
Segurança 25 Abr
29 de abril de 2024 51
As sanções que os Estados Unidos tem aplicado contra empresas chinesas não devem travar a economia local ou o desenvolvimento chinês. A fala do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chamou a atenção da imprensa global após uma passagem rápida por Pequim.
Segundo o secretário da administração Biden, por mais que os EUA vetem o envio de chips avançados para a China ou maquinário para produzi-los, a intenção do país é de apenas "proteger a sua segurança nacional".
Citando como exemplo Intel e Qualcomm, Blinken disse que essas empresas podem continuar vendendo seus chips para a China porque eles são estritamente comerciais e não podem ser usados para processamento avançado de IA. Ou seja, algo diferente do que acontece com a NVIDIA.
O secretário também comentou o lançamento de um notebook Huawei com chip Intel para processamento de IA:
Vi que a Huawei acabou de lançar um novo laptop que se gabava de ser capaz de rodar IA, que usa um chip Intel. Acho que isso demonstra que o que estamos focados apenas em sancionar tecnologia mais sensível que pode representar uma ameaça à nossa segurança. Não estamos focados em cortar o comércio, nem em conter ou segurar a China.
No entanto, o Blinken não quis responder porque licenças semelhantes não são concedidas para AMD ou MediaTek, uma vez que as empresas estão há anos esperando uma oportunidade de vender seus chips para a Huawei, por exemplo.
Além disso, por mais que os EUA neguem o esforço para conter a China, nesta semana uma desmontagem revelou que a Huawei está cada vez mais próxima de atingir a autossuficiência na produção de smartphones.
Ou seja, o processo de separação das cadeias tecnológicas segue acontecendo e há temores de que os EUA comecem a interferir na arquitetura RISC-V, que é muito usada pelos chineses em seus chips.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários