
Economia e mercado 15 Out
10 de novembro de 2021 8
O governo federal vai integrar a base de dados biométricos da Polícia Federal à plataforma Conecta Gov. Com isso, as informações devem ficar disponíveis na autenticação de identidade digital, disponível pelo Gov.br, o app de serviços da administração pública.
O sistema utilizado é a Solução Automatizada de Identificação Biométrica (ABIS), adquirida em julho deste ano pela Polícia Federal. A tecnologia é uma evolução do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (AFIS), em uso há 16 anos na PF com um total de 22,2 milhões de impressões digitais armazenadas.
A implementação da base de dados biométrica é polêmica em diversos países. Na Europa, uma autoridade solicitou o banimento da identificação biométrica facial para proteger os dados dos cidadãos. No Brasil, 12 entidades enviaram ofício enviado à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) pedindo a suspensão do ABIS e a instauração de um inquérito para avaliar a legalidade do sistema.
O objetivo inicial do banco de dados é ajudar na investigação de crimes e desaparecimentos e unificar dados das secretarias de segurança pública estaduais. Outras funções são o controle de emissão de passaportes, registro de estrangeiros e certidão de antecedentes.
Além de permitir a validação para assinaturas digitais fornecidas pela plataforma governamental, o batimento de digitais e o reconhecimento facial, o ABIS será utilizado no sistema de prova de vida digital do INSS, que também começou a ser usado pelo Judiciário com a adesão do TST.
O sistema ABIS tem capacidade de armazenar dados de 50,2 milhões de pessoas em 48 meses e, com o tempo, poderá integrar outros modelos de identificação biométrica, como íris e voz. Eventuais expansões posteriores poderão elevar a quantidade de dados a 200 milhões de pessoas.
Qual sua opinião sobre a implementação do sistema ABIS? Fale sobre o assunto nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários