
08 Outubro 2020
26 de setembro de 2019 5
Há alguns anos atrás o problema dos deepfakes parecia uma preocupação para o futuro. Porém, como tudo que envolve o universo da tecnologia, essas preocupações acabam chegando mais rápido do que podemos imaginar, e sim, já existem ferramentas que tornam fácil substituir o rosto de uma pessoa em vídeo, e fazê-la dizer coisas que não disse.
Não precisamos entrar no mérito de como isso é perigoso e poderia elevar o problema das fake news a um novo patamar, o que tornaria especialmente delicado momentos eleitorais, já naturalmente tomados por difamações e ataques gratuitos. Preocupada com o assassinato de reputações, o Google está iniciando um projeto para combater essa vertente das mentiras digitais.
A gigante de buscas criou um banco de dados com vários vídeos de deepfake com o intuito de treinar mecanismos de reconhecimento facial. É como fazer a engenharia reversa dessas ferramentas, usando elas mesmas para alertarem quando um vídeo que viralizar na verdade se tratar de uma dessas montagens.
Ela contratou diversos atores e atrizes para esse projeto, que é integrado ao FaceForensic, encabeçado por uma equipe da Universidade Federico II, em Nápoles. Essa parceria permitirá que os trabalhos do Google sejam potencializados e usados para a criação de ferramentas que visem combater fake news audiovisuais.
Mais detalhes sobre essa parceria podem ser conferidos no blog oficial do Google (em inglês):
Vale lembrar, em 2020 acontecem no Brasil as eleições para prefeitos e vereadores. Os olhos do mundo também deverão se voltar para os Estados Unidos, com a corrida presidencial. O Facebook já avisou que está apertando as regras para publicidade política. Mas a grande pergunta que fica é: que esforços as redes sociais tomarão para evitar a viralização de fake news em seus espaços?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários