
08 Junho 2023
A automatização de processos afeta ramos da indústria, da comunicação, da criatividade e também da saúde. Nesse último campo, a nova prova disso é que nasceram os primeiros bebês fertilizados in vitro com a ajuda de uma agulha robótico para injetar espermatozoides em óvulos. O procedimento foi feito no New Hope Fertility Center, em Nova York. Os dois embriões saudáveis viraram duas meninas.
O processo, segundo reportagem do MIT Technology Review, poderia reduzir o custo de fertilizações in vitro em milhares de dólares, considerando que o gasto médio de um bebê por meio desse processo é de US$ 83 mil nos Estados Unidos, considernado gastos com medicamentos e mais de uma tentativa. Cerca de 500 mil crianças nascem por meio dessas técnicas de reprodução assistida.
No caso, foi usada uma agulha controlada remotamente e uma câmera para penetrar os óvulos em uma placa de Petri —o que, no futuro, poderia reduzir os gastos com embriologistas de ponta. A tecnologia pode um dia eliminar a necessidade de os pacientes visitarem uma clínica de fertilidade, afirma Santiago Munné, geneticista-chefe da empresa espanhola Overture Life, que desenvolveu o robô. Ele acredita que o processo de fertilização poderá um dia ser automatizado e realizado por ginecologistas.
Pelo menos meia dúzia de outras start-ups têm objetivos semelhantes, incluindo AutoIVF, IVF 2.0, Conceivable Life Sciences, que visam explorar a indústria de US$ 25 bilhões de fertilização in vitro. A meta, diz a empresa, é reduzir o custo dos processos em 70%, aumentando as taxas de sucesso e reduzindo o preço dos procedimentos com a ajuda da robótica.
Nesse primeiro teste bem-sucedido, os óvulos doados foram entregues gratuitamente aos pacientes e implantados no útero da mãe após a fertilização de alta tecnologia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários