
Samsung 31 Jan
12 de janeiro de 2023 0
A Samsung anunciou nesta quinta-feira (12) o PM9C1a, um novo SSD com PCI Express de 4ª geração que promete muito mais desempenho e eficiência que seu antecessor, o PM9B1. Entre as principais novidades da unidade de armazenamento, há destaque para seu novo controlador fabricado com processo de 5 nanômetros.
O SSD utiliza memória V-NAND de 7ª geração que ajuda a elevar o desempenho de computação e jogos em PCs. De acordo com a Samsung, o hardware atinge velocidade de leitura e gravação sequencial de 6.000 MB/s e 5.600 MB/s, respectivamente, o que é até 1,8 vezes mais veloz que a geração anterior.
Falando em leitura e gravação aleatória, o PM9C1a suporta até 900 mil e 1 milhão de IOPS (operações de entrada e saída por segundo), respectivamente. A sul-coreana afirma que essa performance é atingida com 70% mais eficiência que o antecessor, ou seja, o novo SSD é capaz de atingir o mesmo nível de desempenho consumindo menos energia.
O PM9C1a possui recursos de segurança embarcados, como o Device Identifier Composition Engine (DICE), que gera chaves criptográficas dentro da própria unidade e previne ataques ao firmware do dispositivo, reiterando que pode ser utilizado tanto em casos de uso domésticos quanto em ambientes corporativos de pequeno porte.
O SSD promete ser uma solução mais barata que o Samsung 990 Pro, um modelo de alto desempenho que atinge velocidades de até 7.450 MB/s e possui DRAM de até 4 GB LPDDR4, além de velocidade de leitura/gravação aleatória de até 1,55 milhão de IOPS.
A Samsung afirma que o PM9C1a será disponibilizado em versões de 256 GB, 512 GB e 1 TB, com formatos M.2 2230, 2242 e 2280. Aparentemente, o modelo será fornecido apenas para fabricantes parceiras da empresa, portanto, não deve ser vendido no varejo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários