LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NET, Vivo e Oi recebem notificação do Idec por compartilhamento de dados sem autorização

15 de fevereiro de 2019 7

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor notificou as operadoras NET, Vivo e Oi por trocas de dados dos consumidores sem a autorização dos mesmos. O compartilhamento aconteceria por meio de uma base de dados aberta pela marca pertencente à Telefônica.

O acontecimento teria relação com o crescimento das chamadas vindas de telemarketing durante o último ano. Segundo a pesquisadora de Direitos Digitais do Idec, Bárbara Simão, essa conduta pode ser considerada alarmante.

“Um consumidor que preenche um cadastro de uma operadora com o intuito de receber um serviço não pode ter os seus dados posteriormente compartilhados e utilizados por outras empresas para finalidades diversas. Qualquer registro de dados pessoais deve ser feito mediante comunicação prévia e por escrito ao consumidor. Além disso, esse compartilhamento representa uma grave violação devido ao desvio da finalidade da sua coleta.”


Bárbara Simão

Pesquisadora de Direitos Digitais do Idec

Imagem: Reprodução

Se for confirmada, a prática consistiria em uma violação ao direito à privacidade dos clientes, conforme a Lei Geral de Telecomunicações. Ela ainda se enquadraria como ilegal no Código de Defesa do Consumidor e no Regulamento Geral de Direitos do Usuário de Serviços de Telecomunicações.

O ato também vai contra a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – saiba mais detalhes neste link. No entanto, como ficará vigente apenas no ano de 2020, as companhias, o governo e os usuários precisarão realizar adaptações até lá.

O Idec, por enquanto, apura o ocorrido e espera uma resposta sobre o compartilhamento de informações pessoais por parte das operadoras.

Você também percebeu um aumento nas ligações de telemarketing nos últimos meses? Relate para a gente no espaço abaixo.


7

Comentários

NET, Vivo e Oi recebem notificação do Idec por compartilhamento de dados sem autorização
  • tenho o meu número a muitos e muitos anos e de alguns dias para cá comecei receber várias ligações de telemarketing e de bancos inclusive pedindo por pessoas que eu nem conheço e nunca havia recebido ligação em 10 anos com o mesmo número

      • Eu tbm entrei no site da vivo preencher de lá pra cá recebo ligação da GVT,Net,Oi sendo que só coloquei no site da vivo e é muitas ligações por dia.

          • NET deveria receber um belo de um processo, perto do dia 9 deixou vazar os dados de vários usuários e um desses foi minha irmã.. que recebeu um e-mail com todos os dados informando um desconto das duas faturas que ela devia, correu pagar e o que deu? todo mundo já sabe.. aí fui procurar no Google e vi inúmeras pessoas com o mesmo problema

              • existe também um repasse de informações destas operadoras ainda mais grave, pesquisem pela empresa tseg no site reclame aqui.

                  • Desde que eu liguei para a Vivo para assinar um combo (que acabei por não assinar), as ligações não param mais. São mais ou menos 18 ligações por dia, mas que chegam a ser mais de 30 em alguns dias específicos.

                      • Faz cadastro na NET pedindo internet e vc bota o CEP e eles dizem que tem internet, do para vc preencher o cadastro e no outro dia uma "consultoria de internet" te liga oferendo "intermediar e achar uma internet para vc"

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista