LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Play Store voltará a exibir lista de permissões que apps exigem

21 de julho de 2022 0

Atualização (21/7/2022) - HA

Dias após deixar de exibir lista de permissões que apps exigem no Google Play Store, a empresa decidiu trazer as informações de volta à sua loja virtual. Com essa remoção, usuários ficavam sem saber exatamente se um app exigiria a permissão para gravação de áudio, acesso à câmera ou até mesmo aos seus dados biométricos, por exemplo.

Apesar do anúncio pelo perfil do Android Developers, no entanto, a empresa não detalhou quando a seção entrará de novo na Play Store. O Google tinha lançado os chamados rótulos de segurança de dados na Play Store em abril, acompanhando os indicadores de privacidade adotados pela Apple ainda em 2020, mostrando quais dados um aplicativo poderia coletar dos usuários.

Em julho, após desenvolvedores como Mishaal Rahman terem identificado a mudança, o Google confirmou que removeu a seção de permissões da Play Store em 13 de julho, mas não disse por que motivo havia sido removido. Tampouco deu uma explicação para a seção ser retomada agora.

Vale avisar que ainda é possível acessar o menu de apps do seu smartphone e checar cada uma das permissões de cada aplicativo, isto apenas não estava aparecendo direto na página da Play Store. A nova mudança permitirá que o usuário veja os rótulos de segurança de dados e as permissões de aplicativos diretamente na loja, afinal. Em tempos em que é cada vez mais importante dar atenção para a segurança de seus dados, transparência nunca é demais.

Texto original (14/7/2022)

Além de entregar um novo design e até mesmo um logotipo atualizado para a Play Store, o Google também tem feito algumas mudanças consideráveis na loja do Android. Nesta semana, a empresa deixou de exibir a lista de permissões que os aplicativos exigem no smartphone do usuário.

A informação foi confirmada pelo desenvolvedor Mishaal Rahman após uma atualização da loja via servidor. A mudança aparentemente segue a diretriz que também removeu a opção "atualizado em" da página de aplicativos.

Com a alteração, o usuário basicamente fica no "escuro", uma vez que ele não consegue saber exatamente se um app exigirá a permissão para gravação de áudio, acesso à câmera ou até mesmo aos seus dados biométricos, por exemplo.

Veja abaixo um exemplo com o aplicativo do Facebook.

Imagem/reprodução: Mishaal Rahman. Antes e Depois.

Por enquanto, o Google não emitiu uma declaração oficial sobre o assunto. Assim, não sabemos se a mudança será permanente ou se é apenas temporária.

De toda forma, Rahman disse que a nova aba de "Segurança de Dados" pode acabar substituindo a lista de permissões, uma vez que ela contém informações "mais fáceis de digerir para o usuário médio".

Contudo, a maioria dos aplicativos ainda não exibe qualquer informação na nova aba, algo que pode ser resolvido em breve.

O que achou da mudança? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.


0

Comentários

Google Play Store voltará a exibir lista de permissões que apps exigem
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista