LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aparelhos IoT com Linux viram alvo de malware e infecções aumentam em 35%

18 de janeiro de 2022 13

O número de dispositivos com o sistema operacional Linux infectados por malware aumentou em 35% durante 2021, em comparação com 2020. A situação é mais comum entre dispositivos do tipo “Internet das coisas” (ou IoT, na sigla em inglês).

Aparelhos IoT com Linux são extremamente vulneráveis a ameaças. Nem sempre as fabricantes prestam o suporte adequado a essas máquinas, e há usuários que optam por produtos de origem duvidosa.

A Anatel encontrou malware em TV Boxes não homologados e, recentemente, uma falha de segurança da Realtek expôs quase 1 milhão de dispositivos a ameaças.

Os malwares mais utilizados pelos hackers foram o XorDDoS, o Mirai e o Moz, que representam juntos 22% dos ataques observados em 2021. Todos têm como objetivo reunir dispositivos conectados em botnets e usá-los em ataques de negação de serviço – também conhecidos como DDoS.

Além do DDoS, os dispositivos Linux IoT são recrutados para minerar criptomoedas, facilitar campanhas de spam via e-mail, agir como servidores de comando e controle ou até mesmo serem utilizados como pontos de entrada em redes corporativas.

O crescimento dos ataques a sistemas que usam Linux não é recente; a tendência é que eles se tornem ainda mais comuns.

Duas das mais populares linhagens de malware tiveram altas impressionantes no ano passado. A XorDDoS cresceu 123% entre as amostras, mas a Mozi surpreendeu ainda mais com um crescimento explosivo: o malware se tornou dez vezes mais comum.

Já a Mirai, que existe há alguns anos com código aberto, deu origem a variantes como Sora, IZIH9 e Rekai, que também registraram crescimento de 33%, 39% e 83% em 2021, respectivamente.

O crescimento dos ataques a sistemas que usam Linux não é recente; a tendência é que eles se tornem ainda mais comuns. Em 2020 houve um aumento de 40% nas famílias de malware voltadas para o sistema operacional do pinguim. Entre 2010 e 2020, o número de famílias passou de 9 para 56, uma subida de 600%.


13

Comentários

Aparelhos IoT com Linux viram alvo de malware e infecções aumentam em 35%
  • 9 para 56 em dez anos, mais um artigo estupido, aumentou não sei quanto em percentagem, mas em números absolutos, corresponde a 0.0001% dos utilizadores lol

      • Galera,uma coisa nada a ver com essa notícia:
        Ces viram o APK do Exagear com Virtio GPU? Pra qm n sabe oq é isso,eu vou resumir:Exagear é um emulador de Linux(Ubuntu X86),pra Android.E esse Linux dele roda o Wine,que é uma camada de compatibilidade que faz com que apps Windows funcionem.
        Esse APK que falei no começo,é uma modificação que traz um novo render gráfico que é mais rápido que o comum de outros apks do Exagear,e os gringos dizem q só funciona em Adreno 630 ou superior,mas eu n sei se isso é verdade,porém já conseguiram rodar GTA 4 nele,se quiser saber mais pesquisa no yt.

          • Uma vez eu li um artigo sobre isso, o Linux ele dá uma impressão que é mais seguro, mas a questão é, o Windows sempre foi o sistema alvo por ser o mais usado, assim como o Android é o mais usado e é o sistema alvo dos Crackers, esta coisa de dizer que o Linux é mais seguro é balela, como possui poucos usuários comuns usando ele, o Crackers o ignora.

              • Interessante....
                O problema desses malware, é que não atualizam o sistema, ficam entre 5 a 10 anos com o mesmo sistema operacional e não atualizam, se mantivessem atualizados, nunca teriam malware....

                  • KKKKkkkkKKK FICO IMAGINANDO OS USUARIOS DE LINUX DIZENDO QUE É MAIS SEGURO E QUE NAO TEM VIRUS IGUAL NO WINDOWS KKKKKKkkkkKK AÍ QUE DELICIAAA. Ps.: E AGORA LINUS TORVALDS ?? KKKK

                      • No Linux não precisa pagar pra usar ele

                          • Todo sistema é vulnerável a virus, mas o artigo se refere aos sistemas IoT, não computadores comuns. Geralmente esses sistemas nunca são atualizados por anos e anos.

                              • Isso mesmo, existem fabricantes que nunca atualizam o sistema desses aparelhos, geralmente são marcas menores no mercado mundial, que lançam produtos no mercado e depois abandona

                                • Todo mundo que usa a internet está sujeito a ser infectado por vírus, não importa o sistema operacional. Claro que Windows e Android são muito mais propensos a vírus, devido serem sistemas líderes em cada seguimento e por isso são muito mais visados pelos hackers para terem o maior número possível de vítimas. Uso windows desde o 95 e uso o Android, mais tbm uso o Linux, e não há como negar que realmente sistemas Linux, Mac, IOS e iPad OS são sim mais seguros, mais acima de tudo a maior segurança vem do usuário, de manter seu sistema operacional sempre atualizado, seja windows, Linux Mac ou que for, e saber onde navegar na internet.
                                  Minutos atrás baixei e instalei uma atualização crítica de segurança para o windows 10 que li numa reportagem em outro site de tecnologia. Espero que você já tenha feito o mesmo no seu Pc

                                    • Mais os trolls que usam Linux (Desktop), sem tem, ou melhor tinha o lema. "Linux é imune a vírus e a invasão". Então é apenas mais um sistema. Diferente do windows é bem limitado e pouco relevante.

                                        • Não concordo com você mais não posso nem te criticar pq eu era assim tbm até um ano atrás, pois eu não conhecia o mundo Linux, apenas ouvia falar. Uso windows 10 e Ubuntu em dual boot e gosto de ambos. Linux no Desktop não é bem limitado e nem pouco relevante. Praticamente hoje em dia uso o windows 10 somente para jogar de vez em quando, e uso muito mais o Ubuntu para estudar e trabalhar. Sempre houve vírus para tudo que é sistema operacional, e outros que afetam qualquer aparelho, independente do sistema, basta clicar no link de um email fake, por exemplo.
                                          Desde o segundo semestre de 2020 decidi quê, além de consumir tecnologia eu quero aprender a criar, desenvolver novas tecnologias e por isso passei a buscar conhecer melhor as vantagens de cada sistema operacional de cada tipo de aparelho que costumamos usar, no caso da matéria, LoT. Tal conhecimento abriu a mente para inúmeras possibilidades e tbm abriu muitas portas de oportunidades sensacionais. Vale a pena.
                                          O windows 10 é muito bom mais não se limite apenas a ele

                                        • Acho que todo mundo pensou isso, até aos usuários de Linux.

                                          • vao ter que tomar vacina agora

                                              Android

                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                              Android

                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                              Windows

                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                              Economia e mercado

                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista