
Economia e mercado 21 Jul
03 de agosto de 2022 46
Com a escalada nas tensões entre China, Estados Unidos e Taiwan, o presidente da TSMC, Mark Liu, disse que uma invasão chinesa à ilha deve tornar as fábricas totalmente "inoperantes" e que isso pode criar uma "grande turbulência econômica" em todo o mundo.
Os comentários do executivo foram feitos durante uma entrevista para a rede CNN, sendo que para Liu não há vencedores em caso de uma guerra entre China e Taiwan.
O conflito vai muito além dos semicondutores. Ele deve trazer a destruição da ordem mundial baseada em regras e mudar totalmente o cenário geopolítico.
A situação entre China e Taiwan piorou muito nas últimas horas após a presidente da câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ignorar as advertências de Pequim e visitar Taipei.
Quando questionado sobre o papel da TSMC no relacionamento de Taiwan com a China, Liu sugeriu que a empresa atua mais como um impedimento à guerra.
Se eles precisam de nós, isso não é uma coisa ruim.
Liu ainda disse acreditar que o conflito entre Rússia e Ucrânia está ensinando que todos os participantes, incluindo o ocidente, estão saindo como perdedores.
Devemos usar essas lições para olhar para Taiwan e pensar em evitar coisas como uma guerra. Como manter a economia em movimento e preservar a concorrência justa.
Por fim, o executivo reforçou:
A guerra só pode criar problemas para os três lados. Precisamos nos preparar para o pior, mas devemos esperar o melhor.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários