LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Transações por aproximação são alvo de criminosos para golpes

31 de janeiro de 2023 3

Mais uma fraude relacionada a transações financeiras foi descoberta pela Kaspersky e o alvo agora são as aproximações nas maquininhas de cartão de crédito. Três novas variações do malware Prilex bloqueiam pagamentos por aproximação (via NFC) nos dispositivos infectados.

O golpe acontece quando, ao impedir a transação por aproximação na maquininha, o consumidor precise inserir o cartão e, dessa forma, permita a realização de uma transação fantasma em outro equipamento. Vale ressaltar que este esquema permite realizar golpes mesmo em cartões protegidos por chip e senha.

Os sistemas de pagamento tradicionais usam a identificação por radiofrequência (RFID), mas com o avanço das carteiras digitais e aplicativos móveis de bancos, a tecnologia NFC ganhou espaço para possibilitar transações sem contato.


O malware também consegue filtrar cartões de crédito de acordo com seu segmento, bloqueando o NFC e capturarando dados do cartão somente se o cartão for Black/Infinite, corporativo, ou algum outro com limite de transações alto. O grupo criminoso já atua na América Latina desde 2014 e, em 2016, roubou mais de 28 mil cartões de créditos.

Para se prevenir, é importante usar senha com diferentes etapas de verificação para os cartões, proteger sistemas antigos com segurança atualizada e instalar uma solução de segurança que proteja os dispositivos de diversos vetores de ataque.

Você já chegou a presenciar esse golpe por transações de aproximação? Deixe seu comentário a seguir!


3

Comentários

Cuidado! Transações por aproximação são alvo de criminosos para golpes
  • Não tem uma solução menos genérica?! Não fica claro se todo o tipo de transação via NFC pode ser alvo do ataque. Se eu aproximar o smartphone com o Samsung pay ou com o Google pay é a mesma coisa? O problema está só no protocolo NFC? Se esses métodos genéricos e levianos resolvem o problema então o protocolo está ok? Passa uma informação mais clara.....

      • Colega leia novamente, o problema não e no NFC, ele continua seguro, e sim a falha está em colocar o cartão fisicamente na máquina com o vírus que captura os dados dos cartões...

        • Meu Deus! A gente não tem um momento de paz!!

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

            Economia e mercado

            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista