LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp, Mercado Livre e OLX são notificados por serem usados em golpe de roubo de contas

20 de fevereiro de 2020 2

Se você já usou plataformas como OLX e Mercado Livre provavelmente já se deparou com pessoas que pedem seu número para negociar WhatsApp, não é mesmo? Acontece que muitas vezes a pessoa do outro lado da tela nunca teve interesse em comprar seu produto, mas sim em te aplicar um golpe.

Esses usuários, de posse do número do vendedor, enviam mensagens a partir de um perfil que finge ser o daquela plataforma, e tentam "confirmar" dados cadastrais, incluindo um código de confirmação enviado por SMS. Acontece que esse código nada mais é que o do WhatsApp da vítima, e tão logo o vendedor distraído o repasse, o golpe é consumado com a invasão da conta.

Na maioria das vezes os invasores visam utilizar os contatos da vítima para pedir dinheiro emprestado em nome dela aos amigos e familiares. Golpes como esses tem sido noticiados à exaustão, porque a cada dia estão mais populares.


Visando avisar as plataformas de que estão sendo utilizadas para fins criminosos, o Procon-SP começou a notificar WhatsApp, OLX, Zap e Mercado Livre. O aviso é no sentido de que as plataformas se tornem mais seguras para que esse negócio ilegal seja coibido.

O Mercado Livre confirmou que recebeu a notificação do órgão, mas informou que não exibe dados dos vendedores na plataforma. Toda comunicação acontece sob a moderação da empresa, sem necessidade de uso de ferramentas adicionais. A OLX, por sua vez, avisou que ainda não recebeu a notificação. Vale lembrar que mesmo nessa última o usuário pode impedir que seu telefone celular apareça para os potenciais interessados, e que o negócio seja todo intermediado via o chat do serviço.

O WhatsApp se recusa a comentar episódios judiciais.

Vale lembrar, uma boa maneira de adicionar uma camada adicional de segurança à sua conta é ativar a autenticação em dois fatores. Com ela o usuário configura um PIN de seis dígitos, que é exigido quando uma nova instalação ocorre, mesmo se o usuário digitar corretamente o código de verificação enviado via SMS.

E você, já foi vítima de algum golpista enquanto usava alguma dessas plataformas? Conte para a gente nos comentários!


2

Comentários

WhatsApp, Mercado Livre e OLX são notificados por serem usados em golpe de roubo de contas
  • Existem pessoas que caiem ainda nisso (vizinhos ,parentes etc sempre uma vez no mês recebo de alguém pedindo dinheiro ,virou já rotina) , eles ligam exatamente após anunciar algo nessas plataformas dizendo ser preciso código do SMS para Ativar o serviço de vendas .
    E Ficam 7 dias sem WhatsApp porque eles colocam verificação de duas etapas com e-mail falso .

      • Cai quem quer, é só não passar seu código de Whatsapp pra ninguém. Eu anunciei meu carro no ML e a primeira ligação que recebi foi de um safado que estava lá na penitenciária de Presidente Venceslau. Pediu código, pediu para confirmar dados, pediu número de cartão ou código de segurança, desconfie!

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista