LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi 12S Ultra vs Galaxy S22 Ultra: chinês ou coreano vence duelo de tops? | Comparativo

23 de outubro de 2022 89

O 12S Ultra é a aposta da Xiaomi no mercado de top de linha, ao se apresentar como uma opção boa em diversos quesitos. Do outro lado, está o Galaxy S22 Ultra, em busca de se manter como a melhor opção entre os avançados no mundo Android.

Será que o modelo da Xiaomi tem força contra concorrente o flagship da Samsung? O Comparativo do TudoCelular mostra em detalhes a você.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Xiaomi 12S Ultra

Começando pelo design, temos aparências que diferenciaram a geração atual da antecessora. A Xiaomi inseriu um vidro circular para abrigar o conjunto de câmeras, que lembra uma câmera DSLR. Do outro lado, a Samsung abriu mão do bloco que deslizava até a lateral e agora insere as lentes diretamente na tampa traseira.

Ambos contam com um corpo de metal, mas tomam caminhos distintos na traseira. Enquanto o 12S Ultra é feito aqui de uma textura em couro, o Galaxy opta pelo vidro revestido por Gorilla Glass Victus Plus. A dupla traz certificação IP68, para garantir resistência contra poeira e líquidos.

Samsung Galaxy S22 Ultra

Os dois optam pelo notch em forma de furo e oferecem leitor de impressões digitais sob a tela. A diferença é que o sensor biométrico ultrassônico do S22 Ultra é mais avançado que o óptico do rival. O coreano ainda vem com a S Pen embutida no corpo e é o mais fino entre eles, enquanto o chinês tem a largura menor e é ligeiramente mais leve.

Estes celulares não entregam um slot para expansão de armazenamento por cartão microSD. Em conectividade, eles ainda contêm Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2 e suporte a NFC, para pagamentos por aproximação.

Boas qualidades de cada um, com alguns benefícios a mais para o Galaxy. Por isso, ele larga na frente.

Melhor construção

Ambos

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Galaxy S22 Ultra

Melhor certificação de resistência?

Ambos

Qual é mais compacto e leve?

Ambos

Tem NFC?

Ambos

74.97 x 163.17 x 9.06 mm
6.73 polegadas - 3200x1440 px
77.9 x 163.3 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3080x1440 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Tanto o 12S Ultra quanto o S22 Ultra vêm equipados com uma tela AMOLED de praticamente o mesmo tamanho, com resolução Quad HD+. O nível de brilho é alto nos dois, com uma vantagem para o Galaxy. Nas cores, o coreano prefere tons mais frios, enquanto o chinês tende a exagerar na saturação.

Ambos entregam proteção Gorilla Glass Victus, com uma proteção extra na versão Plus inserida pela Samsung. Já a Xiaomi tem o diferencial de suportar a tecnologia Dolby Vision, para aprimorar a experiência em streamings.

A taxa de atualização deles chega até 120 Hz, para uma fluidez elevada em animações e jogos compatíveis. Além disso, há na dupla a variação dinâmica, que ajuda a economizar bateria.

De um lado, recursos avançados em streamings. Do outro, mais brilho. Damos um ponto para cada.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Galaxy S22 Ultra

Cores mais precisas

Nenhum

Melhor resolução de tela

Ambos

Tela maior

Galaxy S22 Ultra

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S22 Ultra

Tela de Hz elevada?

Ambos

Taxa de atualização dinâmica

Ambos

Suporte a HDR10+

Ambos

Suporte a Dolby Vision

Xiaomi 12S Ultra

Proteção contra arranhões

Ambos

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


Na parte sonora, os dois oferecem um sistema estéreo com duas saídas de áudio de grife. A Harman Kardon assina o do chinês, e a AKG está presente no do coreano. Ou seja, imersão ao usuário não será um problema aqui.

O 12 Ultra supera o Galaxy tanto na potência de som quanto na qualidade. Ele não distorce no máximo e ainda possui um equilíbrio maior que o rival em graves, médios e agudos. Vale lembrar que as fabricantes não mandam mais fone de ouvido junto com o aparelho nem inserem um conector físico para o acessório.

Assim, a Xiaomi anota o ponto neste quesito.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Xiaomi 12S Ultra

Potência sonora

Xiaomi 12S Ultra

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes modelos saem da caixa equipados com o Android 12 de fábrica. A Xiaomi passou a oferecer três atualizações de software e quatro anos de pacotes de segurança, um a menos em cada situação se comparadas com o que a Samsung fornece.

De qualquer maneira, ambos os sistemas são beneficiados pela fluidez impulsionada pela elevada taxa de atualização dos respectivos painéis. Eles também contam com suporte ao 5G, para rede veloz em todos os momentos.

Nas funcionalidades, o 12S Ultra se destaca pela possibilidade de capturar uma parte da tela com o gesto de três dedos, além de ativar um menu flutuante. No Galaxy, os principais recursos são os atalhos do Tela Edge e o DeX sem fio, para transformar o smartphone em um PC portátil, fora as ferramentas de escrita e controle da interface com a S Pen.

O S22 Ultra marca o ponto pelos recursos mais premium e pela longevidade superior.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy S22 Ultra

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy S22 Ultra

Faltam conexões? Sobram?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Xiaomi 12S Ultra
Samsung Galaxy S22 Ultra

O modelo da Xiaomi contém a plataforma Snapdragon 8 Plus Gen 1, mais recente que a Snapdragon 8 Gen 1 básica presente no S22 Ultra. Os dois possuem os mesmos 12 GB de memória RAM. Qual vence com o melhor desempenho? Os nossos testes de velocidade deram uma vantagem pequena para a chinesa, com menos de três segundos de diferença.

O chip mais avançado do 12S Ultra mostra o seu potencial também nos benchmarks e vence com conforto o Galaxy no AnTuTu e no Geekbench. Os jogos não são problema para estes tops de linha, seja na qualidade ou na fluidez, já que são compatíveis com até 120 fps.

O multitarefas mais veloz do chinês dá o ponto a ele.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Xiaomi 12S Ultra

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Xiaomi 12S Ultra

Qual o processador mais atualizado?

Xiaomi 12S Ultra

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Xiaomi 12S Ultra

Qual tem mais armazenamento?

Galaxy S22 Ultra

Bateria
Xiaomi 12S Ultra
Samsung Galaxy S22 Ultra

O 12S Ultra é alimentado por uma bateria de 4.860 mAh, capacidade menor que os 5.000 mAh presentes no Galaxy. Será que isso faz diferença na prática? Não foi o que vimos nos nossos testes padronizados. O Xiaomi passou das 25 horas de duração e ficou com uma autonomia quase três horas acima do concorrente coreano.

No carregamento, o chinês acaba explorando bem o seu adaptador de 67 W e chega a 100% em 45 minutos. O tempo fica abaixo do S22 Ultra, que precisa de mais de uma hora até completar o processo.

Este é um ponto fácil para a Xiaomi.

Qual tem mais bateria?

Galaxy S22 Ultra

Qual recarrega mais rápido?

Xiaomi 12S Ultra

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Xiaomi 12S Ultra

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Encontramos um conjunto traseiro triplo no chinês, contra quatro lentes no coreano. A principal de 50,3 MP do 12S Ultra e a de 108 MP do Galaxy tiram boas fotos durante o dia, com o S22 Ultra um pouco acima pelo HDR mais eficiente. Já à noite, o cenário muda e temos uma performance melhor do modo noturno do Xiaomi.

A ultrawide deles faz um trabalho decente ao capturar mais dos cenários, além da presença de foco automático, para registrar macros com alta qualidade. Por último, está o sensor periscópico do 12S Ultra, com zoom óptico de cinco vezes, que fica abaixo das 10 vezes no mesmo tipo de lente do celular da Samsung. O coreano também contém uma câmera teleobjetiva padrão, com zoom óptico de três vezes, que captura imagens bastante limpas de objetos distantes.

A Xiaomi marca pelo modo noturno melhor; e a Samsung pontua pelo HDR e pela teleobjetiva superiores.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S22 Ultra

Melhores fotos noturnas

Xiaomi 12S Ultra

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Galaxy S22 Ultra

Melhor macro

Ambos (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Xiaomi 12S Ultra

A filmadora dos dois suporta vídeos na resolução 8K. A diferença é que o 12S Ultra grava nessa resolução com todas as câmeras, enquanto o Galaxy apenas suporta com a principal. Ambos têm estabilização óptica para lidar com os tremidos. Só que o S22 Ultra acerta mais na agilidade do foco e na qualidade da captura de áudio.

As tecnologias mais funcionais pesam mais que o 8K em todas as lentes. Por isso, a Samsung leva o ponto aqui.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Melhor estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Galaxy S22 Ultra

Grava em 8K com todas as câmeras?

Xiaomi 12S Ultra

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Galaxy S22 Ultra

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S22 Ultra

A câmera frontal deles faz um trabalho satisfatório na nitidez das selfies e acertam nas cores. A Xiaomi consegue ficar um pouco acima no nível de detalhes e nas fotos em locais escuros. Ao menos, o modo retrato da dupla não desativa o HDR.

O 12S Ultra volta a pontuar.

Melhor conjunto de câmera frontal

Xiaomi 12S Ultra

Câmera frontal grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor selfie

Xiaomi 12S Ultra

Preço

Destes dispositivos, apenas o S22 Ultra foi lançado oficialmente no Brasil. Ele chegou por R$ 9.500 e agora já pode ser encontrado na faixa dos R$ 6.700. No caso dos importadores, dá para encontrar o 12S Ultra por algo em torno de R$ 5.000, se você quiser apostar em comprar de fora do país.

Menor preço internacional, contra disponibilidade no varejo nacional. Fechamos com um empate.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Galaxy S22 Ultra

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Xiaomi 12S Ultra

Conclusão

O confronto entre os flagships se mostrou equilibrado, com uma vitória simples do Xiaomi 12S Ultra no placar. Ele se destacou por oferecer o display com Dolby Vision, o som mais potente, o desempenho mais rápido e a bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga. Além disso, as suas câmeras tiram fotos melhores à noite, assim como selfies de maior qualidade.

Por sua vez, o Galaxy S22 Ultra tem o design com construção mais resistente e biometria superior, uma tela com mais brilho, software com longevidade maior e um conjunto de câmeras que entrega imagens com melhor HDR e vídeos com foco mais ágil e captura de som de maior qualidade.

Se você não tiver problema em importar um celular, o modelo chinês acaba sendo a melhor opção para você. Já se isso for um empecilho, a saída é apostar no coreano, que é vendido oficialmente no país.

RESULTADO

Xiaomi 12S Ultra: 7 PONTOS

  • Tela com Dolby Vision
  • Som mais potente e equilibrado
  • Desempenho mais rápido
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Câmeras traseiras com melhores fotos noturnas
  • Câmera frontal com melhores selfies de dia e à noite
  • Menor preço no mercado internacional

Samsung Galaxy S22 Ultra: 6 PONTOS

  • Design com proteção e biometria superiores
  • Tela com mais brilho
  • Software com maior longevidade
  • Câmeras traseiras com melhor HDR e lente telefoto superior
  • Vídeos com foco mais ágil e captura de som superior
  • Disponibilidade oficial no mercado brasileiro

Se tivesse que escolher entre o smartphone da Xiaomi e o da Samsung, qual seria a sua opção? O que você prioriza em um celular? Comente aí no espaço abaixo.

(atualizado em 24 de abril de 2024, às 15:40)

89

Comentários

Xiaomi 12S Ultra vs Galaxy S22 Ultra: chinês ou coreano vence duelo de tops? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista