LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EUA anunciam projeto de nova bomba nuclear mais potente e capaz de destruir bunkers

30 de outubro de 2023 21

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou, na última sexta-feira (27), o projeto para a criação de uma nova bomba atômica. A iniciativa busca ampliar o arsenal nuclear do país e precisa de autorização do Congresso americano para começar.

Segundo o governo dos EUA, o objetivo é produzir uma variante moderna da bomba nuclear gravitacional B61, chamada de B61-13. Essa nova arma deve oferecer ao presidente "opções adicionais contra alvos militares maiores e mais difíceis".

B-21 Raider, o novo bombardeiro dos EUA com capacidade nuclear. Imagem: Reprodução/Internet

A B61-13 foi pensada para o emprego contra bunkers e centros de comando subterrâneos. O novo armamento deverá substituir algumas das mais antigas bombas B61-7. Ambas têm um poder de destrutivo parecido, com capacidade máxima de 360 kilotons.

Diante disso, a futura bomba B61-13 pode ser cerca de 24 vezes mais potente que o explosivo lançado contra a cidade japonesa de Hiroshima no final da Segunda Guerra Mundial. A nova arma ainda vai reduzir a quantidade de variantes B61-12 produzidas.

Ainda segundo o comunicado do Departamento de Defesa dos EUA, a B61-13 vai se utilizar da estrutura de produção criada para a B61-12. Portanto, ele deve compartilhar características semelhantes de "segurança, proteção e precisão" com o explosivo.

Vale destacar que uma bomba de gravidade é projetada para ser solta de uma aeronave sobre o seu alvo. Os EUA usam a letra B para indicar esse tipo de explosivo. Já o número 61 é o ano de desenvolvimento do modelo, no caso 1961, e o 13 indica a versão.

Bomba B61-12 sendo transportada para a aeronave B-2. Imagem: Reprodução/Internet

Atualmente, o arsenal atômico dos EUA para esse tipo de arma tem cinco modelos ativos. O mais moderno é o B61-12, que começou a ser produzido há dois anos e custa quase R$ 150 milhões a unidade. O projeto B61-13 não teve o seu orçamento revelado.

A Rússia, rival histórico dos EUA, é o pais com o maior arsenal nuclear da Terra, mas o país liderado, atualmente, por Joe Biden vem logo na sequência. As duas nações juntas abrigam quase 90% das armas deste tipo no mundo e seguem com pesquisas militares na área.

Veja também


21

Comentários

EUA anunciam projeto de nova bomba nuclear mais potente e capaz de destruir bunkers
  • O acordo internacional de não ploriferação de armas atômicas, foi feita pra evitar que países radicais demais o tivessem. Pq isso rira gerar uma crise absurda...e veríamos uma guerra nuclear florescendo mais cedo.

      • Uma vez presidente dos EUA disse para o da China. "Saiba que temos bombas atômica suficiente para destruir planeta Terra 20 vezes!"
        E presidente da China respondeu : "tenho apenas o suficiente para destruir 1vez só, não basta?"

        • CHUPA CHINA INVEJOSAA

            • Isso é os Estados Unidos, projetando armas que podem matar todo o planeta, e o pior, tudo isso com argumento de proteção, mas é claro, o país que passa a vida finaciando guerras vai atrair inimigos.

                • Bando de idiotas! que nem saíram das fraldas, e nunca estiveram nas trincheiras duma guerra; que só conhecem pelo joystick do Play station e Xbox; comentando assunto sério e mortal isso é patético.

                    • Desde quando Hiroshima fica localizada na China?

                        • Kkkkkkkkkkkkkk

                            • Eles podem né! Essa notícia só fez lembrar a pressão que eles fizeram contra o Brasil para assinar o tratado de não proliferação de armas nucleares.

                                • O país do amor e da liberdade

                                    • Temos que parabenizar os EUA por terem tomado essa medida enérgica, os palestinos estão ceifando várias pessoas inocentes

                                      • Cidade JAPONESA, não Chinesa. Hiroshima é japonesa. EUA e China estavam do mesmo lado na Segunda Guerra.

                                          • Não estavam! Os EUA viram que os japoneses com o eixo estavam crescendo demais na região, os japoneses acharam que poderiam confrontar qualquer um, aí os EUA veio impedindo a todo custo, se não os japoneses, consumiriam até a Europa! A China estavam enfraquecida com uma sequência de. Invasões e guerras, os japoneses viram a oportunidade com ajuda do eixo! Pós guerra, os americanos despejaram muito grana no Japão, hoje o país é nada mais que um território americano para controlar a região! Os EUA queriam muito a China fosse aliados deles na época, houve muita disruptura pós guerra, entrou o Mao Tsé Tung, país todo fudido e fechado! Se fosse o outro, hoje, China e EUA seriam grandes parcelos, a China controlando e vigiando a região, enquanto os EUA as américas, os Europeus, o oriente médio!

                                          • Mas não tinha um acordo internacional que proibia o desenvolvimento e criação de bombas nucleares? Só observo...

                                              • Pois é, como explicando, os americanos atacam qualquer país que queira desenvolver armas nucleares, mas continuam investindo e novas armas nucleares, sabe por quê eles não querem outros países desenvolvam suas armas nucleares, assim só eles tendo, eles mandam e os outros obedecem.

                                                  • Os EUA não faz parte desse tratado. Porém, eles pressionam aos outros países a assinarem.

                                                    • Querem proibir os outros terem bombas nucleares, enquanto os cãos do mundo estão armando até os dentes!

                                                        Android

                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                        Android

                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                        Especiais

                                                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                        Software

                                                        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2