LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Medida que dava permissão para robôs matarem suspeitos de crimes nos EUA é reprovada

07 de dezembro de 2022 12

Atualização (07/12/2022) - EB

No fim de novembro, o Departamento de Polícia de São Francisco propôs uma nova política que permitiria robôs a matar suspeitos de crimes e que oferecessem riscos à vida de policiais e cidadãos. Embora a ideia tenha sido aprovada, ela já foi revertida após diversos protestos de cidadãos e grupos de direitos civis.

Segundo o San Francisco Chronicle, as autoridades votaram contra a medida após os protestos e agora a questão foi enviada a um comitê local para "discussão mais aprofundada."

Uma carta de protesto foi assinada por 44 grupos comunitários que se posicionaram contra o uso de robôs armados contra pessoas. Nela é afirmado que o uso deles colocaria vidas em risco desnecessariamente, apenas da polícia ter argumentado que:

Robôs atuariam como uma opção de força mortal quando o risco de perda de vidas para membros do público ou oficiais é iminente e supera qualquer outra opção de força disponível.

Um trecho da carta diz:

Não há base para acreditar que robôs carregando explosivos possam ser uma exceção ao uso excessivo de força letal pela polícia. Usar robôs que são projetados para desarmar bombas para, em vez disso, entregá-las é um exemplo perfeito desse padrão de escalada e da militarização da força policial que preocupa tantos em toda a cidade.

Gordon Mar, um dos membros do conselho que havia votado a favor do uso da força de robôs para neutralizar suspeitos de crimes se posicionou no Twitter após ler a carta:

Não acho que remover o imediatismo e a humanidade de tirar uma vida e colocá-la atrás de um controle remoto seja um passo razoável para uma força policial municipal. Não creio que robôs com força letal nos tornem mais seguros, ou previnam ou solucionem crimes.

Outros votantes também comemoraram a reviravolta no caso que continua repercutindo em todo o mundo, mas tudo indica que a discussão não deve terminar por aqui. Você pode ler a carta completa (em inglês) no link abaixo:

  • Carta de Coalização Local Contra Robôs Assassinos em São Francisco - acessar

Matéria original (24/11/2022)

Nova era? Polícia dos EUA propõe que robôs sejam armados e tenham permissão para matar

O Departamento de Polícia de São Francisco (SFPD), nos Estados Unidos, propôs uma nova política que permitiria o uso de força letal através de robôs. Conforme descoberto pelo Mission Local na terça-feira (22), o projeto garantiria que máquinas tenham autorização para matar suspeitos em casos de riscos à vida de policiais e cidadãos.

O texto sugere que os robôs possam ser “utilizados como uma opção de força letal quando o risco de perda de vidas de cidadãos e oficiais é iminente e a necessidade supera qualquer outra opção de força”. O Comitê de Regras do Conselho de Supervisores de São Francisco está analisando e revisando o texto desde o início do mês.

(Imagem: Reprodução)

Aaron Peskin, decano do Comitê, havia colocado no projeto original da nova política de gerenciamento de riscos que “robôs não devem ser utilizados como uso de força contra qualquer pessoa”, mas o Departamento insistiu nessa cláusula e reinseriu que a máquina deve ter essa autoridade em casos de necessidade. Peskin acabou concordando.

O debate remonta a 2016, quando o chefe David Brown, do Departamento de Polícia de Dallas, utilizou um robô armado com uma bomba para abater um suspeito que matou cinco policiais. De acordo com a unidade policial, “não havia outra opção”. O Departamento de Polícia de São Francisco deve ter seu projeto analisado em 29 de novembro.

Boston Dynamics, ANYbotics e outras se opõem

A relutância inicial de Aaron Peskin é reflexo de várias opiniões contrárias à autoridade da máquina que incluem fabricantes líderes da área robótica. A Boston Dynamics, uma das maiores empresas atuantes no segmento, juntou-se à Agility Robotics, ANYbotics, Clearpath Robotics, Open Robotics e Unitree em uma carta aberta ao Comitê.

“Acreditamos que os robôs móveis avançados proporcionarão grande benefício para a sociedade como colegas de trabalho na indústria e companheiros em nossas casas, [mas] o surgimento desses robôs oferece a possibilidade de uso indevido”, diz a carta.

Possível crítica à Ghost Robotics

Uma reportagem publicada pelo TechCrunch na quarta-feira (23) sugere que a carta aberta da Boston Dynamics é, na verdade, direcionada especificamente à Ghost Robotics, uma empresa que fornece robôs armados ao Exército dos Estados Unidos.

A imagem de um de seus robôs apareceu na web recentemente mostrando uma máquina semelhante ao DigiDog da Boston Dynamics — que, por sua vez, costuma ser utilizado para detecção de explosivos e outras missões antiterroristas —, porém equipado com um grande rifle que, segundo a fabricante, não é autônomo.

A Ghost Robotics procurou a mídia para declarar que não tem conhecimento das aplicações reais de seu robô nas forças armadas norte-americanas. “Não vamos ditar aos nossos clientes do governo como eles devem usar os robôs”, disse um porta-voz da empresa.

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Comente abaixo!


12

Comentários

Medida que dava permissão para robôs matarem suspeitos de crimes nos EUA é reprovada
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista