LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Alguém ainda usa? Yahoo lê e-mails de usuários para oferecer anúncios direcionados

28 de agosto de 2018 12

Se você ainda usa um e-mail do Yahoo pela razão que for, é bom saber que está sendo espionado.

E não, dessa vez não estamos falando de invasões ao banco de dados da companhia, conforme vimos em 2014 e resultou em muita dor de cabeça para ela e seus cofres: dessa vez, conforme trouxe o TechCrunch, a companhia usa um software para analisar o conteúdo de todas as mais de 200 milhões de contas que gerencia, para claro, vender publicidade ao mercado.

A maior culpada, na verdade, é a Oath, subsidiada da Verizon que engloba tanto Yahoo como AOL. Em uma matéria do The New York Times, foi apurado que a companhia entra de cabeça até onde podia nas contas pessoais da sua comunidade, chegando a verificar correspondências da Amazon para saber que tipo de produtos eram consumidos.

Isso chegou a fazer a gigante do e-commerce a resumir os recibos de compra, para evitar a extrema intromissão da provedora.


Curiosamente, o Yahoo não é o que podemos chamar de empresa mais popular da internet. Os tempos áureos da empresa já se foram, e parece que os contínuos problemas a envolvendo não tornam nada atrativo manter algum tipo de vínculo com ela.

Dentre todas as grandes provedoras do mercado, a marca é a única a promover tal prática: a Google cessou no último ano, apesar de usar machine learning para ajudar na redação de e-mails do Gmail.

Já a Microsoft, em declaração, informou que nunca utilizou informações sensíveis das caixas de mensagem para ad-targeting em nenhum dos seus serviços. A resposta da Apple foi a mesma.

Vale lembrar, é comum vermos anúncios nas caixas de e-mails, mas isso não significa que eles são personalizados de acordo com o conteúdo das mensagens que recebemos, mas sim baseados nas informações dos cookies do navegador, que rastreiam costumes, compras, e sites visitados na internet.

Se você ainda tem um e-mail com a companhia, vale a pena pensar em mudar para um produto que respeite (um pouco) a sua privacidade.

E você, o que achou da revelação? Conte para a gente nos comentários!


12

Comentários

Alguém ainda usa? Yahoo lê e-mails de usuários para oferecer anúncios direcionados
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2