LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Greve dos Correios chega ao fim após assembleia de sindicatos nesta terça (22)

22 de setembro de 2020 49

Após 35 dias desde o início da paralisação, sindicatos em todo o Brasil acabam de declarar o fim da greve dos Correios. A decisão chega após a realização de assembleias na noite desta terça (22), convocadas ainda hoje pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Similares, a FENTECT. As reuniões ocorreram em resposta ao reajuste salarial proposto pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta semana.

Ainda que tenham acatado às decisões do Tribunal, a FENTECT não acredita que o reajuste contempla a categoria, e pretende recorrer. Em nota, José Rivaldo da Silva, secretário-geral da Federação, afirmou que "vamos acreditar na luta sempre e observar o que tem de remédio jurídico para a gente. Perdemos essa batalha, mas muitas ainda virão. Há muitos desafios pela frente, como não deixar a empresa ser vendida".

De acordo com os Correios, a maior parte dos funcionários que aderiu à greve, o correspondente a 92,7% dos trabalhadores, já retornou ao trabalho. A estatal ainda afirmou em nota ter buscado negociar os termos do acordo coletivo “em um esforço para fortalecer as finanças da empresa e preservar sua sustentabilidade”, informando ainda a importância de que acordos do tipo reflitam seu contexto e se adaptem à legislação.


Além do reajuste salarial de 2,6%, a decisão do TST validou a realização da greve, apontando-a como não abusiva, oq eu fará com que apenas metade dos dias da paralisação sejam descontados dos salários dos funcionários, com a outra metade sendo compensada. Das 79 cláusulas do acordo coletivo atual, 50 foram canceladas, com 9 delas oferecidas pelos Correios e 20 sociais, que não trarão custos à empresa, sendo mantidas.

Conforme afirmou a ministra Kátia Arruda, relatora do processo, a estatal demonstrou "absoluta resistência" durante as negociações. "A meu ver, não houve negociação coletiva, porque a meu ver não houve qualquer tipo de cessão dos Correios para atender parcialmente às reivindicações da categoria”. A magistrada afirmou ainda que "A Empresa de Correios e Telégrafos entendeu que não deveria haver nenhum benefício para os trabalhadores, que são o maior capital que ela possui".


A greve dos Correios foi desencadeada após decisão do Superior Tribunal Federal de suspender 70 das 79 cláusulas do acordo coletivo, vigente até 2021, a pedido da empresa. À época, os Correios alegaram não ter estrutura para manter as altas despesas, tendo ainda de "discutir benefícios que foram concedidos em outros momentos e que não condizem com a realidade atual de mercado". Na decisão do TST, a relatora contestou o argumento, apontando para o lucro da companhia no primeiro semestre.

Vale lembrar que a companhia já é alvo de planos de privatização do governo federal. Empresas como Mercado Livre, Amazon e Alibaba já demonstraram interesse na estatal, com a Magazine Luiza sendo mais uma concorrente anunciada pelo ministro das comunicações Fábio Faria posteriormente.


49

Comentários

Greve dos Correios chega ao fim após assembleia de sindicatos nesta terça (22)
  • amem, espero a chegada da minha encomenda

      • Ficaram com medinho da Amazon.. kkkk

          • Quem não apoia a privatização nunca usou os correios, só pode. "ain o preço vai aumentar", eles dizem. Oq esses xeroques romes não veem é q a tendência é o preço ir diminuindo. Ainda mais se o governo fdp parar de atrapalhar

              • Os Retardado que apoia privatização de tudo e pior doença atual do país.

                  • Privatização jaaaaaa!!!!!

                    • Agora vai .

                        • Que legal agora meu pacote vem.

                            • Essa gente que comenta aqui só pode ter retardo, os carteiros passando um trabalho do caralho, ninguém quer entregar no país todo...
                              Os correios tem inúmeros problemas por questões políticas e ninguém vê isso. Quem se fode são os trabalhadores. Você gostaria que diminuíssem seu salário?
                              Vão se tratar.

                                • Sem contar que o sucateamento da empresa parece coisa proposital pra convencer o público da "necessofade" de privatização.
                                  Tem é muita pedra nesse angú.

                                    • Comentário mais imbecil do post inteiro, nem vou comentar. PRIVATIZAÇÃO JÁ

                                      • Já trabalhei de Carteiro nos correios, era terceirizado e temporário. Conheci carteiros que iam pra casa dormi, que rasgavam cartas que já tinham passado a validade, tipo conta de luz já vencida, que colocavam atestado médico atrás do outro. Claro que conheci que fizesse o trabalho corretor, mas vão por mim, tem mais carteiro filho da ****, que aquele que quer trabalha corretor. Eu ganhei muitas dicas, Tipo sedex: Se eu fosse a uma casa, a pessoa não responde se, carteiro concursado aconselhava só ir na terceira tentativa. Pois são três tentativas, se ninguém responder devolve ao remetente. Então eu ia na primeira, na segunda nem ia já dava o famoso que todo mundo conhece: Ausente, só ia na terceira tentativa se não atende se, terceiro ausente, tchau! E mais, mora em área de risco, não tem obrigação de entregar, choveu pode dar ausente ou chuva forte, mesmo aquela fina. Isso os carteiros concursados que me ensinaram, só trabalhando lá dentro para saber como é. Por isso compro pela internet lojas que tenha opção por empresas terceirizadas como entrega pela Azul. Eu mesmo tô esperando a 1 mês e meio chegar o cartão do banco, que infelizmente vem pelos correios. E aqui onde moro, mesmo muito longe da comunidade e denominado área de risco.

                                        • 1- são pagos para entregarem onde for e isso quando vão
                                          2- não está contente com o salário? Mude de emprego
                                          3- o consumidor paga caro pelo serviço prestado
                                          4- o consumidor não tem que ser prejudicado por problemas políticos
                                          5- governo não dá incentivo para logística privada
                                          6- funcionários privados não tem mordomias, ou trabalham ou demissão
                                          7- funcionários dos correios em sua grande maioria não respeitam a estatal o que configura desrespeito com o seu dinheiro, seu imposto pago. Depreciam o patrimônio público e prestam um péssimo serviço porque tem garantias.
                                          8- privatização não é a melhor a solução, mas, para este caso, é a única

                                            • 1 - Empresas privadas nunca aceitaria perder dinheiro para entregar no interior do Acre.2 - Eles estudaram e passaram em concurso público para isso, você gostaria de que diminuíssem teu salário da noite pro dia?3 - O consumidor para barato em comparação com qualquer outra logística de entregas, nenhuma bate os preços dos correios.
                                              4 - O consumidor escolhe seus governantes através do voto, se ele é prejudicado pelo governo, basta reivindicar seus direitos.
                                              5 - O governo também não dá incentivo nenhum aos correios, aliás retira o incentivo, vide situação atual.
                                              6 - Funcionários dos correios trabalham tanto quanto funcionários privados, a diferença é que algumas regras pra eles são diferentes o que poderia mudar, a situação insalubre deles é extremamente cansativa.7 - Já visitou um CDD para verificar a rotina de trabalho? Muitas coisas acumuladas, não tem efetivo pra dar conta, funcionários que se aposentaram não foram substituídos, sem concurso há anos...
                                              8 - Privatizar é entregar para uma empresa não fazer a metade que os correios fazem. Nenhuma empresa irá cumprir com as entregas em todo país, não é rentável. O preço irá subir ainda mais e você verá que comprar suas coisinhas na internet virará um inferno

                                              • Enquanto milhões desempregados, só existem os funcionários dos correios que estão sendo injustiçados pela maldosa economia dos ricos né? E as pessoas que trabalham em logísticas? Até cambistas é pessoas que vendem em barraquinhas nas ruas precisam de seus produtos pra sobreviver. Mas os mais injustiças são os grevistas que mesmo coçando saco recebem salário oh dó dos funcionários dos correios né? E Nós que somos os que sofrem pelo greve dos correios que somos os vilão dos que mesmo(correios) diante de uma grave crise declararam greve sem considerar o estado de calamidade.
                                                O que falta em muita gente é empatia ao próximo. Nego só pensa no próprio umbigo, aí quando aperta sai acusando os outros pelo seu próprio egoismo

                                                • Não sei que tipo de lavagem cerebral fez esse povo ter empatia por quem ganha 100, 1000x vezes o salário deles e cagar pra quem luta pra sobreviver assim como os mesmos. Zero consciência de classe

                                                • A greve é um direito dos trabalhadores, mas as estatais precisam ser privatizadas, só assim para o país ir pra frente.

                                                  • Notícia maravilhosa, e que entreguem logo o meu pacote.

                                                    • Ate que fim

                                                        • Ficaram com medo da comoção popular a favor da sua privatização. Espero que minhas encomendas cheguem entactas

                                                          Android

                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                          Android

                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                          Windows

                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                          Economia e mercado

                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista