LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chip clonado? Dicas simples ajudam a proteger usuários de smartphones do golpe

05 de julho de 2019 14

Um novo tipo de golpe aflige cada vez mais as pessoas: a clonagem de chips. Sem precisar roubar o smartphone fisicamente, bandidos consequem sequestrar a linha, desativar o chip original e assumir a identidade da vítima, abrindo portas para qualquer e todo tipo de fraude.

Esse tipo de golpe é crescente, e dados mostram o aumento nessa modalidade de crime: dados da Célula de Inteligência Cibernética da Polícia Civil mostram que, em um período de 3 meses, mais de 5 mil pessoas foram afetadas em todo o Brasil. A tática é diferente do SIM swap, quando uma pessoa finge ser a vítima de um roubo para coletar dados.

Para ajudar usuários a se defenderem desse tipo de ataque, a seguradora Kakau Seguros oferece quatro dicas que evitam transtornos:

  • Assim que perceber algo estranho com sua linha telefônica, como o sinal cortado ou mensagens estranhas referentes a sua conta bancária, é preciso avisar a instituição financeira imediatamente e alterar a senha de acesso ao sistema.
  • É indicado alterar todas as senhas de acesso aos aplicativos, e-mail e até de segurança do celular, sem exceção.
  • O usuário deve se dirigir a uma loja da operadora, comunicar as suspeitas e pedir para trocar o chip, imediatamente.
  • Caso a suspeita seja comprovada, é indicado que a vítima registre um Boletim de Ocorrência com o máximo de dados possível para que as autoridades tenham mais chances de resolver o crime.

Segundo o CEO da empresa, Henrique Volpi, soluções de proteção de dados devem se tornar tão comuns quanto um seguro de carro. De acordo com pesquisa realizada pela Affinion, empresa parceira da seguradora, a preocupação e o nível de conscientização das pessoas em relação aos crimes cibernéticos já superam as outras formas de crimes, incluindo assaltos e furtos.

Nossa pesquisa mostrou que 61% dos consumidores se mostram realmente amedrontados com esse tipo de crime, que só vem crescendo. O maior nível de preocupação é encontrado no Brasil, com 87% e 75% nos EUA. Há uma falta de compreensão sobre como manter-se seguro contra as ameaças: os usuários não confiam na sua capacidade de impedir os crimes cibernéticos, detectar se eles correm algum risco, ou remediar as consequências caso sejam vítima de um crime”.

Alexandre Primo, diretor da Affinion


14

Comentários

Chip clonado? Dicas simples ajudam a proteger usuários de smartphones do golpe
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista