
Segurança 03 Abr
07 de abril de 2018 0
Uma falha encontrada no sistema do Cryptokitties, jogo baseado em blockchain que gira em torno de criptomoedas, permitia um tipo de manipulação para aumentar artificialmente a popularidade dos animais virtuais do jogo. Isso possibilitava que jogadores capazes de explorar a falha pudessem ganhar muito dinheiro de um jeito não exatamente honesto.
CryptoKittens é um jogo permite que você crie, reproduza e venda gatinhos virtuais em troca da criptomoeda ether. As moedas são usadas para comprar os animais e as transações são todas registradas e reais, para além do game.
Pelo sistema do jogo, os gatos que ganham mais curtidas dos jogadores, custam mais caro. E é aí que entra falha descoberta pelo engenheiro de software Robert Durst.
Já havia um sistema permitia a manipulação de curtidas através de contas falsas, o que fazia com que determinados gatinhos custassem mais caro, de uma forma desleal. Esse processo era trabalhoso e não valia o esforço, mas o engenheiro acabou descobrindo que a plataforma do Cryptokitties não impedia a utilização de scripts para facilitar o uso dessa técnica.
Em seus experimentos, o engenheiro conseguiu acumular milhares de curtidas em seus animais, e conseguiu muitos ethers com a venda dos gatinhos valorizados artificialmente.
Felizmente, a equipe do game percebeu a falha e já corrigiu o problema, alterando a dinâmica dos likes. Agora, somente donos de gatos podem curtir outros animais no jogo, o que significa que será necessário gastar uma certa quantidade de moedas digitais para se engajar no game. Ou seja, não valerá a pena tentar um golpe como o descrito acima.
Em sua publicação, após explicar em detalhes como executou o "golpe", Durst deixa um alerta: "se você decidir se envolver em um jogo com criptomoedas, cuidado! Este é realmente o velho oeste".
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários