
Samsung 18 Nov
18 de novembro de 2024 2
A Samsung apresentou nesta semana uma nova tecnologia de lente telefoto periscópio que promete tornar os celulares mais finos, reduzindo o tamanho dos módulos de câmera. Chamada "ISOCELL ALoP" (All Lenses on Prism, ou Todas as Lentes no Prisma, em tradução livre), a solução redesenha a arquitetura usada atualmente, reposicionando as lentes e reduzindo o espaço necessário para obter zoom amplo.
Conforme explica a gigante, lentes telefoto com níveis maiores de zoom (pense em 5x ou mais) exigem maior distância focal, forçando que haja mais espaço entre as lentes propriamente ditas e o sensor, um grande desafio para smartphones, que não devem superar os 10 mm de espessura para manter o conforto.
Para contornar essa limitação, a Samsung e outras fabricantes de aparelhos têm adotado uma estrutura conhecida como "lente telefoto dobrada" — um prisma capta a luz e a reflete em 90°, passando então pelas lentes que a guiam para o sensor. Nesse cenário, porém, as estruturas são posicionadas verticalmente em relação ao corpo do telefone, resultando em mais complicações.
Para captar mais luz, as lentes precisam ser grandes, mas por estarem instaladas na vertical, esbarra-se novamente no desafio da espessura do celular. Para este caso, boa parte das companhias têm optado por empregar enormes módulos de câmera, que chegam a se aproximar do tamanho do smartphone.
A ALoP da Samsung promete colocar um fim a esse problema ao rearranjar a forma como as lentes são organizadas. Em vez de ficarem após o prisma, elas são instaladas antes, logo acima dele. Ajustes também seriam feitos no próprio prisma, cuja superfície seria inclinada em 40°, e no sensor, posicionado com inclinação de 10º.
Segundo a companhia, as modificações permitiriam reduzir a espessura dos módulos de câmera em cerca de 22%, mantendo uma abertura de f/2.58 com distância focal de 80 mm — o que equivale a algo em torno de 4x de zoom, diante da média de 25 mm das lentes principais de smartphones. Apesar desse ponto não ser citado, aberturas menores devem permitir níveis maiores de zoom.
Em resumo, a ALoP garantiria mais zoom, com mais luz e sensores maiores, o que deve proporcionar melhor qualidade nas fotos sem sacrificar demais o design do celular. A Samsung não deu um prazo para vermos os primeiros dispositivos a adotarem essa tecnologia, mas é bem provável que o Galaxy S25 Ultra seja o modelo de estreia da nova lente.
Considerando que a solução foi desenvolvida pela divisão de semicondutores da empresa sul-coreana, também devemos ver smartphones de outras empresas a utilizando. Mais informações sobre a ALoP, assim como a respeito dos telefones que a utilizarão, devem surgir nas próximas semanas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários