
Economia e mercado 14 Mai
Atualização (17/05/21) - JB
Além de tentar tranquilizar seus usuários quando o assunto é privacidade, o WhatsApp também tem trabalhado para encurtar o tempo para que as mensagens autodestrutivas sumam. No entanto, o mensageiro não quer parar por aí.
Isso porque uma descoberta do pessoal do WABetaInfo revelou que o aplicativo também trabalha para converter as mensagens temporárias em uma espécie de modo permanente. Claro que isso deve ficar a critério do próprio usuário.
Em uma versão mais recente da compilação beta, o WABetaInfo descobriu que o WhatsApp adicionou uma nova opção nas configurações de privacidade que ativa as mensagens autodestrutivas em todos os chats ao mesmo tempo.
Ao ativar o “Modo Desaparecimento” (Disappearing Mode) nos ajustes do WhatsApp, todos os chats criados a partir deste momento terão o recurso de mensagens temporárias já ativado.
Ao tornar o recurso universal, o WhatsApp poupa o trabalho do usuário de ter que ativar as mensagens temporárias em chats individuais. Assim, tudo o que for enviado poderá ser apagado automaticamente em até 24 horas.
Por enquanto, ainda não há previsão para que o recurso seja liberado para todos os usuários da versão estável do mensageiro. Mesmo assim, essa funcionalidade é uma ótima alternativa para quem utiliza as mensagens temporárias com frequência.
Atualização (26/04/21) - JB
Não é novidade para ninguém que o WhatsApp vem aprimorando alguns recursos voltados para quem deseja ter mais privacidade. Na última semana, vimos que o mensageiro está se preparando para liberar o envio de fotos e vídeos autodestrutivos.
Além disso, rumores anteriores já mostravam que o aplicativo também irá encurtar o tempo que uma mensagem de texto pode ficar disponível para o usuário. Agora, segundo o pessoal do WABetaInfo, a novidade já está sendo implementada no público beta.
Assim, as mensagens de texto autodestrutivas poderão ser apagadas automaticamente em 24 horas. Veja abaixo que a opção já pode ser acessada nas configurações:
Por enquanto, ainda não há uma data exata para que a novidade seja liberada na versão pública. De toda forma, o recurso já está disponível para quem usa a versão beta do mensageiro no Android.
Além disso, o WABetaInfo também informa que em breve a funcionalidade poderá ser acessada no iOS.
Atualização (13/04/21) - JB
Apesar de já contar com um recurso de mensagens autodestrutivas, o WhatsApp pretende melhorar a funcionalidade ao encurtar o tempo necessário para que elas sumam do histórico. Recentemente, vimos que o mensageiro pode diminuir o prazo de 7 dias para 24 horas.
Agora, de acordo com o pessoal do WABetaInfo, o recurso também deve ser levado para os grupos. A mudança já está presente na versão beta do WhatsApp, sendo que qualquer membro poderá definir o prazo para que as mensagens sumam do histórico.
O administrador ainda continuará tendo um papel fundamental: ele decidirá se permite ou não que aquele grupo tenha conversas autodestrutivas.
As opções disponíveis para o administrador são:
Por enquanto, a novidade só está disponível na versão beta 2.21.8.7. No entanto, a distribuição do recurso está acontecendo de maneira lenta e gradual. Por isso, salientamos que tudo pode demorar um pouco mais para aparecer no seu smartphone.
É importante salientar que as mensagens autodestrutivas em grupos ainda seguem o formato de 7 dias.
Texto original (07/03/21)
Depois de liberar chamadas de voz e vídeo na sua versão desktop e permitir que usuários importem figurinhas animadas, o WhatsApp iniciou os testes com o envio de imagens autodestrutivas.
No entanto, se engana quem acha que o mensageiro quer parar por aí. De acordo com informações reveladas pelo pessoal do WABetaInfo, o mensageiro também deve modificar o recurso de mensagens autodestrutivas.
Atualmente, o WhatsApp já oferece uma opção para que tudo seja apagado após sete dias. Com a atualização, esse prazo será diminuído para apenas 24 horas.
Ao reduzir o prazo de exclusão, o WhatsApp acaba atendendo a um pedido dos usuários, que reclamam do prazo muito longo para a exclusão total das conversas. Além disso, o mensageiro também deixa a sua plataforma mais dinâmica.
Por enquanto, apesar dos testes, ainda não há uma data exata para que a novidade seja disponibilizada ao público do canal estável do app. De toda forma, a funcionalidade mostra que o WhatsApp está de olho em um dos principais recursos que tornou o Snapchat muito popular.
Você já usa as mensagens autodestrutivas? A redução do prazo de exclusão será boa? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.
WhatsApp Messenger
Desenvolvedor: Facebook.inc
Preço: Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários