
Segurança 29 Jul
Como temos falado por aqui ao longo da última semana, os crimes de roubo e furto de aparelhos celular ainda são uma realidade alarmante no Brasil, gerando movimentações financeiras dentro de um mercado negro semelhantes a outros setores do comércio.
Além de saber como reagir após ter sido vítima de um desses casos – como ensinamos nesse outro tutorial, é muito importante também tomar as precauções necessárias para que seus dados não sejam utilizados pelos infratores.
Para isso, além de ativar as configurações necessárias para poder apagar suas informações de um aparelho de forma remota, como citamos nas dicas listadas no cartão abaixo, um ponto que merece destaque é a ativação do bloqueio do chip SIM; aquele chip da operadora responsável por permitir que você faça chamadas, use a internet móvel ou mande mensagens SMS.
Com esse ponto em mente, dando seguimento ao nosso quando de dicas e tutoriais, ensinaremos na seção a seguir como ativar o bloqueio e definir uma senha de acesso para o seu chip, impedindo o uso não autorizado da sua linha.
Como poucos sabem, o chip entregue a você pela sua operadora de telefonia traz consigo uma opção valiosa de segurança, que é o bloqueio das suas operações através de um código PIN de 4 a 8 dígitos. Desativado por padrão pela prestadora de serviço, cabendo ao usuário ativá-lo, esse código fica atrelado ao próprio SIM, sendo requisitado sempre que inserido em um novo aparelho ou a cada vez que o dispositivo hospedeiro é ligado.
Ou seja, independente do chip ser trocado de dispositivo, ele sempre pedirá o seu código para liberar as funções da operadora atreladas àquele número. Com isso, caso os infratores encontrem o seu celular desligado ou resolvam colocar o seu chip em outro aparelho, eles não conseguirão ter acesso aos seus dados do chip, ficando incapacitados de usar os benefícios do seu plano e de aplicar golpes nos contatos da sua agenda usando o seu número.
Agora que você já entendeu mais um pouco dessa função de bloqueio, sem mais delongas, vamos as instruções. Antes de partir para as categorias abaixo, seguindo o passo a passo de acordo com o sistema operacional do seu celular, é muito importante que você tenha em mãos o seu código PIN e o seu código PUK – falaremos mais sobre esse segundo código na seção Número de tentativas e código PUK.
Esses códigos costumam vir listados no cartão do chip recém adquirido. Caso você tenha perdido o seu cartão, não se desespere, por padrão, cada uma das operadoras costuma usar um código PIN pré-definido e, normalmente, eles são os listados abaixo. Mas atenção! Não tente adivinhar o PIN ou o PUK do seu SIM. Palpites errados podem levar a bloqueios permanentes do cartão SIM, tornando necessário adquirir um novo chip.
Caso você insira um dos códigos da lista acima durante as instruções e ele não funcione, entre em contato com a sua operadora para saber qual o PIN do seu chip; o SIM só permitirá três tentativas erradas antes de ficar bloqueado e pedir o código PUK. Confira a seguir o número de contato das operadoras:
Com o seu PIN em mãos, confira abaixo a sequência de instruções que mais se adequa ao seu caso.
Pronto, você configurou uma senha de bloqueio para o seu chip SIM! Agora, toda vez que seu aparelho reiniciar ou o chip for inserido em outro dispositivo, a senha cadastrada será requisitada. Mas atenção! O SIM será bloqueado caso o PIN seja inserido errado por três vezes, sendo necessário recorrer ao código PUK para realizar o desbloqueio; assim como você pode conferir na seção Número de tentativas e código PUK.
Pronto, você configurou uma senha de bloqueio para o seu chip SIM! Agora, toda vez que seu aparelho reiniciar ou o chip for inserido em outro dispositivo, a senha cadastrada será requisitada. Mas atenção! O SIM será bloqueado caso o PIN seja inserido errado por três vezes, sendo necessário recorrer ao código PUK para realizar o desbloqueio; assim como você pode conferir na seção Número de tentativas e código PUK.
Caso você possua um celular que o sistema não se encaixa em nenhuma das duas seções acima, é muito provável que o cadastro do código PIN também possa ser feito. Para realizá-lo, procure em meio as configurações do seu dispositivo a opção “PIN”, “código PIN”, “cadastro do código PIN” ou qualquer outra opção relacionada. Normalmente, é possível que esse ajuste esteja sob a categoria de configurações do cartão SIM.
Com o PIN devidamente configurado, fique atento ao seguinte fato: o SIM será bloqueado caso o PIN seja inserido errado por três vezes, sendo necessário recorrer ao código PUK para realizar o desbloqueio; assim como você pode conferir na seção Número de tentativas e código PUK.
Independente do motivo, caso você não tenha gostado da opção de bloqueio do SIM e queira remover essa camada de proteção do seu celular, é possível desativar o bloqueio através da mesma seção de configurações do sistema utilizada para ativar o recurso. Para concluir a remoção, no entanto, será necessário inserir o código PIN cadastrado previamente.
Confira a seguir algumas imagens de exemplo da desativação do bloqueio.
Como foi citado algumas vezes nas seções acima, o código PIN só poderá ser inserido errado por 3 vezes seguidas. Caso esse número seja extrapolado, o cartão SIM será bloqueado, sendo necessário inserir o código PUK para realizar o desbloqueio.
Normalmente, todos esses códigos vêm impressos no cartão do chip entregue pela operadora. No entanto, como pouca gente costuma ter o conhecimento da importância desses números, acaba jogando o cartão fora em um primeiro momento. De qualquer forma, é possível entrar em contato com a prestadora de serviço para ter acesso ao código PIN padrão, como falado anteriormente, e o código PUK, sendo necessário apenas a titularidade da linha.
Confira a seguir o número de contato das operadoras:
Mantenha o código PUK fornecido em um lugar seguro, ele será necessário caso você erre a sua combinação PIN mais do que três vezes. Caso o chip seja bloqueado por esse motivo, você terá até 10 tentativas para realizar a inserção correta do PUK; se as 10 tentativas forem falhas, o chip SIM será bloqueado permanentemente, sendo necessário ir até uma loja da sua operadora com seus documentos para pedir a transferência do número para um outro cartão SIM.
E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços