LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Um a cada oito celulares Android usados no Brasil está contaminado com malware

21 de abril de 2021 35

O aumento na utilização de dispositivos móveis ao longo da pandemia do novo coronavírus tem gerado também uma alta no número de celulares infectados por malware. Ao menos, é o que indica um levantamento feito pela Upstream.

Os dados da desenvolvedora da plataforma Secure-D mostram que um a cada oito smartphones com o sistema Android usados para transações no Brasil está contaminado com algum malware. Além disso, cerca de 96% das movimentações feitas no país foram bloqueadas por caracterizar fraude. Elas estariam ligadas a 12 mil apps maliciosos presentes na Google Play Store e em lojas de fabricantes de smartphones.

Um dos casos entre as 449 milhões de transações mobile em 2020 consistiu em um brasileiro que teve seu dispositivo usado em 15,9 mil tentativas de compras indevidas no período de um mês. O responsável por isso teria sido o aplicativo Best QR Code Scanner.

Já na lista de aplicações com o maior número de transações suspeitas, o líder é o Snaptube – 37.022.358 bloqueios em 8.613.317 dispositivos infectados –, seguido por Meizu Safe (18.373.201 e 9.877), AppCake (10.008.431 e 78.596), Young Tunes (4.629.400 e 155.679) e Young Radio (3.157.442 e 121.237).

Mundo e comportamento

Ao nível global, quem leva como o aplicativo que realizou mais transações fraudulentas foi o FM Radio, com 99,8 milhões de ações bloqueadas. Apesar de muitos serem encontrados na loja oficial para Android, a pesquisa encontrou que 71% dos apps maliciosos são distribuídos por outros catálogos

O estudo da Upstream considerou mais de um bilhão de transações mobile processadas pela plataforma, por 35 operadoras em um total de 23 países. As análises aconteceram de maneira anônima em 840 milhões de usuários.

Qual é a sua avaliação a respeito de mais este levantamento de segurança? Deixe sua opinião para a gente nos comentários abaixo.


35

Comentários

Cuidado! Um a cada oito celulares Android usados no Brasil está contaminado com malware
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista