LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CEO da Apple, Tim Cook volta a criticar instalação de aplicativos por fora da loja do iPhone

13 de abril de 2022 2

Tim Cook, CEO da Apple, voltou a criticar a prática de “sideloading” e reafirmou os possíveis riscos da instalação de software que não está disponível na loja oficial de aplicativos do iPhone, iPad e outros produtos da fabricante. Segundo o executivo, essa técnica abriria brechas para hackers por driblar as políticas de segurança da App Store.

As afirmações foram feitas durante sua palestra à International Association of Privacy Professionals (IAPP ou “Associação Internacional de Profissinais da Privacidade”) na última terça-feira (12). Cook também voltou a pregar contra o projeto de lei “Open App Markets Act” em tramitação no Estados Unidos. Entenda o caso a seguir.

Tim Cook mantém sua opinião contra o Open App Markets Act (Imagem: Reprodução)

O Open App Markets Act é um projeto legislativo em prol da concorrência de mercado. O texto antitruste mira a Apple e o Google, especificamente, de modo que impeça as gigantes tecnológicas de desempenharem “práticas anticompetitivas no mercado de aplicativos” através da App Store e Play Store, conformem explicam os autores.

O líder da Apple acredita que caso a legislação seja aprovada, “empresas famintas por dados de usuários poderiam desviar das regras de privacidade, e novamente rastrear usuários contra suas vontades”. Embora acredite que a concorrência seja um fator benéfico para a economia geral, várias companhias poderiam ver brechas para explorar usuários.

[Aqueles que apoiam o projeto de lei] argumentam que nenhum dano ocorreria por dar às pessoas uma escolha. Mas tirar uma opção mais segura deixará os usuários com menos escolha, não mais. E quando as empresas decidirem abandonar a App Store porque querem explorar dados do usuário, isso pode pressionar as pessoas a se envolverem com lojas alternativas em que sua privacidade pode não estar protegidas.

Tim Cook

CEO da Apple

A Epic Games e Microsoft estão entre os nomes proativos na argumentação a favor do Open App Markets Act. A plataforma de jogos, por si, tem um histórico judicial da mesma natureza com a Apple, afirmando que a comissão de 30% sobre compras realizadas na App Store é extremamente abusiva — seja para pequenos ou grandes desenvolvedores.

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Comente abaixo!

Veja mais!

O Apple iPhone 13 está disponível na Amazon por R$ 3.329. Para ver as outras 38 ofertas clique aqui.
(atualizado em 12 de agosto de 2025, às 12:22)

2

Comentários

CEO da Apple, Tim Cook volta a criticar instalação de aplicativos por fora da loja do iPhone
  • Falar que dar escolha ao usuário diminui suas escolhas é a coisa mais sem sentido que já li em muito tempo... Isso é coisa de lobby player e/ou ditadura, aquela velha história de "vc não sabe fazer escolhas, deixa que a gente faz por você".
    Se um app for pra um local men's o seguro, ele vai parar de ser usado e vai ter que se readaptar, é a lei básica do mercado, isso aí é só conversa de lobbysta.

      • ele não está errado, o iOS, iPadOS, macOS e watchOS só são seguros porque não dá pra gente instalar NADA sem a segurança da App Store

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Especiais

          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

          Software

          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2