
Tech 14 Nov
A Black Friday é o momento ideal para aproveitar os descontos oferecidos pelas lojas e investir em um novo smartphone, eletrodoméstico ou comprar a tão sonhada viagem de férias. No entanto, essa época do ano também é a preferida dos golpistas que aproveitam de falsas promoções para fazer vítimas usando diferentes modalidades de golpes.
Visando alertar os consumidores sobre eventuais fraudes durante a Black Friday, o Nubank lançou nesta quinta-feira (17) uma série orientações sobre como se proteger e comprar produtos com segurança aproveitando preços baixos. Recentemente, a fintech disponibilizou para a comunidade a plataforma SOS Nu abordando tópicos como boletos falsos e mais.
De acordo com a empresa, uma das táticas mais adotadas pelos golpistas é a criação de lojas falsas com produtos desejados — como iPhones e notebooks, por exemplo — custando muito abaixo do preço de mercado. Em alguns casos, o cliente é levado pela empolgação e acaba não se atentando a sinais de risco que apontam para um falso site.
Primeiramente, é recomendado sempre comprar por lojas oficiais acessando o e-commerce pelo navegador ou baixando o aplicativo diretamente do Google Play, no Android, e App Store, no iOS. Além disso, também é importante consultar a reputação da plataforma no Reclame Aqui e desconfiar de preços irreais, como um iPhone 14 custando R$ 2 mil, por exemplo.
O Nubank também pede que seus clientes desconfiem de links recebidos por SMS ou e-mail, visto poder se tratar de um golpe de phishing que tenta induzir a vítima a inserir seus dados pessoais, como número do cartão de crédito, nome completo e CPF, informações que podem ser usadas para fins ilícitos.
Nova aba: abra o site oficial da loja em uma aba separada ou, se preferir, baixe aplicativos de lojas oficiais para não arriscar fraudes.
Cadeado: outro ponto importante é ver se no topo esquerdo do navegador de internet, bem no começo da barra de endereço, há um símbolo de cadeado seguido pelo código http://. Esse é um forte indício de que a conexão do site é segura, dificultando a ação de cibercriminosos.
Credenciais: cheque sempre as credenciais da loja antes de comprar e pesquise o CNPJ do estabelecimento para garantir que ele é real.
Reputação: pesquise denúncias e reclamações de outros clientes para verificar se a loja tem histórico de envolvimento em golpe ou fraude, por meio de sites como Reclame Aqui, Procon e Junta Comercial do estado.
Senhas fortes: evite repetir senhas em mais de um site. Por mais prático que possa parecer num primeiro momento, pode ser a porta de entrada para golpes e fraudes caso ela seja exposta em algum site com segurança comprometida.
Nubank
Desenvolvedor: Nu Pagamentos
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários