
Segurança 30 Jul
31 de julho de 2019 2
Movimentando valores absolutos quase que semelhantes a outros setores do comércio, o roubo de celulares tem se tornado praticamente uma indústria, com registros de 2017 da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, apontando para o bloqueio de um pouco mais de 9 milhões de dispositivos dados como roubados, furtados ou perdidos.
Com números tão absurdos pintando um retrato da violência no país, a agência de telecomunicações, em conjunto com os departamentos de segurança dos estados, recomenda que usuários acometidos por tais situações – roubo, furto ou perca – procurem realizar o bloqueio de seus aparelhos junto a operadoras ou delegacias.
Pensando nisso, dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, ensinaremos na seção a seguir como você pode proceder ao ser vítima de uma dessas situações, bloqueando seu aparelho, inibindo as funções de chamada e dados móveis, e eventualmente apagando os seus dados, inutilizando o dispositivo parcialmente.
Indo direto ao ponto, caso você tenha sido roubado, furtado ou tenha perdido o seu celular de vez, sem chance de encontrá-lo, a recomendação geral é que o bloqueio do aparelho seja efetuado o quanto antes. Esse bloqueio pode ser realizado junto as operadoras – através dos números listados logo mais a seguir – e nas delegacias da sua cidade.
Para realizar o bloqueio, tenha em mãos o número do telefone a ser bloqueado, os seus documentos, para provar a titularidade da linha e a propriedade do aparelho, ou o IMEI (código identificador único do dispositivo). Para descobrir o IMEI do seu celular, com ele em mãos ou não, cheque esse nosso outro tutorial.
Com os dados necessários recolhidos, prossiga até uma delegacia e registre um Boletim de Ocorrência (B.O). Esse passo é de extrema importância, pois além de informar, eventualmente, à policia sobre a necessidade de reforço em uma área, inibindo futuros roubos e furtos, o documento poderá ser pedido por sua operadora na hora de realizar o bloqueio – isso, caso você não consiga realizar a interrupção do funcionamento do aparelho ainda na própria delegacia.
No caso de furto (apropriação sem consentimento e sem o uso de violência), os departamentos de segurança de alguns estados permitem o registro online do boletim de ocorrência. Para esses casos, procure informações junto a polícia do seu estado ou cidade para se certificar de que a prática é possível na sua região.
Confira a seguir o número de contato das operadoras:
Em até 48 horas após o registro do bloqueio, seja na própria delegacia, seja através das operadoras, o código IMEI do seu aparelho estará na base de dados da Anatel, oficializando a interrupção parcial do funcionamento. Isso é, toda e qualquer função do dispositivo que dependa da operadora, de realizar chamadas ao acesso a internet através da rede de dados móveis, estará impedida, mesmo com um chip diferente, inclusive em território internacional.
Como em grande parte das vezes o autor do roubo ou furto tem como intenção repassar o seu aparelho, visando ganhar algum dinheiro, esse tipo de bloqueio pode impedir ou dificultar o repasse – já que a depender do celular, retirar as funções da operadora é o mesmo que transformar o dispositivo em um peso de papel. Se mais pessoas realizassem esse bloqueio, essa poderia ser uma das formas mais eficientes de combater esse tipo de crime.
Como citado acima, o bloqueio realizado nesses casos inibe o funcionamento apenas no que tange os serviços das operadoras, mantendo todas as outras funcionalidades do aparelho intactas, da câmera à capacidade de instalar aplicativos e usar redes Wi-Fi, por exemplo. Por conta disso, a depender do seu sistema operacional e das camadas de proteção que você adicionou ao seu dispositivo, quem subtraiu ou encontrou o seu celular perdido ainda poderá ter acesso aos seus dados.
Por isso, é recomendada a mudança das senhas das redes sociais atreladas ao smartphone, uma vez que assim será necessário inserir os novos dados de login para continuar a usar os seus perfis. Caso o seu aparelho seja Android ou iOS (iPhone), é possível também rastrear e apagar todos os dados do dispositivo de forma remota, acessando os sites das respectivas plataformas aqui (Android) ou aqui (iPhone). Para mais informações sobre essa última opção, acesse os nossos tutoriais disponíveis no cartão acima.
Boa sorte!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários