Tech 03 Nov
O grupo fail0verflow, que ficou famoso por ser o primeiro a contornar as medidas de segurança do PS3 em 2010, postou um tweet esta semana indicando que eles podem ter conseguido uma outra façanha. O post veio acompanhado por uma captura de tela que parecia mostrar as root keys do PS5.
Caso você não saiba, isso indica que o grupo conseguiu acessar as chaves de registro no sistema do console, fazendo com que eles consigam encontrar uma forma de desbloquear o PS5 para rodar jogos de forma ilegal.
O acesso às chaves foi confirmado em um outro tuíte que dizia: “Obtivemos todas as root keys do PS5 (simétricas). Todas elas podem ser obtidos a partir do software - incluindo a root key do console, se você procurar bastante. ”
Encontrar as root keys pode ser uma das primeiras etapas para "desbloquear" um console, mas a descoberta do fail0verflow não significa que o PS5 já foi totalmente comprometido.
As root keys simétricas permitem que os hackers descriptografem arquivos, incluindo firmware, o que significa que os hackers podem tentar fazer a engenharia reversa e procurar brechas que podem ser usadas para executar código não assinado no console.
O grupo também afirma que pode não ser tão fácil assim para que a Sony reverta o processo com uma atualização do sistema. Quando outro usuário do Twitter perguntou se as root keys poderiam ser 'alteradas' facilmente, o grupo simplesmente respondeu: “Não”.
Translation: We got all (symmetric) ps5 root keys. They can all be obtained from software - including per-console root key, if you look hard enough! https://t.co/ulbq4LOWW0
— fail0verflow (@fail0verflow) November 8, 2021
Em notícias relacionadas, o hacker da Sony, Andy Nguyen, postou um tuíte ontem que parecia mostrar que ele tinha sido capaz de ativar as configurações de depuração em um PS5.
No entanto, ele rapidamente eliminou qualquer esperança de compartilhar o processo ao escrever: “Não há planos de divulgação".
Você acha que teremos um desbloqueio para o PS5 em breve?
Comentários