LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android: boletim de atualizações de segurança para o mês de abril já está disponível

05 de abril de 2021 0

Desde 2015, o Google publica boletins de segurança mensais para o sistema Android, consistindo em patches e atualizações que visam corrigir falhas graves que costumam surgir e comprometer a estrutura do sistema operacional, bem como o hardware sobre o qual é executado. Vale lembrar que o patch é fornecido pelo próprio Android, e não pela fabricante do seu smartphone. Portanto, mesmo que você tenha recebido atualizações adiantadas de sua fabricante, não deixe de verificar a segurança do próprio sistema.

No boletim de abril, foram descobertas vulnerabilidades em componentes de código-aberto do sistema (AOSP), como o Android Framework, cujo mau funcionamento pode acarretar em bugs ou até sérios problemas de segurança, bem como falhas em componentes de código-fechado, como os processadores do dispositivo. Geralmente, o documento não detalha especificamente o que é afetado e como o patch de segurança do mês vai agir para corrigir os problemas, porém é possível entender alguns aspectos explicados pela própria página do sistema.

Entre as falhas mais graves, está a possibilidade de um aplicativo ter acesso a informações e componentes do aparelho, mesmo que as permissões tenham sido negadas pelo usuário. Também foram descobertas vulnerabilidades nos componentes da MediaTek e Qualcomm, cujos níveis de gravidade foram avaliados pelas próprias fabricantes.

Os patches chegam aos smartphones sob a nomenclatura "AAAA-MM-XX", onde "AAAA" é o ano em questão, seguido pelos meses e "X" representando o tipo de patch — 01 para patches de correções específicas do sistema Android e 05 para patches de fornecedores, como drivers, componentes e outros.

Patches do Google Pixel

No boletim do mês, o Google ressaltou correções necessárias especialmente para seu smartphone próprio. Entre elas, o aprimoramento da qualidade oferecida pelos sensores da câmera quando executadas em apps de terceiros, assim como otimizações de desempenho para determinados jogos e apps. Confira na tabela abaixo:

Categoria Correções Dispositivos
Câmera Correções para a qualidade da câmera em apps de terceiros.

Pixel 4a (5G) e Pixel 5.

Conexão Correção do bug que fazia dispositivo parecer off-line quando conectado a uma VPN.

Pixel 3 / XL; Pixel 3a / XL; Pixel 4 / XL; Pixel 4a / Pixel 4a 5G e Pixel 5.

Desempenho Otimização de desempenho para certos apps e jogos de alta demanda gráfica. Pixel 4a (5G) e Pixel 5.
Sistema Correção do bug que fazia o sistema travar no logotipo do Google ao ligar. Pixel 4 / XL; Pixel 4a; Pixel 4a 5G e Pixel 5.
Interface Correção do bug na grade da tela inicial. Pixel 3 / XL; Pixel 3a / XL; Pixel 4 / XL e Pixel 4a.

Para verificar se o seu smartphone já recebeu o patch de segurança do mês de abril, vá até as Configurações, procure por "Segurança" e verifique se o seu dispositivo está atualizado e os patches "2021-04-01" e "2021-04-05" foram instalados.

Vale lembrar que os updates mencionados se direcionam apenas ao Android 10 e versões posteriores.


0

Comentários

Android: boletim de atualizações de segurança para o mês de abril já está disponível
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020