LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como ativar o bloqueio do chip SIM do seu celular

02 de agosto de 2019 0

Como temos falado por aqui ao longo da última semana, os crimes de roubo e furto de aparelhos celular ainda são uma realidade alarmante no Brasil, gerando movimentações financeiras dentro de um mercado negro semelhantes a outros setores do comércio.

Além de saber como reagir após ter sido vítima de um desses casos – como ensinamos nesse outro tutorial, é muito importante também tomar as precauções necessárias para que seus dados não sejam utilizados pelos infratores.

Para isso, além de ativar as configurações necessárias para poder apagar suas informações de um aparelho de forma remota, como citamos nas dicas listadas no cartão abaixo, um ponto que merece destaque é a ativação do bloqueio do chip SIM; aquele chip da operadora responsável por permitir que você faça chamadas, use a internet móvel ou mande mensagens SMS.

Com esse ponto em mente, dando seguimento ao nosso quando de dicas e tutoriais, ensinaremos na seção a seguir como ativar o bloqueio e definir uma senha de acesso para o seu chip, impedindo o uso não autorizado da sua linha.

Como ativar o bloqueio do chip sim do seu celular

Como poucos sabem, o chip entregue a você pela sua operadora de telefonia traz consigo uma opção valiosa de segurança, que é o bloqueio das suas operações através de um código PIN de 4 a 8 dígitos. Desativado por padrão pela prestadora de serviço, cabendo ao usuário ativá-lo, esse código fica atrelado ao próprio SIM, sendo requisitado sempre que inserido em um novo aparelho ou a cada vez que o dispositivo hospedeiro é ligado.

Ou seja, independente do chip ser trocado de dispositivo, ele sempre pedirá o seu código para liberar as funções da operadora atreladas àquele número. Com isso, caso os infratores encontrem o seu celular desligado ou resolvam colocar o seu chip em outro aparelho, eles não conseguirão ter acesso aos seus dados do chip, ficando incapacitados de usar os benefícios do seu plano e de aplicar golpes nos contatos da sua agenda usando o seu número.

Imagem: reprodução/Melhor plano

Agora que você já entendeu mais um pouco dessa função de bloqueio, sem mais delongas, vamos as instruções. Antes de partir para as categorias abaixo, seguindo o passo a passo de acordo com o sistema operacional do seu celular, é muito importante que você tenha em mãos o seu código PIN e o seu código PUK – falaremos mais sobre esse segundo código na seção Número de tentativas e código PUK.

Esses códigos costumam vir listados no cartão do chip recém adquirido. Caso você tenha perdido o seu cartão, não se desespere, por padrão, cada uma das operadoras costuma usar um código PIN pré-definido e, normalmente, eles são os listados abaixo. Mas atenção! Não tente adivinhar o PIN ou o PUK do seu SIM. Palpites errados podem levar a bloqueios permanentes do cartão SIM, tornando necessário adquirir um novo chip.

  • TIM: 1010;
  • Claro: 3636;
  • Vivo: 8486;
  • Oi: 8888.

Caso você insira um dos códigos da lista acima durante as instruções e ele não funcione, entre em contato com a sua operadora para saber qual o PIN do seu chip; o SIM só permitirá três tentativas erradas antes de ficar bloqueado e pedir o código PUK. Confira a seguir o número de contato das operadoras:

  • Claro: 1052;
  • Oi: 1057 ou *144;
  • TIM: 1056 ou *144;
  • Vivo: 1058 ou *8486;
  • Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611;
  • Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333.

Com o seu PIN em mãos, confira abaixo a sequência de instruções que mais se adequa ao seu caso.

No Android

  • Em seu dispositivo Android, acesse as configurações do sistema;
  • Agora, utilizando a opção de busca do aplicativo de configurações, procure por “SIM” – sem as aspas – e toque na opção Configurar bloqueio do SIM ou Definir bloqueio do SIM.
    • Caso a opção de busca não esteja disponível no seu aparelho, navegue até a seção de Segurança e procure por opções que indiquem a configuração do bloqueio.

  • Caso o dispositivo tenha inserido mais de um cartão de operadora, selecione o chip desejado e opte pela opção de ativar o bloqueio do cartão SIM;
    • Caso você queria que ambos os chips tenham o bloqueio, repita as instruções desse tutorial também para o segundo chip.
  • Insira o código PIN informado por sua operadora e confirme a operação. Pronto, a proteção do cartão SIM já está ativada!

  • Agora, para alterar o código de bloqueio padrão, toque na opção de Alterar o PIN do cartão SIM;
  • Insira o código utilizado para fazer a configuração inicial e confirme;
  • Insira o novo código de bloqueio e confirme a operação por duas vezes para realizar a alteração. O novo código pode conter até 8 números.
    • Opte por números fáceis de decorar, mas difíceis de adivinhar; fuja de combinações óbvias como “1234” ou “4321”.

Pronto, você configurou uma senha de bloqueio para o seu chip SIM! Agora, toda vez que seu aparelho reiniciar ou o chip for inserido em outro dispositivo, a senha cadastrada será requisitada. Mas atenção! O SIM será bloqueado caso o PIN seja inserido errado por três vezes, sendo necessário recorrer ao código PUK para realizar o desbloqueio; assim como você pode conferir na seção Número de tentativas e código PUK.

No iPhone

  • Com seu iPhone em mãos, acesse o aplicativo de Ajustes;
  • Toque na opção Celular e, na tela seguinte, toque em PIN do SIM.

  • Ative a opção PIN do SIM;
  • Insira o código PIN informado por sua operadora e toque em Ok. Pronto, a proteção do cartão SIM já está ativada!

  • Agora, para alterar o código de bloqueio padrão, toque na opção de Alterar PIN;
  • Insira o código utilizado para fazer a configuração inicial e toque em OK;
  • Insira o novo código de bloqueio e confirme a operação por duas vezes para realizar a alteração. O novo código pode conter até 8 números.
    • Opte por números fáceis de decorar, mas difíceis de adivinhar; fuja de combinações óbvias como “1234” ou “4321”.

Pronto, você configurou uma senha de bloqueio para o seu chip SIM! Agora, toda vez que seu aparelho reiniciar ou o chip for inserido em outro dispositivo, a senha cadastrada será requisitada. Mas atenção! O SIM será bloqueado caso o PIN seja inserido errado por três vezes, sendo necessário recorrer ao código PUK para realizar o desbloqueio; assim como você pode conferir na seção Número de tentativas e código PUK.

Em outros modelos

Caso você possua um celular que o sistema não se encaixa em nenhuma das duas seções acima, é muito provável que o cadastro do código PIN também possa ser feito. Para realizá-lo, procure em meio as configurações do seu dispositivo a opção “PIN”, “código PIN”, “cadastro do código PIN” ou qualquer outra opção relacionada. Normalmente, é possível que esse ajuste esteja sob a categoria de configurações do cartão SIM.

Com o PIN devidamente configurado, fique atento ao seguinte fato: o SIM será bloqueado caso o PIN seja inserido errado por três vezes, sendo necessário recorrer ao código PUK para realizar o desbloqueio; assim como você pode conferir na seção Número de tentativas e código PUK.

Desativar bloqueio

Independente do motivo, caso você não tenha gostado da opção de bloqueio do SIM e queira remover essa camada de proteção do seu celular, é possível desativar o bloqueio através da mesma seção de configurações do sistema utilizada para ativar o recurso. Para concluir a remoção, no entanto, será necessário inserir o código PIN cadastrado previamente.

Confira a seguir algumas imagens de exemplo da desativação do bloqueio.


Número de tentativas e código PUK

Como foi citado algumas vezes nas seções acima, o código PIN só poderá ser inserido errado por 3 vezes seguidas. Caso esse número seja extrapolado, o cartão SIM será bloqueado, sendo necessário inserir o código PUK para realizar o desbloqueio.

Normalmente, todos esses códigos vêm impressos no cartão do chip entregue pela operadora. No entanto, como pouca gente costuma ter o conhecimento da importância desses números, acaba jogando o cartão fora em um primeiro momento. De qualquer forma, é possível entrar em contato com a prestadora de serviço para ter acesso ao código PIN padrão, como falado anteriormente, e o código PUK, sendo necessário apenas a titularidade da linha.

Confira a seguir o número de contato das operadoras:

  • Claro: 1052;
  • Oi: 1057 ou *144;
  • TIM: 1056 ou *144;
  • Vivo: 1058 ou *8486;
  • Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611;
  • Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333.

Mantenha o código PUK fornecido em um lugar seguro, ele será necessário caso você erre a sua combinação PIN mais do que três vezes. Caso o chip seja bloqueado por esse motivo, você terá até 10 tentativas para realizar a inserção correta do PUK; se as 10 tentativas forem falhas, o chip SIM será bloqueado permanentemente, sendo necessário ir até uma loja da sua operadora com seus documentos para pedir a transferência do número para um outro cartão SIM.

E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos!


Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista