
Segurança 03 Jan
16 de janeiro de 2020 0
Em dezembro do ano passado, um dos malwares mais conhecidos – chamado Predator The Thief – passou a oferecer perigos adicionais aos internautas. Ele recebeu nova atualização e passou a contar com mais recursos para roubar informações pessoais dos usuários.
O alerta veio de pesquisadores dos laboratórios FortiGuard, da Fortinet, que descobriram a nova versão do programa malicioso e fez o alerta neste começo de ano. Esta coluna Detetive TudoCelular explica melhor os detalhes a seguir:
De acordo com a empresa especializada em segurança digital, o roubo dos dados sensíveis ocorre por meio de phishing. Esse método de cibercrime funciona por meio de uma “isca” – como já diz o próprio nome, que significa “pescaria”, em tradução livre.
O bandido envia uma mensagem e se passa por alguma empresa ou pessoa, com um link malicioso, que o redireciona para uma página onde pede seus dados e – muitas vezes – baixa algum arquivo infectado em segundo plano – como foi o caso de um vírus espalhado por WhatsApp, já em 2020.
Neste caso específico, a nova versão do Predator The Thief inclui documentos fraudulentos que servem como armadilhas. Entre eles, estão faturas falsas e ferramentas que impedem a detecção por antimalware.
Para conseguir extrair de forma mais fácil as credenciais e os dados privados dos usuários, a atualização do malware foi lançada na dark web. Além disso, os especialistas afirmam que a configuração do servidor de controle de software passou a ficar mais complexo e com mais detalhes, em comparação às versões anteriores.
Outra característica está no tipo de conexão utilizada para os ataques. O Predator The Thief utiliza criptografia em sua rede, a fim de aprimorar sua capacidade de passar sem ser descoberto.
A principal recomendação para não ser vítima do ataque desse malware é manter seus programas e o sistema operacional atualizados. Além disso, é importante manter as macros padrão desativadas e nunca abrir anexos ou links de e-mails com fontes desconhecidas ou suspeitas.
No caso de empresas, a Fortinet afirma que é necessário possuir soluções avançadas e integradas de firewall e filtragem da web.
Você já detectou alguma nova forma de phishing neste ano de 2020? Relate para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários