LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Polícia indiana descobre que 13 mil celulares da vivo compartilham o mesmo IMEI

08 de junho de 2020 2

Os números IMEI são muito importantes dentro do mercado de smartphones e tablets. Isso porque eles são identificadores únicos de um aparelho e servem para que operadoras e governos possam identificar dispositivos originais e até mesmo impedir que um celular roubado continue em uso.

Contudo, o que acontece quando mais de 13 mil smartphones compartilham o mesmo número IMEI? É isso que a Polícia de Meerut está investigando na Índia. De acordo com um relatório divulgado nesta semana, a fabricante vivo está sendo acusada de usar um único IMEI em 13.557 celulares.

Um policial precisou reparar seu smartphone vivo após ele apresentar uma série de erros no sistema. Ao recebê-lo de volta, o oficial descobriu que o IMEI tinha sido modificado. Isso foi o suficiente para que a polícia iniciasse a investigação e descobrisse mais de 13 mil telefones com o mesmo número IMEI.


A polícia apresentou queixa e solicitou mais informações da vivo. Por enquanto, a fabricante chinesa não se manifestou sobre o assunto. De toda forma, o policial pediu o bloqueio do IMEI clonado e certamente 13.556 pessoas serão diretamente afetadas pela medida.

Como a fraude de IMEI é crime na Índia desde 2017, não sabemos se a fabricante será punida. Mesmo assim, a empresa tem um histórico problemático no país e essa não é a primeira vez em que um mesmo IMEI é usado em milhares de smartphones.

O Times Of índia lembra que o departamento de polícia de Madhya Pradesh descobriu no ano passado que um mesmo IMEI estava sendo usado por 50 mil smartphones da vivo. O caso foi rastreado e chegou até uma oficina de reparos. A vivo e seus fornecedores também foram acusados de participar do crime, mas o caso ainda não foi julgado.

Vale lembrar que o sentimento anti-China tem crescido na Índia. Por isso, esse novo escândalo tem tudo para abalar ainda mais a imagem da vivo no país. Recentemente, os indianos criaram até mesmo um serviço para remover apps chineses dos seus smartphones.


2

Comentários

Polícia indiana descobre que 13 mil celulares da vivo compartilham o mesmo IMEI
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2