
15 Julho 2021
06 de maio de 2019 0
E aí, lembra do Clippy? O carismático assistente que ajudou tantos usuários no Windows ao dar as caras no Microsoft Office em suas versões 97 a 2003.
Infelizmente, nosso amiguinho foi levado para o lado sombrio da força neste ano – bem, ou quase isso.
De acordo com o time de especialistas em segurança da informação da Outflank, o Clippy agora pode ajudar hackers na criação de documentos maliciosos para o Office.
O Evil Clippy pode ocultar macros VBA, códigos VBA (via código-p) e confundir ferramentas populares de análise de macros.
Ele é executado no Linux, OSX e Windows.
Diz a nota dos pesquisadores.
Quando desenvolvido, a ideia do “Clippy maligno” era ajudar os pesquisadores de segurança na criação de documentos infectados para fins de testes. A ferramenta teve tanto sucesso que consegue tornar aquivos Word infectados indetectáveis no Windows.
Até o momento, esta ferramenta é capaz de fazer com que macros maliciosas contornem todos os principais produtos antivírus e a maioria das ferramentas de análise. Ele consegue isso manipulando arquivos do Microsoft Office em um nível de formato de arquivo.
E ainda quando o assunto em pauta é Microsoft, vale lembrar que nesta semana o time de Redmond está reunido na Build 2019 em Seattle, apresentando as novas soluções de segurança em prol da comunidade Windows – não deixe de conferir nossas matérias especiais sobre o evento!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários