LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Redmi Note 12 Pro 4G vs Galaxy A34: celular Xiaomi compensa falta do 5G? | Comparativo

02 de outubro de 2023 7

O Redmi Note 12 Pro 4G abre mão da rede veloz na busca por fornecer uma boa opção de intermediário no mercado. Do outro lado, o Galaxy A34 tenta mostrar que é possível unir a presença de 5G com um bom custo-benefício.

Neste duelo entre Xiaomi e Samsung, qual destes smartphones compensa mais a compra? O TudoCelular te conta a resposta agora, neste Comparativo.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Redmi Note 12 Pro 4G

Começando pelo design, temos nos dois dispositivos um corpo de plástico na traseira e nas laterais. O Redmi usa uma pintura metalizada e um bloco de câmeras no estilo peça de dominó, para destacar a principal. Já o Galaxy prefere um acabamento fosco e coloca as lentes de maneira individual na tampa, assim como os modelos mais caros da marca.

O coreano ainda leva algumas vantagens em relação ao chinês neste quesito. Estamos falando principalmente do corpo mais compacto e leve que o rival, além da certificação IP67, que garante resistência contra poeira e água.

Samsung Galaxy A34

O Note 12 Pro 4G contém um leitor de impressões digitais integrado ao botão de energia, enquanto o A34 traz o mais moderno sensor biométrico sob a tela. E por falar na parte da frente, a Xiaomi usou um notch em forma de furo, contra um já ultrapassado entalhe em gota do concorrente da Samsung.

O usuário não vai ficar sem a possibilidade de expandir o armazenamento com estes celulares, pela presença de slot microSD na gaveta híbrida presente em ambos. Eles ainda possuem Wi-Fi de quinta geração e NFC, que no caso do Redmi vai depender do mercado. Já o Bluetooth 5.3 do Galaxy é mais avançado que a versão 5.0 do outro duelista.

O design mais compacto, leve e resistente do A34 dá o primeiro ponto a ele.

Melhor construção

Nenhum

Melhor proteção contra arranhões

Nenhum

Visual mais moderno

Redmi Note 12 Pro 4G

Slot é híbrido ou dedicado?

Ambos

Melhor solução do notch

Redmi Note 12 Pro 4G

Melhor solução da biometria

Galaxy A34

Melhor certificação de resistência

Galaxy A34

Qual é mais compacto e leve?

Galaxy A34

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Nenhum

Bluetooth mais avançado

Galaxy A34

76.1 x 164.2 x 8.12 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
78.1 x 161.3 x 8.2 mm
6.6 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Tanto o chinês quanto o coreano utilizam uma tela do tipo AMOLED, com um nível de brilho alto, para permitir boa visibilidade mesmo em dias ensolarados. A resolução Full HD+ também está presente na dupla, o que dá uma boa definição das imagens.

O display do Redmi tem 6,67 polegadas e é um pouco maior do que o de 6,6 polegadas do Galaxy, além de vencer também no aproveitamento frontal. Sem falar no suporte ao Dolby Vision fornecido pela Xiaomi, para melhorar a reprodução em streamings compatíveis. O A34 responde com uma proteção Gorilla Glass 3 contra arranhões.

Ao menos, estes smartphones entregam uma taxa de atualização de 120 Hz, com ótima fluidez nas animações do sistema e nos games compatíveis.

O Note 12 Pro 4G leva o ponto desta vez.

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor brilho de tela

Nenhum

Mais cores

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Tela maior

Redmi Note 12 Pro 4G

Melhor proporção tela/corpo

Redmi Note 12 Pro 4G

Suporte a HDR10+

Nenhum

Suporte a Dolby Vision

Redmi Note 12 Pro 4G

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy A34

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


A parte sonora deles é composta por um sistema estéreo, que ajuda a melhorar a experiência imersiva do usuário. A Xiaomi inseriu uma segunda saída de som na porção superior, enquanto a Samsung preferiu aproveitar o alto-falante de chamadas como canal secundário.

O resultado deste conjunto está em uma boa potência de áudio na dupla, apesar de o Galaxy não possuir o mesmo volume máximo em ambos os speakers. Sem falar na alta qualidade que os dois smartphones oferecem, graças ao bom equilíbrio entre graves, médios e agudos que eles apresentam.

O Redmi é o único a contar com um conector de 3,5 mm, para plugar qualquer fone de ouvido padrão. Só que nenhum deles vem com um acessório na embalagem.

Nos detalhes, temos mais um ponto para o Note 12 Pro.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Redmi Note 12 Pro 4G

Maior equilíbrio de frequências

Ambos

Potência sonora

Redmi Note 12 Pro 4G

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


O Redmi vem com o Android 11 de maneira nativa. Apesar de já ter recebido a versão 12 do “robozinho”, ainda fica bem atrás do Galaxy, que sai da caixa com o Android 13 e receberá quatro atualizações de software e cinco anos de pacotes de segurança no futuro.

Sem falar que o A34 é o único da dupla a suportar a tecnologia 5G. Com o Note 12 Pro, você não sairá das limitações da rede móvel de quarta geração. Pelo menos, a fluidez está garantida, principalmente com a alta taxa do painel deles.

A Xiaomi colocou os recursos já conhecidos, como o menu flutuante para acesso rápido a apps, os gestos ou funções para o botão de energia e as várias opções de customização. Do outro lado, a Samsung se destaca pelo Always-on Display, pelos atalhos do Tela Edge e pelo agrupamento de widgets.

Com maior longevidade e rede móvel mais veloz, a coreana fica com o ponto aqui.

Sistema bem atualizado?

Galaxy A34

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A34

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Nenhum

Há rede móvel 5G?

Galaxy A34

Software mais fluido

Nenhum

Desempenho
Redmi Note 12 Pro 4G
Samsung Galaxy A34

O Note 12 Pro 4G é alimentado pelo Snapdragon 732G, um chip já antigo da Qualcomm, contra o Dimensity 1080 da MediaTek no A34. Ambos contam com 6 GB de RAM. O que temos na prática em desempenho? O coreano conseguiu finalizar com mais de um minuto de vantagem para o rival chinês. Ele foi superior tanto na abertura de apps quanto na hora de segurá-los em segundo plano.

Partindo para os benchmarks, o cenário se repete, com uma vitória tranquila do Galaxy em todos os indicadores. No AnTuTu, o modelo da Samsung fechou com uma pontuação cerca de 31% maior que a do Redmi. A GPU dos dois não beira à perfeição, mas consegue em alta definição até mesmo os jogos mais pesados.

O multitarefas mais eficiente dá o ponto ao Galaxy.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy A34

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Nenhum

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy A34

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy A34

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy A34

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Redmi Note 12 Pro 4G
Samsung Galaxy A34

Como tem sido cada vez mais um padrão do mercado, encontramos aqui dois celulares equipados com uma bateria de 5.000 mAh. Mas ter a mesma capacidade não significa uma autonomia igual, não é mesmo? Nos nossos testes padronizados, o Redmi durou um tempo superior e demorou uma hora a mais que o rival até descarregar.

Quando vamos para a recarga, a situação não é diferente. O Note 12 Pro vem com um adaptador de 67 W na embalagem, que permite chegar nos 100% em apenas 51 minutos. Bem diferente do A34, que leva praticamente duas horas até completar o processo, por causa do seu acessório menos potente de apenas 15 W.

Este é um ponto fácil para a Xiaomi.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Redmi Note 12 Pro 4G

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Redmi Note 12 Pro 4G

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

A Xiaomi colocou um conjunto fotográfico com quatro câmeras no seu intermediário, liderado por uma principal de 108 MP. Do outro lado, a Samsung preferiu incluir apenas três sensores, com um primário de 48 MP. Será que as especificações do papel se traduzem na prática?

Apesar de ter uma resolução superior, a chinesa não explora por completo o hardware e acaba por tirar fotos com menos nitidez que o coreano. Ao menos, a dupla oferece um bom HDR. Á noite, o Galaxy mais uma vez se destaca, por não reduzir tanto os detalhes e ter um controle maior dos ruídos.

As lentes ultrawide deles se assemelham pela mesma resolução de 8 megapixels. Só que você verá uma faixa dinâmica superior no A34. Já a macro deles peca pela falta de foco automático, porém a qualidade também é melhor nos registros do Galaxy. Por fim, a câmera de desfoque do Redmi faz um bom trabalho, mas não fica tão acima do modo retrato apenas por software entregue pela Samsung.

É ponto para a coreana em câmeras.

Melhor conjunto de câmera traseira

Redmi Note 12 Pro 4G

Melhores fotos de dia

Galaxy A34

Melhores fotos noturnas

Galaxy A34

Conjunto mais versátil

Redmi Note 12 Pro 4G

Melhor ultrawide

Galaxy A34

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Galaxy A34

Melhor profundidade

Redmi Note 12 Pro 4G

Fotos tiradas com o Redmi Note 12 Pro 4G

Estes aparelhos possuem filmadora capaz de gravar vídeos em 4K a 30 fps. A qualidade dos dois agrada durante o dia, mas o A34 leva a melhor à noite. Este também é o único que possui uma estabilização óptica de imagem, para lidar melhor com os tremidos. Ambos ainda fornecem um foco ágil e uma boa captura de som estéreo.

Mais um ponto para a Samsung.

Possui estabilização óptica?

Galaxy A34

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy A34

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A34

A câmera frontal do Redmi possui um sensor de 16 MP, contra um de 13 MP do Galaxy. Os dois capturam boas selfies durante o dia, porém o A34 registra menos ruídos à noite. O coreano também acerta mais no modo retrato e é o único da dupla a filmar de frente na resolução 4K.

A Samsung amplia o placar.

Melhor conjunto de câmera frontal

Redmi Note 12 Pro 4G

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy A34

Melhor selfie de dia

Galaxy A34

Melhor selfie noturna

Galaxy A34

Preço

Somente a Samsung lançou o seu intermediário de forma oficial no Brasil. O Galaxy A34 ficou disponível no país pelo preço sugerido de R$ 2.600. No cenário atual, ele já baixou para a faixa dos R$ 1.500, um pouco acima dos R$ 1.400 cobrados pelo Redmi Note 12 Pro 4G no varejo nacional, por meio de importadores.

Desta forma, a Xiaomi leva o último ponto deste embate.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Galaxy A34

Qual tem menor custo atual?

Redmi Note 12 Pro 4G

7.8 Hardware
7.2 Custo Benefício

Redmi Note 12 Pro 4G

Comparar Aviso de preço
7.6 Hardware
7.1 Custo Benefício

Samsung Galaxy A34

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Apesar da vitória da Samsung no placar final, a Xiaomi mostrou que consegue fazer frente à rival. O Redmi Note 12 Pro 4G tem a tela maior e com Dolby Vision, o som mais potente e com conector para fone, além da bateria com melhor autonomia e menor tempo de recarga.

Do outro lado, o Galaxy A34 se destaca pelo seu design mais resistente, compacto e leve, pelo sistema com maior longevidade e suporte ao 5G, pelo desempenho multitarefas superior e pelo conjunto de câmeras com melhor qualidade em fotos traseiras, em vídeos e nas selfies.

A diferença de valor pode ser pequena no mercado brasileiro. Então, o melhor é consultar para ver qual está mais barato no varejo antes de tomar a sua decisão. Mas a tendência está em uma escolha conforme a sua preferência de característica.

RESULTADO

Redmi Note 12 Pro 4G: 4 PONTOS

  • Tela maior e com Dolby Vision
  • Som mais potente e com conector de 3,5 mm
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Samsung Galaxy A34: 6 PONTOS

  • Design mais resistente, fino e leve
  • Sistema com maior longevidade e 5G
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Câmeras traseiras com fotos mais nítidas e melhor modo noturno
  • Vídeos com estabilização óptica e melhor qualidade de imagem
  • Melhores selfies noturnas e modo retrato

No placar final, deu a coreana. E para você, vale mais abrir mão do 5G e de outros recursos para comprar o Redmi? Ou prefere o conjunto de vantagens do Galaxy? Diga aí no espaço abaixo para a gente.

(atualizado em 04 de maio de 2024, às 05:06)

7

Comentários

Redmi Note 12 Pro 4G vs Galaxy A34: celular Xiaomi compensa falta do 5G? | Comparativo
  • Ué esse teste tá todo errado, primeiro que nem em sonho o som do redmi note 12 pro é melhor, o A34 usa gorilla glass 5 e não 3, e vocês falaram que "a chinesa não explora completamente o hardware das câmeras" e mesmo assim colocaram o RN12 Pro com conjunto mais versátil e melhor conjunto de câmera traseira sópor casa do sensor de profundidade? E o snapdragon 732G já tá muito defasado pra essa faixa de preço. A diferença entre os dois é de 40 reais com vantagem maior para o A34.

      • 4G vs 5G...

          • Vitória justa do Galaxy, esse processador do Redmi já está defasados, não vale a pena comprar ele, um Poco X5 já seria melhor, nesse embate eu esperaria uma boa promoção e pegaria o A54 ou M54

              • Pessoal, alguém poderia me falar se a Mi Band 8 chinesa vai receber português em algum momento?

                  • Perguntando porque vi em algum lugar - que não lembro - que a xiaomi não vai liberar pra ela; só pra global mesmo. Também vi que a Mi Band 7 Pro chinesa não recebeu, nem quando saiu a global dela

                    • A34 sem dúvidas

                        • Só a Xiaomi mesmo para lançar celular em 2023 com Android de 2020, daí atualiza para o de 2021 e o de 2022 só para dizer que atualizou dois anos.

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                            Economia e mercado

                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista