
Samsung 16 Fev
12 de maio de 2025 70
Depois de meses de especulações, a Samsung finalmente anunciou na noite desta segunda-feira (12) o Galaxy S25 Edge, mais novo integrante de sua linha principal. Como esperado, o foco do aparelho está em seu design, sendo visto como uma opção para quem quer algo ainda mais premium do que a série flagship da sul-coreana já oferece, sem abrir mão da performance e da qualidade fotográfica.
Para isso, ele traz o mesmo Snapdragon 8 Elite for Galaxy dos demais modelos, além da poderosa câmera de 200 MP encontrada no Galaxy S25 Ultra, que deve permitir uma aproximação digital satisfatória para compensar a ausência de uma câmera telefoto propriamente dita. As ferramentas do Galaxy AI também estão presentes para facilitar a vida dos usuários e entregar acesso rápido ao Gemini.
Por ser um modelo bastante fino para os padrões atuais, o Galaxy S25 Edge teve um cuidado todo especial da Samsung para garantir que seu design não seria só impressionante visualmente, mas também seria resistente ao dia a dia — evitando um novo "bendgate" como o do iPhone 6 Plus.
Para isso, ele traz corpo com estrutura em titânio como no Galaxy S25 Ultra, além de display coberto pelo inédito vidro Gorilla Glass Ceramic 2, que consiste em uma liga de cristais de cerâmica mais resistente que o vidro tradicional, fruto da estreita parceria entre Samsung e Corning. Mesmo sendo mais resistente a riscos e quebras, a tecnologia promete manter a transparência, garantindo visibilidade ao painel.
"O Galaxy S25 Edge estabelecerá um novo padrão de design e desempenho como nosso dispositivo mais fino da série Galaxy S até hoje. Para dar suporte a esse design revolucionário, era essencial desenvolver um material de tela que fosse excepcionalmente fino e confiável – um desafio que uniu a Corning e a Samsung, juntas por uma visão compartilhada de engenharia objetiva e inovação centrada no usuário. E podemos ver isso em cada detalhe do Galaxy S25 Edge." — Kwangjin Bae, Vice-presidente executivo e chefe da equipe de P&D mecânico de Mobile eXperience Business (MX) na Samsung Electronics
O visual do Galaxy S25 Edge é similar aos demais modelos da família quando se olha de frente, com tela de bordas finas, quinas arredondadas e cobertura plana, apresentando um furo centralizado no topo para a câmera de selfies. Já a parte traseira é bem diferente dos irmãos, curiosamente remetendo ao iPhone 16 com duas câmeras alinhadas na vertical dentro de um pequeno módulo em formato de pílula — mas, diferente da Apple, a Samsung incluiu o flash LED dentro do módulo.
Em linhas gerais, o novo aparelho pode ser visto como uma versão mais fina do Galaxy S25 Plus, com dimensões parecidas em largura e altura, mas bem mais contidas em espessura e peso. O Galaxy S25 Edge tem 158,2 x 75,6 x 5,8 mm e 162 gramas contra 158,4 x 75,8 x 7,3 mm e 190 gramas do S25 Plus, mantendo a certificação IP68 contra danos por água e poeira, e o vidro Gorilla Glass Victus 2 na parte traseira.
Os botões de volume e energia seguem na lateral direita, enquanto a porta USB-C e a saída de som principal ficam na parte inferior. O Galaxy S25 Edge chega nas cores Titanium Icyblue (azul), Titanium Silver (prata) e Titanium Jetblack (preto), onde apenas o último tem as laterais pintadas no mesmo tom do restante do corpo, enquanto as demais apresentam laterais em prata.
Assim como as dimensões, o Galaxy S25 Edge tem basicamente a mesma tela vista no Galaxy S25 Plus, sendo adotado um painel AMOLED Dinâmico 2X de 6,7 polegadas com resolução Quad HD+ (1440 x 3120 pixels), taxa de atualização de 120 Hz e pico de brilho de 2.600 nits. O display deve garantir boa visibilidade em ambiente externo, mas não traz o vidro Gorilla Armor 2 com acabamento antirreflexo visto no Galaxy S25 Ultra. Há ainda um leitor de impressões digitais sob a tela.
O sistema de som segue o padrão da marca, com alto-falante inferior dedicado para mídia e superior híbrido que funciona tanto para chamadas quanto como canal secundário ao assistir vídeos, ouvir músicas ou jogar, devendo entregar um som estéreo bem balanceado. Há compatibilidade com Dolby Atmos para som espacial ao usar fones de ouvido e reproduzir conteúdo compatível.
Mesmo tendo foco em design, a ideia da Samsung é mostrar que é possível construir um modelo fino e leve sem abrir mão de especificações poderosas, e isso é confirmado pelo hardware presente no Galaxy S25 Edge.
O aparelho tem o mesmo Snapdragon 8 Elite for Galaxy presente nos irmãos já conhecidos, com CPU octa-core de núcleos Oryon a até 4,47 GHz, GPU Adreno 830 com suporte a processamento de Ray Tracing acelerado por hardware e NPU para cálculos avançados de Inteligência Artificial. A plataforma é acompanha de 12 GB de RAM, e até 512 GB de armazenamento interno.
Para gerenciar tudo isso, temos o Android 15 com a One UI 7 rodando de fábrica, sem grandes mudanças em relação ao que já é visto na linha Galaxy S25. Com isso, os destaques ficam para as funções do Galaxy AI, com edição avançada de imagens e vídeos com IA generativa, acesso rápido ao Gemini, uso de IA em notas e gravações de voz, e muito mais.
O Galaxy S25 Edge vem com 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e NFC, garantindo um pacote completo de conectividade — como esperado de um aparelho desse porte.
Assim como o poder de processamento, a Samsung não fez grandes cortes nas câmeras do Galaxy S25 Edge, pelo menos em qualidade. É verdade, temos uma câmera a menos — já que a telefoto de 3x dos demais S25 foi removida —, mas estão presentes um sensor principal de 200 MP como no Galaxy S25 Ultra e uma ultrawide de 12 MP como no Galaxy S25 Plus, além da mesma câmera frontal de 12 MP dos demais modelos da série S25.
A câmera é otimizada por IA e promete ótimos resultados, inclusive em zoom, usando a enorme resolução em conjunto com inteligência artificial para entregar boa aproximação digital. A gravação em 8K também segue presente, uma preocupação que muitos poderiam ter devido à espessura ínfima do aparelho e ao potencial sobreaquecimento que gravar vídeos nessa resolução pode causar.
Infelizmente, se a câmera não ganhou muitos cortes, o mesmo não pode ser dito sobre a bateria. Temos aqui 1.000 mAh a menos que o Galaxy S25 Plus, adotando 3.900 mAh de capacidade — menos até que o Galaxy S25 base. A recarga também foi reduzida, sendo vistos os mesmos 25 W de potência que já aparecem até mesmo em modelos de entrada da marca como o Galaxy A06, ponto que pode ter sido adotado para fugir de possíveis problemas de aquecimento.
O Galaxy S25 Edge chega ao mercado internacional no dia 23 de maio, pelo preço sugerido partindo de 1.099 dólares (~R$ 6.231) — a pré-venda começa nesta terça-feira (13). A Samsung tem evento marcado no Brasil para o dia 21, onde deve comentar o preço e disponibilidade no mercado nacional, mas até então não se sabe se o aparelho será vendido na mesma data por aqui, ou se chegará apenas nas semanas seguintes.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários