LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft descobre malware que assina serviços pagos sem autorização de usuários no Android

04 de julho de 2022 3

A Microsoft publicou em seu blog de cibersegurança suas descobertas em torno de uma nova campanha de malware que afeta os usuários do Android. Na última semana, a big tech revelou os detalhes das fraudes cometidas, tais que são caracterizadas pela assinatura indevida de serviços pagos utilizando a conta telefônica das vítimas.

Os golpes exploram o sistema de pagamento do protocolo WAP, utilizando o saldo e crédito das vítimas para assinarem serviços premium sem que percebam. Para isso, o malware em questão visita uma página web em segundo plano e realiza assinaturas utilizando injeção de códigos sem a necessidade de interação do usuário.

(Imagem: Reprodução)

Antes de acessar a página para assinar o conteúdo pago em segundo plano, o malware desativa a conexão Wi-Fi, permitindo que a assinatura seja efetuada diretamente através da operadora de telefonia da vítima utilizando sua conta telefônica.

Os golpistas confirmam o pagamento ao interceptarem as mensagens de SMS com o código de autenticação OTP. Para evitar rastros e prevenir que a vítima perceba a fraude, investigue e cancele a assinatura, o malware apaga as notificações recebidas no processo.

É possível que os usuários com mais experiência descubram a fraude com a chegada da fatura ou ao perceberem a falta de saldo em seu plano recarregável, mas não é incomum que outros sequer percebam a diferença, especialmente em casos de planos de valores mais baixos ou pouco controle sobre as próprias finanças.

A recomendação para prevenir o golpe é evitar a instalação de apps que não estejam disponíveis na Google Play Store. Algumas fabricantes de celulares analisam a possibilidade de bloquear os arquivos APKs no Android, mas essa ainda é uma prática de interesse para desenvolvedores e entusiastas.


3

Comentários

Microsoft descobre malware que assina serviços pagos sem autorização de usuários no Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista