LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Play Store anuncia novas diretrizes para apps que usem localização ou assinaturas recorrentes

16 de abril de 2020 0

O Google Play está implementando novas diretrizes a serem seguidas por desenvolvedores que deverão tornar a vida do usuário mais tranquila.

A primeira delas envolve o uso das permissões de uso único que chegarão com o Android 11. Conforme você viu aqui no TudoCelular, uma das novidades da próxima atualização do SO de código aberto permitirá que os usuários deixem que determinados softwares façam uso uma única vez do acesso a hardware como câmera, microfone, e GPS.

Assim, quem já possui um app publicado na loja virtual do Android terá novembro desse ano para se adaptar a essa novidade, e quem ainda não tem nada publicado por lá, terá que estar familiarizado com esse novo recurso dentro do seu código até agosto, data provável da oficialização do Android 11.

Outra novidade envolve apps que oferecem assinaturas. As novidades chegam para evitar que o usuário caia em pegadinhas e acabe sendo faturado quando levou a crer que não seria.


Por exemplo, a interface dessas aplicações precisará deixar claro por quanto tempo o período de degustação de algum serviço é válido, além de informar que o não cancelamento até a data limite implica no pagamento da assinatura, que poderá ainda acontecer de forma recorrente. Tudo isso deverá ganhar destaque visual, não podendo ficar limitado simplesmente a letras miúdas escondidas no app.

Além disso, agora quando o usuário desinstalar um app no qual tem uma assinatura vinculada, receberá um e-mail o lembrando que a remoção não implica na suspensão da mensalidade, e que a mesma deverá ser cancelada dentro da Play Store.

A partir de junho, também, os apps precisarão deixar claro quando seu funcionamento total depende de uma assinatura. É o caso, por exemplo, do Apple Music, que pode ser baixado gratuitamente, mas que não permite a execução de músicas se o usuário não possuir um pacote assinado.

Vale lembrar, a Play Store é alvo constante de golpes e apps maliciosos principalmente pela falta de curadoria mais cautelosa. Constantemente o Google anuncia novos esforços para retirar essa fama da sua loja virtual, e efetivamente torná-la um espaço mais agradável e seguro ao usuário.

E você, o que acha dessas mudanças? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Play Store anuncia novas diretrizes para apps que usem localização ou assinaturas recorrentes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2