos por aproximação com o NFC.

O Galaxy vem com alguns recursos a mais no design, enquanto o realme é o que mais inova em seu visual. O duelo começa com um ponto para cada.

Melhor construção

Ambos

Visual mais moderno

Realme GT 2 Pro

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor certificação de resistência

Galaxy S22 Plus

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Ambos

Qual é mais leve e mais fino?

Galaxy S22 Plus

74.7 x 163.2 x 8.18 mm
6.7 polegadas - 3216x1440 px
75.8 x 157.4 x 7.6 mm
6.6 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Dos dois lados, encontramos um painel AMOLED fabricado pela Samsung, com praticamente o mesmo tamanho. Mas o GT 2 Pro avança um pouco mais, ao ter resolução Quad HD contra apenas Full HD+ do S22 Plus. Nenhuma delas decepciona no uso fora de casa, pelo brilho forte, além do suporte a HDR10+ em ambos os dispositivos.

Estes aparelhos ainda contam com taxa de atualização de 120 Hz, com modo automático para melhorar a economia de bateria. O que muda aqui é a capacidade do realme de baixar até 1 Hz, a depender do uso. O sensor de toque da chinesa também responde melhor que a rival, ao atingir um máximo de 1.000 Hz.

O aproveitamento frontal fica praticamente na mesma porcentagem, enquanto a proteção Gorilla Glass Victus Plus do coreano é um pouco superior que a Victus comum do concorrente.

Pela qualidade geral, o ponto vai para o realme GT 2 Pro.

Tela maior

Realme GT 2 Pro

Maior brilho

Ambos

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor resolução de tela

Realme GT 2 Pro

Melhor proporção tela/corpo

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor taxa automática

Realme GT 2 Pro

Suporte a HDR10+

Ambos

Melhor proteção Gorilla Glass

Galaxy S22 Plus

Qualidade geral da tela

Realme GT 2 Pro

Som


Como são dois tops de linha, estes smartphones fornecem sistema estéreo de som, que aproveita o alto-falante de chamadas como canal secundário. Isso significa que a imersão está garantida, independente do modelo escolhido.

A potência sonora fica um pouco melhor no Galaxy, que também consegue um maior equilíbrio entre graves, médios e agudos. Uma pena que nenhum entregue conector físico para fones de ouvido, nem mandam um acessório compatível com USB-C ou apenas um adaptador.

O áudio da Samsung ainda está acima da realme. O Galaxy marca desta vez.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Galaxy S22 Plus

Potência sonora

Galaxy S22 Plus

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Tanto o realme quanto o Galaxy saem da caixa com o Android 12 nativo, cada um com sua interface personalizada. A chinesa anunciou que o seu modelo receberá três atualizações do “robozinho” e quatro anos de pacotes de segurança. Mesmo assim, ainda fica atrás da coreana, que oferece quatro versões do Android e cinco anos dos patches mensais ao seu celular.

De qualquer maneira, ambos fornecem uma ótima fluidez, graças ao painel de 120 Hz, além da conectividade 5G, para não ter problema quanto à rede móvel veloz por um bom tempo.

A Realme UI 3.0 se destaca por recursos como o medidor de batimentos cardíacos no leitor biométrico e ferramentas para melhorar vídeos, como o conversor de filmes SDR para HDR. No lado da Samsung, temos o Tela Edge, que coloca atalhos na lateral, e o famoso modo DeX, para transformar o aparelho em um PC portátil.

Boas funcionalidades de cada lado. Então, ficamos com a longevidade da One UI. Ponto para a Samsung.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy S22 Plus

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Ambos

Desempenho


Os dois dispositivos vêm equipados com a plataforma Snapdragon 8 Gen 1. Como ela se comporta em cada um deles? Vimos uma velocidade maior no GT 2 Pro em nossos testes. Ele foi cinco segundos mais rápido do que o S22 Plus, com vitória na abertura dos apps e no multitarefas.

Até mesmo nos benchmarks, é o smartphone da realme que apresenta o maior potencial. Ele leva a melhor tanto no AnTuTu como nos números do Geekbench. Jogos não deverão ser um problema em nenhum deles, com desempenho sempre satisfatório e fluidez que pode chegar a 120 fps. Só que o resfriamento do chinês é mais eficiente e esquenta menos que o coreano.

Com a melhor performance geral, o realme GT 2 Pro pontua neste quesito.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Realme GT 2 Pro

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Realme GT 2 Pro

Qual o processador mais atualizado?

Nenhum

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Realme GT 2 Pro

Qual tem mais armazenamento?

Galaxy S22 Plus

Bateria


A realme inseriu uma bateria de 5.000 mAh no seu top de linha, contra uma de 4.500 mAh no da Samsung. Apesar da capacidade no papel, a autonomia dos dois não muda na prática. Os nossos testes apresentaram uma duração de pouco mais de 21 horas nos dois lados, o que caracteriza um empate técnico.

A diferença mesmo vai acontecer no tempo de carregamento. O adaptador de 65 W da chinesa precisa de apenas 41 minutos para completar o processo do GT 2 Pro. Já o de 25 W da Samsung leva quase 20 minutos a mais, sem contar que ele não vem mais na caixa.

É mais um ponto para o realme.

Qual tem mais bateria?

Realme GT 2 Pro

Qual recarrega mais rápido?

Realme GT 2 Pro

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Nenhum

Tem carregamento sem fio?

Galaxy S22 Plus

Câmera

Encontramos aqui um conjunto triplo de câmeras de cada lado, liderados por um sensor de 50 MP. Ambos os celulares entregam imagens com uma alta quantidade de detalhes e com cores acertadas. À noite, eles também capricham e tiram fotos com poucos ruídos.

A ultrawide da dupla consegue registros com qualidade próxima da principal. A do GT 2 Pro tem a vantagem de fornecer um ângulo de visão maior, para capturar muito mais dos cenários. O chinês ainda tem uma câmera microscópica com zoom que chega a 40 vezes e foco automático, para compensar a baixa resolução. Já o coreano vem com uma teleobjetiva com zoom óptico de três vezes que tira fotos nítidas de objetos distantes.

Ótimos benefícios de cada lado. Temos mais um empate.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos noturnas

Ambos

Conjunto mais versátil

Galaxy S22 Plus

Melhor ultrawide

Realme GT 2 Pro

Melhor teleobjetiva

Galaxy S22 Plus

Câmera microscópica

Realme GT 2 Pro

Melhor modo retrato

Ambos

Fotos tiradas com o realme GT 2 Pro

O GT 2 Pro e o S22 Plus suportam vídeos em 8K a 24p, mas a experiência melhor fica em 4K a 60 fps. Ambos fornecem estabilização óptica bastante eficiente, foco ágil e captura de som limpa. A diferença aqui são os recursos extras da Samsung, como a opção de desfocar o fundo em tempo real nos vídeos.

Pelos detalhes a mais, o Galaxy marca aqui.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Melhor estabilização

Nenhum

Foco mais ágil

Nenhum

Grava em 8K?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhores recursos

Galaxy S22 Plus

Melhor em vídeo

Galaxy S22 Plus

Fotos tiradas com o Galaxy S22 Plus

A câmera frontal do GT 2 Pro tem uma resolução maior que a do S22 Plus. Mesmo assim, ambos não decepcionam nas selfies ricas em detalhes, com poucos ruídos mesmo à noite e um modo retrato acertado. A definição de cores do Galaxy sai mais acertada que no realme. Fora o suporte a filmagens em 4K na frente, algo que só a Samsung oferece entre a dupla.

Mais um ponto para a coreana.

Melhor conjunto de câmera frontal

Realme GT 2 Pro

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy S22 Plus

Melhor selfie

Galaxy S22 Plus

Preço

O realme GT 2 Pro foi lançado no Brasil pelo preço sugerido de R$ 6.000, menor que os R$ 7.000 iniciais do Galaxy S22 Plus. Apesar de estar há mais tempo no mercado nacional, o modelo da Samsung ainda não conseguiu aparecer no mercado por um valor inferior ao do chinês.

Assim, a realme fica com o último ponto do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Realme GT 2 Pro

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Realme GT 2 Pro

Conclusão

O confronto termina com um grande equilíbrio, que se reflete no placar empatado. O GT 2 Pro consegue se sair bem no design mais moderno e diferente, na tela com resolução maior, no desempenho mais rápido e na bateria com menor tempo de carregamento. Ele ainda é o que possui o conjunto de câmeras com a melhor ultrawide, sem contar que está mais barato que o rival.

Já no lado do Galaxy S22 Plus, o corpo é mais resistente, o som ganha em potência e o sistema tem maior longevidade. Fora o conjunto de câmeras, que vence tanto nos vídeos como nas selfies. Mesmo assim, o coreano não ter um preço melhor no momento fez com que houvesse um empate no geral.

RESULTADO

realme GT 2 Pro: 6 PONTOS

  • Design mais moderno e construção ecológica
  • Tela Quad HD com sensor de toque de 1.000 Hz
  • Desempenho mais rápido
  • Bateria com menor tempo de carregamento
  • Câmeras traseiras com ultrawide mais ampla e sensor microscópico
  • Preço menor no mercado brasileiro

Samsung Galaxy S22 Plus: 6 PONTOS

  • Design mais resistente
  • Som mais potente e equilibrado
  • Software com maior longevidade
  • Câmeras traseiras com sensor telefoto
  • Vídeos com recursos aprimorados
  • Selfies com cores melhores e filmagens de frente em 4K

Se você tivesse com um voto de minerva, para qual lado desempataria? Responda aí para a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 01:36)

27

Comentários

realme GT 2 Pro vs Galaxy S22 Plus: é a hora da chinesa contra a coreana? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista