
Economia e mercado 06 Nov
Faltando poucos dias para a esperada Black Friday, a Polícia Federal deflagrou a operação "Replicante" no Rio de Janeiro. De acordo com a PF, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão contra um esquema de fraude e desvio de encomendas dos Correios do RJ.
As investigações indicam que funcionários do Centro de Tratamento de Encomendas de Benfica, maior centro do estado, escolhiam mercadorias de alto valor - celulares e outros eletrônicos - para fazer o desvio para membros da própria organização criminosa.
Para isso, eles colavam etiquetas falsas por cima das verdadeiras com números de rastreio já utilizados. Isso fazia com que essas encomendas acabassem sendo direcionadas aos integrantes do esquema. Assim, elas "desapareciam" do fluxo postal.
Ao fim do esquema, os carteiros dos Correios entregavam as encomendas normalmente sem saber da fraude. A Polícia Federal também revelou que os suspeitos mantinham um grupo de WhatsApp onde conversavam sobre as fraudes e tratavam das vendas dos produtos desviados.
O grupo no mensageiro tinha o sugestivo nome de "Empresas e Negócios". A estimativa é que o esquema tenha gerado um prejuízo de R$ 1 milhão.
Com a deflagração da operação, a PF espera interromper a atividade criminosa antes das compras de fim de ano. Além disso, todos os indiciados devem responder por organização criminosa e peculato.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários