LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp tem "brecha" que é usada por stalkers para descobrir com quem você conversa

15 de abril de 2021 15

Após pesquisadores revelarem uma brecha que pode bloquear a conta de qualquer pessoa no WhatsApp, uma nova "vulnerabilidade" está sendo explorada por "cyberstalkers". O método funciona de maneira relativamente simples e é algo que não pode ser considerado uma falha de segurança.

Como sabemos, o WhatsApp não permite ao usuário ocultar seu status online. Assim, mesmo que um contato não esteja na sua lista, ele pode ver que você está online. Esse é um padrão desenvolvido pelo mensageiro e que ainda não pode ser mudado nas configurações de privacidade.

Se aproveitando dessa característica do WhatsApp, desenvolvedores criaram apps que permitem "rastrear" os hábitos das vítimas. Um exemplo disso é o "WhatsApp Online Status Tracker". O serviço foi descoberto pelo pessoal do Traced.

Ao entrar no site ou no app, o usuário pode inserir o número da vítima e de outra pessoa que deseja monitorar. Assim, o stalker consegue observar quando as duas pessoas estão conversando usando apenas o cruzamento do status online.
Aplicativo cruza dados usando apenas o status online para que o stalker consiga deduzir se duas pessoas estão conversando.

O serviço também oferece uma versão onde o stalker pode monitorar por quanto tempo as vítimas ficaram conversando, quando os status online começaram e terminaram, além de cruzar todas as informações automaticamente em uma tabela.

O truque é simples, mas pode ser usado por stalkers ou até mesmo por pessoas inconformadas com o fim de um relacionamento e que suspeitam de uma traição.

O ponto mais curioso é que alguns desses aplicativos estão disponíveis na Play Store e acabaram escapando do monitoramento do Google.

Provavelmente, a gigante das buscas não considerou o app um malware porque ele não é instalado no celular da vítima e usa um método "legítimo" para o rastreamento de usuários.

Por enquanto, o WhatsApp não se manifestou. De toda forma, não há como se proteger de stalkers neste caso, isso porque embora possa ocultar o "visto por último", o usuário não tem controle para o status "online".

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: Facebook.inc

Preço: Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


15

Comentários

WhatsApp tem "brecha" que é usada por stalkers para descobrir com quem você conversa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista