LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Justiça brasileira também investigará YouTube por coleta de dados de crianças

09 de setembro de 2019 0

O YouTube segue tentando em ter um serviço focado nos pequenos, mas fato é que na maioria dos países em que o Kids existe, ele gera graves problemas ao ir de encontro com legislações visando proteger a criança e o adolescente.

Nos Estados Unidos a gigante de buscas deverá pagar uma multa estimada em US$ 170 milhões após rastrear algumas informações dos menores. E agora, no Brasil, ela será investigada pelo Ministério da Justiça, através da Senacom (Departamento de Defesa do Consumidor do ministério).

Isso porque segundo o órgão o Google estaria rastreando dados como localização, tipo de smartphone ou tablet do usuário e até número de telefone, o que seria usado para segmentar publicidade na plataforma. A gigante de buscas tem 10 dias para responder ao inquérito antes que o mesmo avance para as próximas fases.

O Google optou por não se posicionar publicamente no momento, ao menos no Brasil. Nos EUA, com um processo do mesmo tipo já avançado, a companhia teria firmado o compromisso de mudar suas políticas de privacidade para que fique claro aos pais quais conteúdos da plataforma são direcionados aos pequenos, além de tornar mais claros os termos relativos à obtenção de dados dos menores de 13 anos a eles.

Vale lembrar, o Procon de São Paulo recentemente instituiu uma multa multa à gigante de buscas que chega a quase R$ 10 milhões. O órgão de defesa do consumidor explicita a falta de cláusulas em português brasileiro na hora da aceitação de termos de alguns serviços. Nesse caso, porém, a empresa se defendeu alegando que não é responsável pelos termos de uso de apps e serviços comercializados pela Play Store.

E você, o que acha dessa série de condenações ao Google por como a empresa usa os dados de crianças na plataforma? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Justiça brasileira também investigará YouTube por coleta de dados de crianças
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista