
11 Novembro 2021
O spyware Pegasus, criado pela empresa de vigilância cibernética israelense NSO Group, foi usado para atingir ativistas de direitos humanos, advogados, jornalistas e políticos e foi vinculado a agressões e assassinatos de dissidentes; sua ação do spyware teve papel crucial na execução de um jornalista saudita.
O iMessage, app do iOS, é citado como o principal vetor de entrada do vírus, que conseguiria até se infiltrar no sistema por uma simples mensagem ou ligação, sem necessidade de uma falsa interação com o usuário. Inclusive a Apple está sob pressão para melhorar a segurança do iPhone por conta disso.
As chances de um “usuário qualquer” de um iPhone ou do Android ser afetado são muito baixas. Mesmo assim, se você está preocupado com a situação, existe uma maneira de verificar se ele está infectado — ou, pelo menos, checar alguns sinais indicadores disso.
Há uma ferramenta projetada para ajudá-lo a verificar, o Mobile Verification Toolkit, ou MVT, que funciona em dispositivos iPhones e Android. A má notícia é que não é um processo muito simples.
O MVT permitirá que você faça um backup completo do iPhone e detecte quaisquer indicadores de comprometimento (IOCs) conhecidos por serem usados pela NSO para alocar o Pegasus.
Alguns desses indicadores são, por exemplo, nomes de domínio usados na infraestrutura da NSO, que podem ser enviados por mensagem de texto ou e-mail. Se você tiver um backup criptografado do iPhone, também pode usar MVT para descriptografar o backup sem ter que fazer uma nova cópia.
Vestígios forenses são mais facilmente encontrados em iPhones do que em dispositivos Android, o que torna a detecção mais fácil via iOS. É possível verificar telefones Android, mas com muitos mais falsos negativos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários