LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google faz nova provocação contra a Apple por não substituir o SMS pelo RCS no iMessage

05 de janeiro de 2023 14

Atualização (05/01/2023) - por DT

O Google fez uma nova provocação contra a Apple durante a Consumer Electronics Show (CES) 2023, que está acontecendo em Las Vegas, nos Estados Unidos. A empresa usou um anúncio em um telão para cutucar a concorrente.

A peça publicitária mostra mensagem sendo enviada do Android para a Apple. O texto diz que a Maçã “deixou a peteca cair” em 2022, mas que não precisa continuar deixando em matéria de “corrigir fotos e vídeos pixelados”.

A provocação faz referência ao fato das mensagens RCS suportarem o envio de mídia com alta qualidade. Já outra frase diz: “Aqui vai um pouco de código para manter a bola rolando”, com um pedido aos usuários para “ajudarem a Apple receber a mensagem”.

Essa não é a primeira, e é bem provável que também não será a última, vez que o Google provoca a Maçã sobre permanecer com o padrão SMS no iMessage e não migrar para o RCS. No mês passado, a empresa também cutucou a rival nos 30 anos de existência do SMS.

@uptin

First time I’ve even seen an ad for android and it’s going all out

♬ Funny Song - Cavendish Music

Apesar do esforço do Google, a Apple já sinalizou que não planeja aderir ao RCS, já que não se ouviria “usuários pedindo pedindo para colocar energia nisso nesse momento”. Esse padrão defendido pelo Google é muito mais moderno que o tradicional SMS.

De todo modo, a postura da Maçã não surpreende, tendo em vista que a empresa é conhecida por se fechar e relutar em integrar algumas soluções comuns a outras empresas, como é o caso da conexão USB-C, que ainda não está presente nos iPhones.

O Google não deixou de “parabenizar” o SMS pelos seus 30 anos de existência na última sexta-feira (02), mas ressaltou que antigo protocolo de envio e recebimento de mensagens deve ser substituído pelo RCS (Rich Communication Services), um padrão muito mais moderno e completo. Por outro lado, algumas empresas ainda resistem em adotar a tecnologia.

“A Apple se recusa a adotar o RCS e continua a depender do SMS quando usuários de iPhone enviam mensagens para usuários do Android, o que significa que suas mensagens de texto estão presas na década de 1990”, disse Neena Budhiraja, gerente de produto do Google Mensagens, aplicativo que passou a utilizar RCS em 2019.

Google Mensagens utiliza o RCS desde 2019 (Imagem: Reprodução)

Embora o Serviço de Mensagens Curtas (SMS) e o Serviço de Mensagens Multimídia (MMS), sua evolução, tenham revolucionado as comunicações por texto, ambos os protocolos deixaram de ser suficientes em meio às novas tecnologias, questões de segurança, digitalização de empresas e outras novidades — como os emojis e stickers.

O RCS traz diversas vantagens em relação ao protocolo anterior. Funcionamento pela internet, envio de imagens e vídeos em alta qualidade, indicador de digitação e confirmação de leitura são alguns exemplos de benefícios que poderão ser aproveitados por todos os usuários do Android. Por outro lado, a Apple não parece interessada em se juntar a esse universo.

CEO da Apple, Tim Cook chegou a ser questionado por essa resistência em adotar o RCS, mas o executivo sugeriu que prefere vender iPhones, criando uma “bolha” que separa o iOS de todos os outros sistemas do mercado.

“Esperamos que a Apple #RecebaAMensagem para que não tenhamos que continuar com a briga de bolhas verdes contra bolhas azuis”, disse Budhiraja, fazendo alusão à campanha “#GetTheMessage” que visa convencer a Apple a adotar o RCS no iMessage.

Você utiliza o RCS? Como avalia sua experiência? Comente!

Veja mais!

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 02:40)

14

Comentários

Google faz nova provocação contra a Apple por não substituir o SMS pelo RCS no iMessage
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista